Grade Curricular
Grade Curricular

 Preparar para impressão 
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Curso: Obstetrícia

Informações Básicas do Currículo

Data de Início: 01/01/2014             Duração Ideal 8 semestres
Mínima 8 semestres
Máxima 12 semestres

Carga Horária Aula Trabalho Subtotal
Obrigatória 2550 360 2910
Optativa Livre 0 0 0
Optativa Eletiva     150 0 150
Total 2700 360 3060
(Estágio: 540)

Informações Específicas
 
Após oito anos da implementação do Ciclo Básico na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, a experiência pedagógica e diversos processos de avaliação e discussão que envolveram docentes e discentes indicaram a necessidade de alterações curriculares visando o seu aperfeiçoamento. Em Maio de 2012, a Comissão de Graduação aprovou alterações no Ciclo Básico da EACH USP que contemplaram as necessidades e especificidades dos cursos de graduação da unidade. Se aprovado pelo Conselho de Graduação, as seguintes reformulações entrarão em vigor a partir do 1º semestre de 2013, para o curso de Obstetrícia:

1. O Ciclo Básico não precisará ficar restrito aos dois primeiros semestres do curso. As disciplinas RP I e II, Estudos Diversificados I e II e as Disciplinas Gerais poderão ser oferecidas entre o 1º e 6º semestres do curso. No curso de Obstetrícia, a Comissão de Coordenação do curso indicou que o Ciclo Básico deve permanecer no primeiro e segundo semestres do curso.

2. As disciplinas ACH0051 - Estudos Diversificados I e ACH0052 - Estudos Diversificados II permanecerão compondo as disciplinas de natureza interdisciplinar do Ciclo Básico.

3. As Disciplinas Gerais (DGs) foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em seis módulos temáticos (vide tabela 1) que correspondem a grandes áreas do conhecimento. Três módulos temáticos serão oferecidos nos semestres pares e outros três módulos nos semestres ímpares. Sempre que possível, haverá pelo menos duas opções de temas dentro de cada módulo temático, nos horários destinados às DGs, para que o estudante tenha a possibilidade de escolher o tema que mais lhe interesse. As DGs serão consideradas disciplinas optativas eletivas do Ciclo Básico da EACH-USP.

4. Todos os estudantes da EACH deverão cursar seis DGs, SENDO SOMENTE uma disciplina de cada módulo temático. Não será permitido cursar mais de uma disciplina por módulo.




TABELA 1


Módulo 1 - Ciências da Natureza

- ACH0101 – Ciências da Natureza - Ciências da Terra
- ACH0111 – Ciências da Natureza – Ciências da Vida
- ACH0121 – Ciências da Natureza – Ciências do Universo
- ACH0131 – Ciências da Natureza – Ciência, Cultura e Sociedade


Módulo 2 - Tratamento e Análise de Dados / Informações

- ACH0021 - Tratamento e Análise de Dados / Informações


Módulo 3 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos

- ACH0141 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos
- ACH0151 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Cultura Digital
- ACH0161 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Direitos Humanos e Multiculturalismo


Módulo 4 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos

- ACH0102 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
- ACH0112 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Visão Psicanalítica
- ACH0122 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Processos Sociais de Formação dos Indivíduos
- ACH0132 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Abordagem Crítica


Módulo 5 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania

- ACH0142 – Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Desenvolvimento e Meio Ambiente
- ACH0152 – Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania


Módulo 6 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil

- ACH0162 – Arte, Literatura e Cultura no Brasil
- ACH0172 – Arte, Literatura e Cultura - Arte Contemporânea
- ACH0182 – Arte, Literatura e Cultura - Fantasia e Ficção Científica na Cultura Pop
- ACH0192 – Arte, Literatura e Cultura - Literatura Contemporânea


JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA PARA AS ALTERAÇÕES CURRICULARES DO CICLO BÁSICO


A mudança na forma de apresentação das disciplinas gerais do Ciclo Básico da EACH preserva e aprofunda seus objetivos iniciais. Em primeiro lugar, encontra-se preservada a formação multidisciplinar e interdisciplinar que é oferecida aos alunos dos dez cursos de graduação da unidade. A principal novidade introduzida foi a subdivisão das disciplinas gerais, que ganharam focos mais precisos de forma a aproveitar a formação de nosso corpo docente e oferecer aos alunos um leque maior de disciplinas com as quais poderão compor sua grade de Ciclo Básico. Apenas para dar um exemplo, a disciplina de Ciências da Natureza, nas quais atuam biólogos, físicos, químicos e geólogos, foram criadas as seguintes subdivisões: Ciências da Vida, Ciências do Universo, Epistemologia e História da Ciência, Ciências da Terra. Com esta subdivisão foi possível ajustar a formação do corpo docente às novas disciplinas. Para os estudantes, tal subdivisão significará que eles terão maior variedade de temas para compor sua grade do CB, favorecendo o protagonismo do aluno, um princípio do projeto pedagógico da EACH.

Nas alterações curriculares propostas preservaram-se o princípio de um núcleo de disciplinas comuns e multidisciplinares que é oferecido a todos os ingressantes da EACH. Foram mantidos os seus objetivos iniciais, isto é, a formação de cidadãos capazes de compreender e de agir em uma sociedade complexa e multifacetada, para a qual a especialização disciplinar precoce não contribui.

A reformulação contemplou uma demanda consistente da maior parte dos cursos da unidade. O período para cursar as disciplinas do Ciclo Básico se estendeu, o que permite prolongar o período no qual ele fica exposto à formação multidisciplinar, na presença de estudantes de diversos cursos da EACH.


Grade Curricular
Legenda: CH=Carga horária Total; CE=Carga horária de Estágio; CP=Carga horária de Práticas como Componentes Curriculares;
              ATPA=Carga horária em Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
 
 
 

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP