Grade Curricular
Grade Curricular

 Preparar para impressão 
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Curso: Bacharelado em Biotecnologia
Curso: Bacharelado em Biotecnologia - Ciclo Básico

Informações Básicas do Currículo

Data de Início: 01/01/2022             Duração Ideal 8 semestres
Mínima 8 semestres
Máxima 12 semestres

Carga Horária Aula Trabalho Subtotal
Obrigatória 630 0 630
Optativa Livre 0 0 0
Optativa Eletiva     90 0 90
Total 720 0 720
 
Total Geral (Total+Estágio+AAC) 720
 
* Total Geral - A carga horária de estágio já está incluída nas disciplinas.

Informações Específicas
 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

Ciclo Básico

 

  1. As Disciplinas Gerais (DGs) foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em seis módulos temáticos (vide tabela 1) que correspondem a grandes áreas do conhecimento. Três módulos temáticos serão oferecidos nos semestres pares e outros três módulos nos semestres ímpares. Sempre que possível, haverá pelo menos duas opções de temas dentro de cada módulo temático, nos horários destinados às DGs, para que o estudante tenha a possibilidade de escolher o tema que mais lhe interesse. As DGs serão consideradas disciplinas optativas eletivas do Ciclo Básico da EACH-USP.

 

  1. Todos os estudantes da EACH deverão cursar seis DGs, SENDO SOMENTE uma disciplina de cada módulo temático. Não será permitido cursar mais de uma disciplina por módulo.

 

Tabela 1

 

Módulo 1 - Ciências da Natureza

 

- ACH0101 - Ciências da Natureza - Ciências da Terra

- ACH0111 - Ciências da Natureza – Ciências da Vida

- ACH0121 - Ciências da Natureza – Ciências do Universo

- ACH0131 - Ciências da Natureza – Ciência, Cultura e Sociedade

 

Módulo 2 - Tratamento e Análise de Dados / Informações

 

- ACH0021 - Tratamento e Análise de Dados / Informações

 

Módulo 3 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos

 

- ACH0141 -– Sociedade, Multiculturalismo e Direitos

- ACH0151 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Cultura Digital

- ACH0161 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Direitos Humanos e Multiculturalismo

 

Módulo 4 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos

 

- ACH0102 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos

- ACH0112- Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Visão Psicanalítica

- ACH0122 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Processos Sociais de Formação dos Indivíduos

- ACH0132 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Abordagem Crítica

 

Módulo 5 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania

 

- ACH0142 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Desenvolvimento e Meio Ambiente

- ACH0152 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania

 

Módulo 6 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil

 

- ACH0162 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil

- ACH0172 - Arte, Literatura e Cultura - Arte Contemporânea

- ACH0182 - Arte, Literatura e Cultura - Fantasia e Ficção Científica na Cultura Pop

- ACH0192 - Arte, Literatura e Cultura - Literatura Contemporânea

 

JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA PARA AS ALTERAÇÕES CURRICULARES DO CICLO BÁSICO.

 

A mudança na forma de apresentação das disciplinas gerais do Ciclo Básico da EACH preserva e aprofunda seus objetivos iniciais. Em primeiro lugar, encontra-se preservada a formação multidisciplinar e interdisciplinar que é oferecida aos alunos dos dez cursos de graduação da unidade. A principal novidade introduzida foi a subdivisão das disciplinas gerais, que ganharam focos mais precisos de forma a aproveitar a formação de nosso corpo docente e oferecer aos alunos um leque maior de disciplinas com as quais poderão compor sua grade de Ciclo Básico. Apenas para dar um exemplo, a disciplina de Ciências da Natureza, nas quais atuam biólogos, físicos, químicos e geólogos, foram criadas as seguintes subdivisões: Ciências da Vida, Ciências do Universo, Epistemologia e História da Ciência, Ciências da Terra. Com esta subdivisão foi possível ajustar a formação do corpo docente às novas disciplinas. Para os estudantes, tal subdivisão significará que eles terão maior variedade de temas para compor sua grade do CB, favorecendo o protagonismo do aluno, um princípio do projeto pedagógico da EACH. Nas alterações curriculares propostas preservaram-se o princípio de um núcleo de disciplinas comuns e multidisciplinares que é oferecido a todos os ingressantes da EACH. Foram mantidos os seus objetivos iniciais, isto é, a formação de cidadãos capazes de compreender e de agir em uma sociedade complexa e multifacetada, para a qual a especialização disciplinar precoce não contribui. A reformulação contemplou uma demanda consistente da maior parte dos cursos da unidade. O período para cursar as disciplinas do Ciclo Básico se estendeu o que permite prolongar o período no qual ele fica exposto à formação multidisciplinar, na presença de estudantes de diversos cursos da EACH. 

Regra de transição:

Quem cursou a disciplina ACH5545 enquanto era nomeada "Engenharia Genética e Biologia Molecular", está dispensado de cursar a disciplina ACH5564 - Biologia Molecular.


Grade Curricular
Legenda: CH=Carga horária Total; CE=Carga horária de Estágio; CP=Carga horária de Práticas como Componentes Curriculares;
              ATPA=Carga horária em Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
 
 
 

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP