Grade Curricular
Grade Curricular

 Preparar para impressão 
Instituto de Relações Internacionais

Curso: Bacharelado em Relações Internacionais

Informações Básicas do Currículo

Data de Início: 01/01/2021             Duração Ideal 8 semestres
Mínima 7 semestres
Máxima 12 semestres

Carga Horária Aula Trabalho Subtotal
Obrigatória 1320 90 1410
Optativa Livre 420 0 420
Optativa Eletiva     660 0 660
Total 2400 90 2490

Informações Específicas
 

1- Limite de créditos matriculados por semestre:

Mínimo: 12 créditos-aula

Máximo: 24 créditos-aula 

Os créditos-trabalho não serão contabilizados para efeito dos limites mínimo e máximo. Sendo assim, o aluno deverá se inscrever a cada semestre em, no mínimo, doze créditos-aula para ter a matrícula efetivada e poderá exceder o limite de vinte e quatro créditos quando os créditos excedentes forem créditos-trabalho.

Será permitida matrícula em número de créditos inferior ao limite mínimo acima definido somente no semestre de conclusão do curso, quando o número de créditos faltantes for menor do que doze.

2- Eletivas e livres

Créditos excedentes de disciplinas optativas eletivas cursadas serão automaticamente contabilizados como créditos livres, sejam eles créditos-aula ou créditos-trabalho. O inverso não se aplica.

3- Disciplinas optativas livres e aproveitamento de estudos:

As disciplinas optativas livres poderão ser cursadas em qualquer Unidade/Curso da USP, a critério do aluno. A Comissão de Graduação recomenda a escolha de disciplinas que sejam de áreas/assuntos correlatos ao curso e à formação do internacionalista.

Entretanto, as solicitações de dispensa/aproveitamento de estudos dependerão de análise e aprovação da CG. As dispensas não poderão exceder os limites de créditos estabelecidos no currículo, bem como o limite de 2/3 quando cursadas fora da USP.

Os aproveitamentos de estudos relacionados a intercâmbio serão avaliados na proporção de 1 crédito USP para 1,5 créditos ECTS (para intercâmbios realizados até 2020 a proporção é de 1 USP para 2 ECTS). Quando a Universidade do intercâmbio não adotar o padrão de créditos ECTS, será considerada a carga-horária da disciplina como base para conversão, sendo 1 crédito USP para 15 horas/aula.

4- Trabalho de conclusão de curso e estágio:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório no bacharelado em Relações Internacionais do IRI-USP apenas para os ingressantes a partir de 2019. A Comissão de Graduação avaliará posteriormente a possibilidade de oferecimento das disciplinas de TCC para os alunos ingressantes até 2018.

Os alunos poderão realizar estágio não-obrigatório, desde que as condições estejam em conformidade com a legislação vigente e as decisões da Comissão de Graduação.


Grade Curricular
Legenda: CH=Carga horária Total; CE=Carga horária de Estágio; CP=Carga horária de Práticas como Componentes Curriculares;
              ATPA=Carga horária em Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
 
 
 

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP