|
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
|
Escola de Comunicações e Artes |
|
Jornalismo e Editoração |
|
Disciplina: CJE0489 - Jornalismo Econômico
|
Business Journalism
|
Créditos Aula: |
4
|
Créditos Trabalho: |
2 |
Carga Horária Total: |
120 h
|
Tipo: |
Semestral
|
Ativação: |
01/01/2011
|
Desativação:
|
Objetivos |
Capacitar o aluno ao exercício imediato do jornalismo econômico, dotando-o dos conhecimentos básicos da teoria econômica e dos conhecimentos operacionais ligados ao dia a dia da economia e a prática jornalística. Discutir as várias modalidades de jornalismo econômico nacional e internacional, e fazer a sua crítica.
|
|
|
|
|
Docente(s) Responsável(eis) |
|
|
Programa Resumido |
Macroeconomia: Sistemas econômicos. Crescimento. Desemprego. Inflação. Produtividade.; Políticas econômica, fiscal, monetária e salarial.; Privatizações e regulação do mercado.; Investimentos estrangeiros.; Indicadores econômicos. Microeconomia: Sistema organizacional de empresas.; Governança corporativa.; Market share e marketing da marca.; Alguns princípios de contabilidade.; Como ler um balanço patrimonial. Mercado financeiro: Bancos Centrais.; BM&F – Bovespa.; Mercado de capitais.; Derivativos. Comércio internacional: Relações comerciais internacionais.; Globalização e o ciclo de negócios.; Organização mundial do comércio.; Acordos comerciais regionais.; Tarifas de proteção. Barreiras não tarifárias |
|
|
|
|
Programa |
Macroeconomia 1.Sistemas econômicos. Crescimento. Desemprego. Inflação. Produtividade. 2.Políticas econômica, fiscal, monetária e salarial. 3.Privatizações e regulação do mercado. 4.Investimentos estrangeiros. 5.Indicadores econômicos.
Microeconomia 1.Sistema organizacional de empresas. 2.Governança corporativa. 3.Market share e marketing da marca. 4.Alguns princípios de contabilidade. 5.Como ler um balanço patrimonial.
Mercado financeiro 1.Bancos Centrais. 2.BM&F – Bovespa 3.Mercado de capitais. 4.Derivativos.
Comércio internacional 1.Relações comerciais internacionais. 2.Globalização e o ciclo de negócios. 3.Organização mundial do comércio. 4.Acordos comerciais regionais. 5.Tarifas de proteção. Barreiras não tarifárias
|
|
|
|
|
Avaliação |
|
Método |
Aulas expositivas; Leitura dirigida; Debates e dinâmica de grupo. |
Critério |
Participação em sala de aula; Exercícios escritos realizados em sala de aula; Trabalhos individuais e/ou em grupo; Seminários; Avaliação escrita individual escrita.
|
Norma de Recuperação |
A disciplina não oferece possibilidade de recuperação. |
|
|
|
Básica: CARBAUGH, Robert J. Economia internacional. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004. FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro: produtos e serviços. Rio de Janeiro: Qualiymark, 2004. ROUSH, Chris. Profits ans losses: business journalism and its role in society. Oak Park: Marion Street Press, 2006. ROUSH, Chris. Show me the money: writing business and economics stories for mass communication. New York: Routledge, 2008. THOMPSON, Terri. Writing about business: the new Columbia Knight-Bagehot Guide to Economics and Business Journalism. New York: Columbia University Press, 2001.
Complementar: BASILE, Sidnei. Elementos de jornalismo econômico: a sociedade bem informada é uma sociedade melhor. Rio de Janeiro: Campus, 2002. CALDAS, Suely. Jornalismo econômico. São Paulo: Contexto, 2003. KORTEN, David C. Quando as corporações regem o mundo. São Paulo: Editora Futura, 1996. KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo Econômico. EDUSP, São Paulo 1996. MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. QUINTÃO, Aylê-Salassiê Filgueiras. O jornalismo econômico no Brasil depois de 1964. Rio de Janeiro: Agir, 1987. SANDRONI, Paulo. Novo dicionário de economia. 6 ed. São Paulo: Editora Best Seller, 1994.
|
|
|