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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0295 - Informação, Conhecimento e Cultura
Information, Knowledge, Culture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Levar os alunos a pensar criticamente a questão da informação, do conhecimento e da cultura em contextos socioculturais dentro dos quais esses processos se realizam.
Dessa forma, a disciplina visa proporcionar o estudo e a discussão acerca das interfaces entre cultura, informação e conhecimento visando à consolidação democrática, em um mundo em que “caibam vários mundos”.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091966 - Lucia Maciel Barbosa de Oliveira
 
Programa Resumido
1. Apresentação do curso e de sua dinâmica ao longo do semestre.
2. Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes I
3. Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes II
4. VISITA EXTERNA I
5. Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? I
6. Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? II
7. Informação e sociedade no contexto da inte
8. VISITA EXTERNA II
9. Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação I
10. Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação II
11. Dispositivos de cultura e informação e mediação cultural
12. Outras naturezas, outras culturas I
13. VISITA EXTERNA III
14. Outras naturezas, outras culturas II
15. Encerramento do curso. Entrega dos trabalhos finais.
 
 
 
Programa
1. Apresentação do curso e de sua dinâmica ao longo do semestre.
2. Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes I
STENGERS, Isabelle. Capítulo 1: Por uma inteligência pública das ciências. IN: Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração da ciência. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023, p.23-47.
BISPO DOS SANTOS, Antônio. Semear palavras e Criar solto, plantar cercado. In: A terra dá, a terra quer. São Paulo, Ubu Editora/Piseagrama, 2023, p.10-15; 90-102.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. IN: Cultura com aspas. São Paulo: CosacNaify, 2009, p.301-310. Acessível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13623
BURKE, Peter. O lugar do conhecimento: centros e periferias. IN: Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p.54-77.
3. Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes II
LAFUENTE, Antonio – Laboratorios del Procomun: nuevos equilibrios, otros patrimonios.
Documento apresentado em 2008. Acessível em https://digital.csic.es/handle/10261/2853
PARRA, Henrique, FRESSOLI, M. e LAFUENTE, Antonio. Ciência cidadã e laboratórios
cidadãos. In: Liinc em Revista. V.3, n.1, março 2007, acessível em http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3907
YÚDICE, George. Qual o papel dos laboratórios culturais na sociedade pós-pandemia? In: Revista Observatório Itaú Cultural. N.28 (dez.2020/jun.2021) – São Paulo: Itaú Cultural, p.180-186. Acessível em https://issuu.com/itaucultural/docs/obs28_final_issu
4. VISITA EXTERNA I
5. Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? I
CASTELLS, Manuel. Prólogo: a rede e o ser. In: A sociedade em rede. Volume 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000, 8ª edição. Acessível em https://perguntasaopo.files.wordpress.com/2011/02/castells_1999_parte1_cap1.pdf . p18-31.
KILOMBA, Grada. “Quem pode falar? Falando no Centro, Descolonizando o Conhecimento. In: Memórias da Plantação. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019, p.47-69.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Acessível em
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5727070/mod_resource/content/1/ideias-para-adiar-o-fim-do-mundo-1-34.pdf
6. Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? II
MATTELART, Armand. Sociedade do conhecimento e controle da informação e da comunicação. Conferência proferida na sessão de aberta do V Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, realizado em Salvador, Bahia, Brasil, de 9 a 11 de novembro de 2005. Acessível em http://www.gepicc.ufba.br/enlepicc/ArmandMattelartPortugues.pdf
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Introdução: cidadãos atados e Epílogo: emancipar-se sob a hipervigilância. IN: Cidadãos substituídos por algoritmos. São Paulo: EDUSP, 2021, p. 15-34; 179-200.
Eis os delírios do mundo conectado. Werner Herzog, EUA, 2016, 98’. Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=Au0D1fCOJTw&t=87s (A CONFIRMAR)
7. Informação e sociedade no contexto da internet
MORETZSOHM, Sylvia D. “Uma legião de imbecis”: hiperinformação, alienação e o fetichismo da tecnologia libertária. In: Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.13, nov. 2017, p. 294-306. Acessível em https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4088
SANTANA, Célio e LIMA, Camila. O papel das máquinas sociais na formação de opinião em rede. In: Liinc em Revista. Rio de Janeiro, v.13, n.2, novembro 2017. Acessível em http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3940/3389
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Economia da intrusão e modulação na internet. IN: Liinc em Revista. Rio de Janeiro, v.12, n.1, p. 17-24, maio 2016. Acessível em https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3706/3130
8. VISITA EXTERNA II
9. Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação I
KOPENAWA, Davi. e ALBERT, Bruce. Na cidade. In: A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p.421-438.
GROSS, Daniel. The troubling origins of the skeletons in a New York Museum. The New Yorker. 24 de janeiro de 2018. Acessível em https://www.newyorker.com/culture/culture- desk/the-troubling-origins-of-the-skeletons-in-a-new-york-museum 
VERGÈS, Françoise. Prólogo. IN: Decolonizar o museu: programa de desordem absoluta. São Paulo: Ubu Editora, 2023, p.7-16.
10. Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação II
TERENA DE JESUS, Naine. A domesticação das imagens: narrativas indígenas e apropriação tecnológica. In: Xingu: Contatos. São Paulo: IMS, 2023, p.198-207.
FAUSTO, Carlos. O que cabe dentro da câmera: relatos de uma experiência e algumas reflexões. In: Xingu: Contatos. São Paulo: IMS, 2023, p.208-231.
CUSICANQUI, Sílvia. Ch’ixinakak utxiwa: uma reflexão sobre práticas e discursos descolonizadores. São Paulo: N-1 edições, 2021, p.89-116.
SOUZA, Pedro D.C. Patrimônio cultural, políticas culturais e protagonismo social: experiências no Peru, no México e no Brasil. IN: Revista Observatório Itaú Cultural. N. 22, maio/nov.2017 p. 208-233. http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2017/08/OBS22_BOOK_ISSUU.pdf
11. Dispositivos de cultura e informação e mediação cultural
LETELIER, Lucimara A.S. O futuro dos museus pós-pandemia: sobrevivência ou reinvenção? 
In: Revista Observatório Itaú Cultural. N.28 (dez.2020/jun.2021) – São Paulo: Itaú Cultural P.98-113. Acessível em https://issuu.com/itaucultural/docs/obs28_final_issu
BORJA-VILLEL, Manuel. O museu interpelado. IN: Campo magnéticos: escritos de arte e política. Belo Horizonte: MG, 2023, p.225-253.
MORAES, Diogo. Mediações em zigue-zague – Ocorrências institucionais e extrainstitucionais nas interações com públicos. In: Revista Concinnitas, ano 15, volume 02, número 24, dezembro de 2014. Acessível em www.e-publicacoes.uerj.br › concinnitas › article. 
12. Outras naturezas, outras culturas I
TSING, Anna L. Trechos selecionados. In: O cogumelo no fim do mundo: sobre a possibilidade de vida nas ruínas do capitalismo. São Paulo, N-1 edições, 2023, p.29; 229; 405-408.
FERDINAND, Malcom. Prólogo: uma dupla fratura colonial e ambiental. In: Uma ecologia decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2023, p.21-43.
BENSUNSAN, N. Carta 2, Carta 3 e Carta 10. IN: Cartas ao Morcego. Brasília: Mil Folhas, 2021, p. 28-37; p.40-46; p.108-114.
Edivan GUAJAJARA, Chelsea GREENE e Rob GROBMAN. Somos Guardiões, Documentário, Netflix, 2022 (2024), 85’.
13. VISITA EXTERNA III
14. Outras naturezas, outras culturas II
DESCOLA, Philippe. Outras naturezas, outras culturas. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 7-27.
MARTIN, Nastassa. Primavera. In. Escute as feras. São Paulo: Editora 34, 2021, p. 67-106.
MOREIRA SALLES, João. Introdução e Epílogo. In: Arrabalde: em busca da Amazônia. São
Paulo, Companhia das Letras, 2023, p11-24; 377-383.
GOÉS NEVES, Eduardo. Conclusão: por uma história antiga dos povos indígenas. In: Sob os
tempos do equinócio. São Paulo: UBU, 2023, p. 181-190.
15. Encerramento do curso. Entrega dos trabalhos finais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Frequência e participação em classe e leitura dos textos. Participação nos seminários de discussão de textos e de obras audiovisuais. Participação nas visitas externas. Entrega do trabalho final.
Critério
Frequência e participação em classe e leitura dos textos. Participação nos seminários de discussão de textos e nas obras audiovisuais. Participação nas visitas externas propostas. Entrega do trabalho final.
Norma de Recuperação
Participação nos seminários de discussão de textos e de obras audiovisuais. Participação nas visitas externas. Entrega do trabalho final.
 
Bibliografia
     
CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguales y desconectados: mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa, 2004.
CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores, internautas. SP: Iluminuras/OIC, 2008.
CANFORA, L. A biblioteca de Alexandria. SP: Cia das letras, 1989.
CANFORA, L. Livro e Liberdade. RJ: Ateliê Editorial/Casa da Palavra, 2003. 
CAPURRO, R. Desafíos teóricos y prácticos de la ética intercultural de la información. Conferencia inaugural en el I Simpósio Brasileiro de Ética da Informação. João Pessoa, 18 de marzo de 2010. Acessível em http://www.capurro.de/paraiba.html
CASTELLS, M. A sociedade em rede. SP: Paz e Terra, 2008, 6ª edição.
CHARTIER, R. A ordem dos livros. Brasília: Editora UNB, 1999.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. SP: Unesp, 1999.
COELHO NETTO, J. T. A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós-2001. SP: Iluminuras/Itaú Cultural, 2008.
COELHO NETTO, J. T. Dicionário crítico de política cultural. SP: Iluminuras, 1997.
DE CERTEAU, M. A cultura no plural. SP: Papirus, 1995.
DOWBOR, L. Da Propriedade Intelectual à Economia do Conhecimento. Acessível em: http://dowbor.org/09propriedadeintelectual7out.doc
BORGES, J. L..Ficciones. Buenos Aires: Emecé, 1996.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg à Diderot. RJ: Jorge Zahar, 2003.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. RJ: Jorge Zahar, 2012.
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COELHO NETTO, J. T. Dicionário crítico de política cultural. SP: Iluminuras, 1997.
COELHO NETTO, J. T. Com o cérebro na mão: no século que gosta de si mesmo. São Paulo: Iluminuras, 2015.
DE CERTEAU, M. A cultura no plural. SP: Papirus, 1995.
DOWBOR, L. Da Propriedade Intelectual à Economia do Conhecimento. Acessível em: http://dowbor.org/09propriedadeintelectual7out.doc
EAGLETON, T. A ideia de cultura. SP: Editora Unesp, 2005.
FROHMANN, B. O caráter social, material e público da informação. In FUJITA, M.S.L.; MARTELETO, R.M.; LARA, M.L.G., orgs. A dimensão epistemológia da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação.  São Paulo: Cultura Acadêmica Ed.; Marília: FUNDEPE, 2008. p.13-34. 
GAGNEBIN, J.M. Lembrar, esquecer, escrever. São Paulo: Editora 34, 2006.
GLEICK, J. Informação: Uma história, uma teoria, uma enxurrada. SP: Companhia das Letras, 2013.
LARA, M. L. G. (org). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007.
Liinc em Revista. Acessível em  http://revista.ibict.br/liinc
MANGUEL, A. A biblioteca à noite. SP: Cia das letras, 2006.
PETIT, M. Os jovens e a leitura. São Paulo, Editora 34, 2008.
Revista do Observatório Itaú Cultural, acessível em http://www.itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural/revista-observatorio
SANTOS, L.G. Politizar as novas tecnologias. São Paulo: Editora 34, 2003.
WILLIAMS, R. Cultura. RJ: Paz e Terra, 2000.
WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. SP: Boitempo, 2007.
 

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