|
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
|
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
|
Letras Clássicas e Vernáculas |
|
Disciplina: FLC1464 - Português para Falantes de Outras Línguas (básico)
|
Portuguese for Speakers of Other Languages
|
Créditos Aula: |
4
|
Créditos Trabalho: |
2 |
Carga Horária Total: |
120 h
|
Tipo: |
Semestral
|
Ativação: |
01/01/2018
|
Desativação:
|
Objetivos |
O crescente número de estudantes estrangeiros na USP reforça a necessidade de políticas de acolhimento que alicercem o processo de internacionalização e facilitem a adaptação dos intercambistas. No cerne das ações de acolhimento, figura o oferecimento do ensino/aprendizado da língua, o que possibilitará a construção da identidade na sociedade receptora. Dessa forma, o objetivo desta disciplina é propiciar o aprendizado do nível básico da língua portuguesa para estrangeiros intercambistas no campus de Ribeirão Preto, promovendo consciência intercultural e vivência profícua com a comunidade local |
|
|
|
|
Docente(s) Responsável(eis) |
|
94792 - Maria Helena da Nóbrega |
|
|
Programa Resumido |
A disciplina Português para Falantes de Outras Línguas desenvolve a produção e compreensão do nível básico da língua oral e escrita. Além de introduzir as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas, a disciplina divulga aspectos culturais que desembaraçam a prática comunicativa social. Essa introdução à língua portuguesa e cultura brasileira permite que o aprendiz domine um repertório básico de palavras e expressões simples que auxiliarão sua compreensão oral e escrita, bem como sua preparação para atuar com familiaridade e segurança nos processos comunicativos interculturais |
|
|
|
|
Programa |
Temas relacionados a situações sociais concretas
Conhecer pessoas: cumprimentar; pedir e dar informações pessoais; despedir-se; falar sobre profissões; comunicar-se em sala de aula
Encontros: propor algo; convidar; perguntar as horas; desenvolver atividades de lazer
Comer e beber: restaurante; bar; convites; pedir alguma coisa; agradecer
Verbos: ser, estar, ir, poder, ter, gostar de, querer, futuro imediato
Substantivos: masculino/feminino
Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos
Preposição: em + artigo
METODOS UTILIZADOS
Concebendo o aluno como participante ativo no processo de ensino/aprendizagem, busca-se a construção conjunta do conhecimento por meio de atividades sociais e coletivas. Trabalha-se com tarefas e problematização de situações reais que permitam vivenciar a cultura do país hospedeiro. Utilizam-se atividades integradoras, vídeos e demais recursos visuais. Incentivam-se práticas interativas no contexto de imersão.
ATIVIDADES DISCENTES
Atividades individuais: O aluno é motivado a avaliar o próprio conhecimento e participar de situações comunicativas que o incluam na comunidade local.
Atividades em grupo: Os grupos ajudam a criar relações de interajuda, fundamentais no processo de adaptação à nova cultura |
|
|
|
|
Avaliação |
|
Método |
Concebendo o aluno como participante ativo no processo de ensino/aprendizagem, busca-se a construção conjunta do conhecimento por meio de atividades sociais e coletivas. Trabalha-se com tarefas e problematização de situações reais que permitam vivenciar a cultura do país hospedeiro. Utilizam-se atividades integradoras, vídeos e demais recursos visuais. Incentivam-se práticas interativas no contexto de imersão. |
Critério |
Atividades individuais: O aluno é motivado a avaliar o próprio conhecimento e participar de situações comunicativas que o incluam na comunidade local.
Atividades em grupo: Os grupos ajudam a criar relações de interajuda, fundamentais no processo de adaptação à nova cultura.
Além de 70% de frequência, a aprovação engloba a participação ativa nas propostas. Avaliação do desempenho nas atividades. Apresentações orais. Trabalhos escritos. Propostas individuais e em grupo. Prova. |
Norma de Recuperação |
, sendo: AR = aproveitamento na recuperação; A = aproveitamento obtido no critério anterior; R = nota obtida na prova do período de recuperação. |
|
|
|
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
LIMA, Emma E. O. F.; ROHRMANN, Lutz; ISHIHARA, Tokiko; IUNES, Samira A.; BERGWEILER, Cristián G. Novo Avenida Brasil 1: curso básico de português para estrangeiros. São Paulo: EPU, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASTILHO, Ataliba T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
DAMATTA, Roberto. O que é o Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
RYAN, Maria Aparecida. Conjugação dos verbos em português. 17. ed. São Paulo: Ática, 2011.
|
|
|