|
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
|
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
|
Letras Modernas |
|
Disciplina: FLM1135 - Francês VI
|
French French VI
|
Créditos Aula: |
4
|
Créditos Trabalho: |
1 |
Carga Horária Total: |
90 h
(
Práticas como Componentes Curriculares = 20 h
)
|
Tipo: |
Semestral
|
Ativação: |
15/07/2023
|
Desativação:
|
Objetivos |
Reforçar as competências linguístico-discursivas por meio da produção escrita de uma narrativa. Realizar todas as etapas didático-metodológicas necessárias para a produção do texto narrativo. Desenvolver uma reflexão metacognitiva sobre o processo de ensino e aprendizagem e sobre as questões metodológicas presentes na elaboração das atividades no contexto de formação do profissional de letras. |
|
|
|
|
Docente(s) Responsável(eis) |
|
65285 - Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia |
|
1579193 - Paulo Roberto Massaro |
|
|
Programa Resumido |
Estudo teórico e empírico da construção textual por meio da escrita de uma narrativa (romance, nouvelle, récit de vie etc.). |
|
|
|
|
Programa |
1. Coesão e coerência textuais 2. Heterogeneidade discursiva 3. Rede temporal na narrativa 4. Articulação entre narração e diálogo |
|
|
|
|
Avaliação |
|
Método |
Avaliação contínua das etapas da escrita da narrativa. Avaliação da escrita final da narrativa. |
Critério |
Avaliação contínua das etapas da escrita da narrativa.
Avaliação da escrita final da narrativa. |
Norma de Recuperação |
A recuperação nesta disciplina constará de uma prova a ser realizada em data indicada pelo departamento. |
|
|
|
CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris, Hachette, 1992.
DESCOTES-GENON, Christiane ; MORSEL, Marie-Hélène ; RICHOU, Claude. L’exercisier. Grenoble : PUG, 2005.
Bibliografia complementar :
AKYÜZ, A., BAZELLE-SHAHMAEI, B., BONENFANT, J., ORNE-GLIEMANN, M.-F. Exercices de Grammaire B2, Collection En Contexte, Hachette-FLE, 2019.
MAINGUENEAU, Dominique. Éléments de linguistique pour le texte littéraire. Nouvelle édition revue et augmentée. Paris: Bordas, 1986.
______. L’énonciation littéraire II: Pragmatique pour le discours littéraire. Paris: Armand Colin, 2006.
ZAVAGLIA, Adriana. Xeretando a linguagem em francês. São Paulo: Disal, 2010.
|
|
|