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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4016 - Metodologia de Ensino em Ciências da Natureza 1
Natural science teaching methods 1

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
OBJETIVO GERAL

Refletir sobre a função social do ensino de ciências da natureza no ensino fundamental e sobre o processo de ensino e aprendizagem em ciências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

São objetivos específicos da disciplina que o licenciando: a) adquira uma visão geral sobre a discussão acerca da função social do ensino de ciências da natureza no Ensino Fundamental; b) analise criticamente documentos curriculares nos diferentes níveis de concretização do currículo; c) seja capaz de elaborar planejamentos de cursos de ciências e de aulas que sejam consistentes e coerentes com as orientações curriculares; d) analise potencialidades e limitações de diferentes modalidades didáticas no ensino de ciências; e) organize situações de aprendizagem de ciências no ensino fundamental, selecionando as modalidades e recursos didáticos mais apropriados para alcançar determinados objetivos educacionais; f) analise criticamente e elabore atividades avaliativas no contexto do ensino fundamental.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
463504 - Celi Rodrigues Chaves Dominguez
5981856 - Valéria Cazetta
4880153 - Verónica Marcela Guridi
 
Programa Resumido
A função social do ensino de Ciências. O processo de aprendizagem em ciências. Referentes curriculares nacionais e regionais para o ensino de ciências da natureza no ensino fundamental. Planejamento do ensino. Modalidades didáticas no ensino de Ciências. A avaliação da aprendizagem em Ciências.
 
 
 
Programa
O papel social do ensino de ciências da natureza no ensino fundamental. O papel do professor. Função
social do ensino de Ciências e a alfabetização científica. Principais autores e tendências. O processo
da aprendizagem em ciências: tendências atuais. Níveis de concretização do currículo. Referentes
curriculares nacionais e regionais para o ensino de ciências da natureza no ensino fundamental.
Planejamento do ensino: plano de curso, plano de aula. Elaboração de planejamentos e discussão de critérios de qualidade. A linguagem científica e o ensino de ciências da natureza. 
Modalidades didáticas no ensino de ciências: seleção, produção, planejamento, desenvolvimento e avaliação, com especial estudo de: 
a) atividades práticas: tipos e usos no campo, em laboratório e nas salas de aula;
b) organização de visitas a museus e centros de ciências; c) uso de modelos, simulações e TICs no
ensino de Ciências; os jogos como modalidade didática. 
A avaliação no ensino de ciências. Instrumentos de avaliação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, trabalhos e seminários.
Critério
Elaboração de resenhas e sínteses dos textos base, bem como de trabalhos escritos, observando qualidades textuais como: coerência, coesão, clareza, concisão e correção gramatical. Consistência nos trabalhos solicitados, com evidências de incorporação dos elementos teórico-metodológicos discutidos na disciplina. Participação nas atividades da aula.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIZZO, N. Ciências: Fácil ou Difícil? (Coleção Formação Permanente). São Paulo: Ática, 1998.
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CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental. O Conhecimento Físico (Coleção Pensamento e Ação no Magistério). São Paulo, Ed. Scipione, 1998).
CARVALHO, A. M. P.; Gil-Pérez, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1995.
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GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de Ciências. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, reimpressão 2013.
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KRASILCHIK, M., MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
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São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo Paulista,UNDIME. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Ciências Naturais. São Paulo: SME/COPED, 2017.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre Ciências da Natureza e escola. Revista Ensaio. V. 17, n. especial, nov., 2015, p. 49-67. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04
 

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