|
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
|
Escola de Artes, Ciências e Humanidades |
|
Artes, Ciências e Humanidades |
|
Disciplina: ACH4128 - Orientação de Estágios Obrigatórios 3
|
Teaching practice supervision 3
|
Créditos Aula: |
2
|
Créditos Trabalho: |
6 |
Carga Horária Total: |
210 h
(
Estágio: 140 h
)
|
Carga Horária de Extensão:
|
150 h
|
Tipo: |
Semestral
|
Ativação: |
01/01/2025
|
Desativação:
|
Objetivos |
Objetivos gerais
Conhecer a escola como instituição educativa e produtora de culturas.
Objetivos específicos
Por meio do acompanhamento das atividades de regência em sala de aula de escolas de ensino básico, levar os licenciandos a refletirem acerca das interações professor/alunos/ conhecimentos. Além disto, é papel desta disciplina propiciar oportunidades de reflexão acerca das especificidades do ensino de Ciências e da formação identitária do professor de Ciências. |
|
|
|
|
Docente(s) Responsável(eis) |
|
463504 - Celi Rodrigues Chaves Dominguez |
|
1409522 - Maria Elena Infante Malachias |
|
5981856 - Valéria Cazetta |
|
4880153 - Verónica Marcela Guridi |
|
|
Programa Resumido |
Acompanhamento das atividades de regência de aulas de ciências. Construção de saberes docentes. Formação de professores de ciências. Avaliação da prática docente dos professores em formação inicial. Reflexões sobre a prática docente e a experiência de estágio. Escrita de artigo científico. |
|
|
|
|
Programa |
1. Interações em sala de aula.
2. Papéis dos professores e alunos na mediação dos conhecimentos.
3. Regências de aulas de Ciências em turmas de alunos de Ensino Fundamental.
4. Análise de relatos, vídeos ou outros registros de regências de aula.
5. Reflexões sobre a prática docente e a experiência de estágio.
6. Escrita de relato de prática docente. |
|
|
|
|
Avaliação |
|
Método |
Relatos de regência, seminários, escrita de artigo científico |
Critério |
Reflexão crítica acerca da experiência de estágio como um todo e da experiência do estagiário como regente de aulas de ciências. Capacidade de organizar uma reflexão bem fundamentada por meio da escrita formal. |
Norma de Recuperação |
Realização de trabalhos. |
|
|
|
Bibliografia básica:
BESSA, J. C. R.; Bernardino, R. A. S.; Nascimento, I. A. A citação na escrita acadêmico-científica de estudantes universitários: da paráfrase ao plágio. Revista Encontros de Vista, n. 10, p. 1-8, jul-dez 2012.
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CRITTELLI, B. C. Experiências de estágio em uma escola para alunos surdos: estrangeira em terra nacional. In: GURIDI, V. M.; PIOKER-HARA, F. C. Experiências de ensino nos estágios obrigatórios. Campinas, SP: Alínea, 2013.
DOMINGUEZ, C. R. C.; VIVIANI, L. M.; CAZETTA, V.; GURIDI, V. M.; FAHT, E. C.; PIOKER-HARA, F. C.; CUBERO, J. Olhares inventados: as produções dos estagiários para além do relatório. In: GURIDI, V. M.; PIOKER-HARA, F. C. Experiências de ensino nos estágios obrigatórios. Campinas, SP: Alínea, 2013.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. (Experiência e paixão - p. 151 a 165)
PICONEZ, S. B. (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 12ª. Edição. São Paulo: Papirus, 2006.
TESSER, T. R. Estágio de licenciatura em ciências: relatos de uma experiência em educação sexual. In: GURIDI, V. M.; PIOKER-HARA, F. C. Experiências de ensino nos estágios obrigatórios. Campinas, SP: Alínea, 2013.
WARSCHAUER, C. A roda e o registro. Uma parceria entre professor, alunos e conhecimentos. 2ª. Ed. São Paulo: Paz e terra, 1997.
|
|
|