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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
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História |
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Disciplina: FLH0331 - História Contemporânea
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Contemporary History
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Créditos Aula: |
4
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Créditos Trabalho: |
1 |
Carga Horária Total: |
90 h
(
Práticas como Componentes Curriculares = 20 h
)
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Tipo: |
Semestral
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Ativação: |
15/07/2024
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Desativação:
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Objetivos |
A) Proporcionar uma visão geral dos principais processos históricos do período contemporâneo. B) Discutir com os alunos alguns dos debates historiográficos centrais sobre o período em questão. C) Proporcionar aos alunos a possibilidade de experiência pedagógica, seja como observadores críticos de práticas didáticas seja como participantes em atividades de grupo em que diferentes alunos assumem tarefas de organização e coordenação de discussões coletivas, apresentação de seminários, uso e análise de recursos tecnológicos para pesquisas documentais e bibliográficas, atividades extraclasse (visitas a exposições, mostras de filmes) e atividades pedagógicas correlatas com vistas à capacitação para magistério em nível de ensino médio. D) Aperfeiçoar a utilização da linguagem e recursos oratórios dos alunos em situações profissionais de historiadores. Para isso serão utilizados recursos escritos bem como discussões orais. Será dada especial atenção à utilização adequada da língua portuguesa no contexto do jargão profissional especializado. |
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Docente(s) Responsável(eis) |
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5821029 - Angelo de Oliveira Segrillo |
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541136 - Everaldo de Oliveira Andrade |
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898576 - Francisco Cabral Alambert Junior |
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1085053 - Lincoln Ferreira Secco |
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864046 - Luiz Bernardo Murtinho Pericás |
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85493 - Osvaldo Luis Angel Coggiola |
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Programa Resumido |
Estudo de alguns dos principais processos históricos que marcaram a época contemporânea em suas vertentes sociais, políticas, econômicas e culturais, dando especial importância aos processos considerados “revolucionários” (mudanças radicais e substantivas) como as revoluções políticas (Francesa, de 1848, Russa, Chinesa), tecnológicas (Rev. Industrial, Revolução da Informação), vanguardas e movimentos artísticos, etc. |
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Programa |
Os conteúdos do programa a serem discutidos serão:
A) Revoluções Político-sociais (reverberações da Revolução Francesa; Revoluções de 1848; Revolução Russa; Revolução Chinesa).
B) Processos econômicos e revoluções tecnológicas (desenvolvimento comparado do capitalismo nos sécs. XIX e XX; crises de 1871, 1929, 1973 e 2008; Revolução Industrial e Terceira Revolução Tecnológica).
C) Transformações culturais e artísticas (vanguardas e movimentos artísticos da contemporaneidade).
D) Consequências sociais dos processos analisados. |
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Avaliação |
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Método |
Prova, seminário, Trabalho escrito e conceito de participação. |
Critério |
Demonstração de conhecimento do conteúdo pedagógico e consistência lógica da argumentação. Participação nas atividades didáticas e discussões. |
Norma de Recuperação |
Prova ou trabalho escrito suplementar.
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ABENDROTH, W., História Social do Movimento Trabalhista Europeu. RJ, Paz e Terra, 1972.
AGULHON, Maurice. 1848 – o aprendizado da República, São Paulo: Paz e Terra, 1991.
ALAMBERT, Francisco. História, Arte e Cultura: Ensaios. São Paulo: Intermeios, 2020.
ANDERSON, P. O fim da história: de Hegel a Fukuyama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1992. ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
ANDRADE, Everaldo de Oliveira. (Org.). Economia Socialista - experiências históricas de planificação econômica e debates sobre a transição hoje. São Paulo: Maria Antonia, 2022.
ARRIGHI, Giovanni. O Longo Século XX. São Paulo: UNESP, 1996.
ARRIGHI, Giovanni. Adam Smith em Pequim – origens e fundamentos do século XX. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. SP, Brasiliense, 1985.
BOBBIO, Norberto. Qual Socialismo? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
BOBBIO, Norbert et alii (org.) Dicionário de Política. Brasília, DF, Editora Universidade de Brasília, 1992.
BRAUDEL, Fernand. A Dinâmica do Capitalismo. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
CANFORA, Luciano. 1914. São Paulo: Edusp, 2014.
CARR, E. H. A revolução russa de Lênin à Stálin (1917-1929), Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
CASTELS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CLAUSEWITZ, C. Da Guerra, São Paulo: Martins Fontes, 2010.
COBBAN, Alfred. A Interpretação Social da Revolução Francesa. Lisboa: Gradiva, 1988.
COGGIOLA, Osvaldo. A Revolução Iraniana. São Paulo: Editora UNESP, 2008
COGGIOLA, Osvaldo. As grandes depressões, São Paulo: Alameda, 2009.
CROUZET, Maurice. História Geral da Civilização. São Paulo: Difel, 1958.
DAVIS, Mike; Holocaustos Coloniais: Clima, fome e imperialismo na formação do Terceiro Mundo, Rio de Janeiro: Record, 2002.
DARNTON, Robert. O Iluminismo como negócio: história da publicidade da "Enciclopédia", 1775-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
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DOBB, Maurice. A evolução do Capitalismo. RJ, Zahar, 1983.
GELLNER, E. Nações e Nacionalismos. Lisboa: Gradiva, 1993.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
FUKUYAMA, Francis. O Fim da História e o Último Homem. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
FURET, F. O passado de uma ilusão: ensaios sobre a ideia comunista do século XX. São Paulo: Siciliano, 1995.
GUIZOT, F. Historia de la civilizacion en Europa. Madrid: Alianza Ed, 1966.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. RJ, Paz e Terra, 1985.
HERNANDEZ, Leila M. Gonçalves. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. Selo Negro, 2005.
HIRST, Paul, THOMPSON, G. Globalização em Questão. Petrópolis: Vozes, 1998.
HOBSBAWM, Eric. J. Ecos da Marselhesa, São Paulo, Companhia das Letras, 2001.
HOBSBAWM, Eric J. (org.) História do Marxismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983-89.
HOBSBAWM, Eric J., A era das revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
HOBSBAWM, Eric J., A Era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
HOBSBAWM, Eric J., Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. SP, Cia. das Letras, 1995.
HOBSBAWM, Eric. J. Revolucionários, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
KISSINGER, H. O Mundo Restaurado, Rio de Janeiro, Livraria José Olympio,1973.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2002.
HUNTINGTON, Samuel P. O Choque de Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.
KORYBKO, Andrew. Guerras Híbridas. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
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MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. A reunificação alemã. Do ideal socialista ao socialismo real. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
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NEGRI, Toni e HARDT, Michael. Império. Rio de Janeiro : Record, 2001.
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SCHNERB, Robert. Historia Geral das Civilizações. Século XIX: Apogeu da Civilização Européia. São Paulo: Difel, 1969.
SEGRILLO, Angelo. Russia: Europe or Asia? The Question of Russia's Identity in the Discussions between Westernizers, Slavophiles and Eurasianists and an Analysis of the Consequences in Present-Day Russia. São Paulo: FFLCH/USP, 2020.
SECCO, Lincoln. História da União Soviética: uma introdução. São Paulo: Maria. Antônia Edições, 2020.
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SOBOUL, Albert. Dictionnaire historique de la Révolution française. Paris: PUF, 2005.
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TOCQUEVILLE, A. Lembranças de 1848. São Paulo, Companhia das Letras, 2011.
TROTSKI, Leon. Revolução e contrarrevolução na Alemanha. São Paulo: Sunderman, 2016.
VISENTNI, Paulo Fagundes. As revoluções africanas, São Paulo: Unesp, 2012.
VOVELLE, Michel. Jacobinos e jacobinismo, Bauru: Edusc, 2000.
Bibliografia complementar:
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
FONSECA, Thaís Nívea de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
FONTANA, Josep. A História dos homens, Bauru: Edusc, 2004.
MONTEIRO, Ana Maria, GASPARELLO, Arlete, MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad/Faperj, 2007.
SILVA, Marcos e GUIMARÃES, Selva. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007.
SILVA, Marcos. Entre o Espelho e a Janela (Ensino Fundamental e Direito à História), Projeto História, São Paulo, n. 54, pp. 139-161Set-Dez.,2015.
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