Fornecer ao aluno: a) um panorama da condição atual do museu e de sua históriab) noções básicas das várias áreas que compõem a museologia contemporânea e áreas afins, evidenciando semelhanças e diferenças com relação à Biblioteconomia, Arquivologia, Ciências da Informação, Ação Cultural, História, Estudos Culturais, Cultural Visual, etc.
1. apresentação do programa e problematização da matéria a ser estudada pela disciplina.2. Uma história para o museu3. O museu: concepções e modalidades contemporâneas4. Museus e patrimônio cultural5. Museus: cultura e informação6. Museus na virtualidade 7. Museologia e Museografia8. Documentação, acervos e acesso à informação9.. Conservação curativa e preventiva.10. A arquitetura de museus e aspectos da museografia 11.Ação cultural e educativa em museus12. Gestão de museus e acervos13.A organização de exposições.14. curadoria de exposições.
ADORNO, Theodor W., Museo Valéry-Proust, IN Adorno, T.W. La Crítica de la Cultura y la Sociedad, Barcelona, Ariel, 1962, pp 187-201BAUDRILLARD, Jean, The Beaubourg-Effect, Implosion and Deterrence, IN October Magazine, MIT Press, Nº 20, Spring 1982ELSNER, J. & CARDINAL, R. The Cultures of Collecting, Cambridge Mass., Harvard University Press, 1994BENJAMIN, Walter, Sobre o Conceito de História, IN BENJAMIN, W. Obras Escolhidas, São Paulo, Brasiliense, 1985, v.1 BENNETT, Tony, The Birth of The Museum, London, Routledge, 1995BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O Amor pela Arte São Paulo, EDUSP e Ed. Zouk, 2003.CIMET, Esther (org.) El Publico como propuesta: quatro estudios sociologicos en museos de arte, Mexico, INBA, 1987CRIMP, Douglas, On the Museum's Ruins, Cambridge, MIT, FERREZ, Helena Dodd & BAINCHINI, Maria Helena S. Thesaurus para acervos museológicos. Rio de Janeiro, MinC/Sphan-Pré-Memória, 1987, 2.v. (Serie Tecnica).FOSTER, Hal. The Archive without Museums IN October Magazine 77 (Summer 1996) pp 97-119.FOUCAULT, M., As Palavras e as Coisas, São Paulo, Martins Fontes, 1966 GREENBERG, R. at al. (ed), Thinking about exhibitions, London, Routledge, 1996GREENHALGH, Paul, Education, Entertainment and Politics, Lessons from the Great International Exhibitions IN VERGO, P. New Museology, London, Reaktion, 1989, pp 74-98GROSSMANN, Martin, O Hipermuseu; a arte em outras dimensões, Livre-Docência, ECA-USP, São Paulo, Agosto 2001HOOPER-GREENHILL,Eilean, Museums and the Shaping of Knowledge, London, Routledge, 1992HOOPER-GREENHILL, Eilean, Museum and Interpretation of Visual Culture, London, Routledge, 2000HORNE, D. The Great Museum, London, Pluto, 1984 IMPEY, O. et al The Origin of Museums, Oxford, Clarendon, 1986KITTLER, Friederich, Museums on the Digital Frontier, IN Anais Symposium "The End(s) of the Museum" (14 Março-4 Junho 1995), Barcelona, Fundació Antoni Tàpies, 1996, pp 67-80LEVIN, M.D. The Modern Museum: Temple or Showroom?, Tel Aviv., Dvir, 1983MALRAUX, A. Le Musée Imaginaire Paris, Gallimard,1965McLUHAN, M. The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man, London, Routledge,1962 O'DOHERTY, B. No Interior do Cubo Branco, a ideologia do espaço da arte, São Paulo, Martin Fontes, 2002PEARCE, Susan M. (ed.). Material culture in museum studies. Leicester, Leicester University Press, 1989.RÉSSIO GUARNIERI, W. Museu, museologia, museologos e formação. Revista de Museologia, São Paulo, (1):7-11 1989.VERGO, P. New Museology, London, Reaktion, 1989WARD, Martha, What's Important about the History of Modern Art Exhibitions?, IN Greenberg, R. at al. (ed), Thinking about exhibitions, London, Routledge, 1996, pp 452-464