Capacitar o aluno na compreensão dos processos e ferramentas para organização e das fontes de informação para recuperação da informação científica em saúde. Como resultado da aprendizagem, o estudante deverá conhecer os processos de indexação e de acesso, busca e uso dos recursos informacionais.
Apresentar as características da informação em saúde, as fontes de informação científica em saúde e de evidências e as bases de dados com práticas de pesquisa e estratégia de busca e em referências bibliográficas. Promover a capacitação da organização da informação científica em saúde em relação à classificação e a indexação para bases de dados.
Informação em saúde Fontes de informação científica em saúde (acesso aberto, texto integral, uso de informação confiável) Referências (normas ABNT, APA, Vancouver) Gerenciadores de referências Recuperação da informação científica em saúde: bases de dados Bases de dados bibliográficas nacionais e internacionais em saúde (cobertura) Bases de dados bibliográficas: LILACS E BVS Bases de dados bibliográficas: PubMed e MEDLINE Bases de dados bibliográficas: EMBASE Prática em pesquisa e estratégias de busca nas bases de dados. Evidências científicas (níveis de evidências) Prática em pesquisa em bases de evidências. Organização da informação científica em saúde: classificação e indexação. Classificação Internacional de Doenças Indexação para bases em saúde (LILACS e MEDLINE) Linguagens documentárias e sistemas de organização do conhecimento em saúde (DeCS, MESH). Prática de indexação. Bibliotecas especializadas em saúde (acesso, visitas e palestras).
AIELLO, V. D.; MATTOS, S. da S. Lista de diagnósticos de cardiopatias congênitas da Classificação Internacional de Doenças (CID-11): aspectos da tradução para o português. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v.117, n. 3, p.558-560, 2021. ALMEIDA, M. S. C.; SOUSA FILHO, L. F. de; RABELLO, P. M.; SANTIAGO, B. M. Classificação Internacional da Doenças – 11ª. Revisão: da concepção à implementação. Revista de Saúde Pública, v. 54, n.104, 1-5, 2020. BIBLIOTECA/CIR. Guia de apresentação de teses. 2. ed. Atual. São Paulo, Biblioteca/CIR, 2017. Disponível em:. http://www.biblioteca.fsp.usp.br/guia/ BIREME. Manual de indexação de documentos para a base de dados LILACS. 2. Ed. rev. e ampl. São Paulo, BIREME, 2008 (Metodologia LILACS). BIREME. Manual de indexação de documentos para a base de dados LILACS. 3. Ed. rev. e ampl. São Paulo, BIREME, 2021 (versão parcial). Disponível em: https://lilacs.bvsalud.org/metodologia-lilacs/manual-de-indexacao-de-documentos-para-a-base-de-dados-lilacs/. BROOKS, H. L. I., CASTELLANO, M. del R. P., HODELÍN, Y. H., CUMBÁ, G. H., PELEGRÍN, I. R. Indización biomédica. Rev. inf. cient, n.70, v.2, 2011. http://www.revinfcientifica.sld.cu/index.php/ric/article/view/606/1567. CENTRE FOR EVIDENCE-BASED MEDICINE. Oxford Centre for Evidence-Based Medicine: Levels of Evidence (March 2009). Disponível em: https://www.cebm.ox.ac.uk/resources/levels-of-evidence/oxford-centre-for-evidence-based-medicine-levels-of-evidence-march-2009. CUENCA, A. M. B. et al. A biblioteca virtual e o acesso às informações científicas e acadêmicas. Revista da USP n.80: 72-83, 2008.Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13717. GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. (2021). A Classificação Internacional de Doenças e problemas associados à saúde (CID-11): características, inovações e desafios para implementação. Asklepion Informação Em Saúde, 1(1), 104–118. GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. (2021). A Classificação Internacional de Doenças e problemas associados à saúde (CID-11): características, inovações e desafios para implementação. Asklepion Informação Em Saúde, 1(1), 104–118. LATORRACA, C. de O. C., RODRIGUES, M., Pacheco, R. L., MARTIMBIANCO, A. L. C., RIERA, R. Busca em bases de dados eletrônicas da área da saúde: por onde começar. Diagn. tratamento, 24(2), 59–63, 2019.