Introduzir o estudo da administração, centrado no universo da atividade publicitária. Incorporar conhecimentos específicos das técnicas administravas tendo como base as empresas de comunicação e as agências de publicidade.
Administração no contexto da publicidade. Teorias da Administração. Conceitos fundamentais: organização, planejamento, direção e controle. Organização e estrutura de uma empresa de publicidade. Competências gerenciais. Empreendedorismo. Administração de uma empresa de comunicação: gestão dos recursos, das pessoas, dos clientes etc. Construção de missão, visão e valores. Planejamento e controle.
- Introdução às Teorias da Administração: Administração Científica, Clássica, Burocracia, Escola Comportamental, Teoria dos Sistemas etc.- Administração publicitária: estado da arte- Conceitos fundamentais I: organização, planejamento, direção, controle, eficiência, eficácia, produtividade, qualidade etc.- Conceitos fundamentais II: eficiência, eficácia, produtividade, competitividade, qualidade etc.- Construção de missão, visão e valores organizacionais.- Organização de uma empresa de publicidade: funcional, por clientes, por projetos etc.- Estrutura de uma empresa de publicidade: organograma, hierarquia, funções, fluxo de comunicação, liderança.- Competências gerenciais- Empreendedorismo- Gestão de recursos e de pessoas: desenvolvimento profissional, liderança e motivação.- Administração dos clientes - administração das contas - relacionamento- Administração publicitária – tendências.
BACCEGA, Maria Aparecida (org.) Gestão de processos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2002.CHIAVENATTO, Idalberto. Teoria geral da administração. 5ª. Ed. Rio de Janeiro:Campus, 1999KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 2000.LOVELOCK, Christopher & WRIGHT, Lauren. Serviços, marketing e gestão. SãoPaulo: Saraiva, 2001LUPPERTI, E. Administração Publicitária. São Paulo: Thompson Learning, 2003MAXIMINIANO, A. Introdução a Teoria da Administração. São Paulo: Atlas, 2000.MORGAN, Gareth. Imagem das organizações. São Paulo: Atlas, 1999.SANT´ANNA. Armando. Propaganda: teoria, técnica, prática. São Paulo: Pioneira,1996