Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0354 - Administração em Publicidade
Administration Advertising

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Introduzir o estudo da administração, centrado no universo da atividade publicitária. Incorporar conhecimentos específicos das técnicas administravas tendo como base as empresas de comunicação e as agências de publicidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1249566 - Maria Clotilde Perez Rodrigues
 
Programa Resumido
Administração no contexto da publicidade. Teorias da Administração.  Conceitos fundamentais: organização, planejamento, direção e controle. Organização e estrutura de uma empresa de publicidade.  Competências gerenciais. Empreendedorismo.  Administração de uma empresa de comunicação: gestão dos recursos, das pessoas, dos clientes etc. Construção de missão, visão e valores. Planejamento e controle.
 
 
 
Programa
- Introdução às Teorias da Administração: Administração Científica, Clássica, Burocracia, Escola Comportamental, Teoria dos Sistemas etc.
- Administração publicitária: estado da arte
- Conceitos fundamentais I: organização, planejamento, direção, controle, eficiência, eficácia, produtividade, qualidade etc.
- Conceitos fundamentais II: eficiência, eficácia, produtividade, competitividade, qualidade etc.
- Construção de missão, visão e valores organizacionais.
- Organização de uma empresa de publicidade: funcional, por clientes, por projetos etc.
- Estrutura de uma empresa de publicidade: organograma, hierarquia, funções, fluxo de comunicação, liderança.
- Competências gerenciais
- Empreendedorismo
- Gestão de recursos e de pessoas: desenvolvimento profissional, liderança e motivação.
- Administração dos clientes - administração das contas - relacionamento
- Administração publicitária – tendências.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Estudos de caso. Seminários.
Critério
participação em aula + seminário + prova escrita dividido por 10
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se à realização de uma prova escrita, no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas. Caso contrário deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
BACCEGA, Maria Aparecida (org.) Gestão de processos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2002.
CHIAVENATTO, Idalberto. Teoria geral da administração. 5ª. Ed. Rio de Janeiro:
Campus, 1999
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 2000.
LOVELOCK, Christopher & WRIGHT, Lauren. Serviços, marketing e gestão. São
Paulo: Saraiva, 2001
LUPPERTI, E. Administração Publicitária. São Paulo: Thompson Learning, 2003
MAXIMINIANO, A. Introdução a Teoria da Administração. São Paulo: Atlas, 2000.
MORGAN, Gareth. Imagem das organizações. São Paulo: Atlas, 1999.
SANT´ANNA. Armando. Propaganda: teoria, técnica, prática. São Paulo: Pioneira,
1996
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0354

Clique para consultar o oferecimento para CRP0354

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP