Introduzir teoricamente o estudo da produção audiovisual no âmbito da comunicação digital contemporânea, enfatizando as seguintes temáticas: a diversidade da produção audiovisual na atualidade, a estrutura hipertextual, a linguagem hipermídia, o vídeo na hipermídia, a democratização da produção audiovisual, as ferramentas (câmeras, softwares, hardwares etc.) e as novas formas da produção digital mercadológica.
Introduzir teoricamente o estudo da produção audiovisual no âmbito da comunicação digital contemporânea.
01. Histórico da comunicação Digital02. A estrutura midiática tradicional e a comunicação digital03. A estrutura midiática tradicional e a comunicação digital.04. As relações entre cinema e publicidade.05. A estrutura teórico-metodológica da produção audiovisual na WEB06. A estrutura teórico-metodológica da produção audiovisual na WEB07. As diferentes etapas da produção audiovisual: métodos e técnicas08. As diferentes etapas da produção audiovisual: métodos e técnicas09. A diversidade conceitual à utilização de recursos técnicos10. A diversidade conceitual à utilização de recursos técnicos11. Os roteiros construídos e as roteirizações expontâneas12. Os roteiros construídos e as roteirizações expontâneas13. Apresentação dos Trabalhos Finais14. Apresentação dos Trabalhos Finais15. Conclusão do Curso – avaliação final
Bairon, Sérgio. Interdisciplinaridade. educação, história da cultura e hipermídia.. São Paulo, Futura, 2002. ___________. Multimídia. São Paulo, Editora Global, 1995. ___________. O que é hipermídia. São Paulo, Ed. Brasiliense, 2011.Bairon, Sérgio & José da Silva Ribeiro. Antropologia visual e Hipermedia. Porto, Ed. Afrontamento, 2007.Bencivenni, Alessandro & Samueli, Anna. Peter Greenaway. Il cinema delle idee. Genova, Le Mani, 2000.Bergman, Ingmar. Imagens. São Paulo, Martins Fontes, 1996.Bolter, Jay David & Grusin, Richard. Remediation. Cambridge, The Mit Press, 1999.Bordwell, David. El cine de Eisenstein. Barcelona, Paidós, 1999.Calabrese, E. La era neobarroca, Madridd, Cátedra, 1989. .Castelo Branco, Renato e outros - História da Propaganda no Brasil. T.A. Queirós, Editor, São Paulo, 1990Charney, L. & Schwartz, V.Cinema and the invention of Modern Life. University California Press, 1995.Chion, Michel. La musique au cinéma. Paris, Librairie Arthème Fayard, 1985.___________. Le son. Paris, Nathan, 1999. Comolli, Jean-Louis. “O Futuro do Homem. O homem da câmera de filmar.” in: O Olhar de Ulisses. O Homem e a Câmara. Cinemateca Portuguesa. 2001. pp. 47-67Crary, Jonathan. Suspensions perception. Cambridge e London, MIT Press, 2001.Díaz, Paloma & Catenazzi, Nadia & Aedo, Ignacio. De la multimedia a la hipermedia. Madrid, Rama Editorial, 1996. Dubois, Philippe. Video, cine, Godard. Buenos Aires, Libros del Roja, 200. Eco, Umberto. (coord) Ópera Multimedia. CD-ROM Il Seicento, Roma, Enciclomedia, 1995._____________. Ópera Multimedia. CD-ROM Il Setecento, Roma, Enciclomedia, 1998._____________.Ópera Multimedia. CD-ROM Il Ottocento, Roma, Enciclomedia, 1999.Eisenstein, S. M. Hacia uma teoría del montaje. Barcelona, Paidós, 2001. Godard, Jean-Luc. Introdução a uma verdadeira história do cinema. São Paulo, Martins Fontes, 1989.Granja, Vasco. Dziga Vertov. Lisboa, Livros Horizonte, 1981.Hansen, Mark. Embodying Technesis. Michigan, Michigan Press, 2000._____________.. New philosophy for new media. Cambridge, London, MIT Press, 2004._____________. Bodies in code. . New York, Routledge, 2006.Heim, Michael. Electric language, New York, Oxford University Press, 1992._______________. Virtual realism. New York, Oxford University Press, 1998. Huizinga, J. Homo ludens. São Paulo, Perspectiva, 1983. Kadrey, Richard. From Myst to Riven. Nova York, Hyperion, 1997. Landow, George (org). Hyper Text Theory. New York, Johns Hopkins University Press, 1995. _______________. Hipertexto. Barcelona, Paidós, 1995._______________. Teoría del hipertexto. Barcelona, Paidós, 1997.Manovich, Lev. The language of new media. Cambridge & London, MIT Press, 2001. McLuhan, M. A Galáxia de Gutenberg. São Paulo, Cia. Ed. Nacional/ Edusp, 1972. __________. Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem. São Paulo, Cultrix, 1987, McLuhan, Eric. Electric language. New York, St. Martin’s Press, 1998.Morin, Edgard & Rouch, Jean. Chronique d´un été. Paris, Losfeld diffusion, 1962.Morin, Edgard. Le cinema ou l’homme imaginaire. Paris, Éditions de Minuit, 1956. Murray, Janet. Hamlet on the Holodeck. The Future of Narrative in Cyberrspace. Cambridge, MIT Press, 1998. Santaella, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora Verbal Visual. São Paulo, Iluminuras, 2001. Sant’anna, Armando - Propaganda, Teoria, Técnica e Prática. Ed. Pioneira, SP, 1995.Stam, Robert. O espetáculo interrompido. Literatura e cinema de desmistificação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.Turkle, Sherry. Life on the screen. New York, Touchstone, 1997. Xavier, Ismail (ogs.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro, Graal, 1991.