Apresentar métodos de pesquisa em turismo para que os alunos os apliquem no trabalho de planejamento e organização do turismo que realizam junto a um município. Discutir e trabalhar a aplicação de procedimentos e métodos de pesquisa adequados ao estudo do turismo, mostrando a diferentes abordagens e suas aplicações. Exercitar a elaboração de instrumentos de pesquisa de campo necessários ao processo de planejamento turístico de uma localidade. Desenvolver a autonomia do estudante para a realização de pesquisas, de cunho teórico ou prático, relacionadas ao turismo. Instrumentalizar os alunos para fazer a tabulação de dados quantitativos. Apresentar o método de análise de conteúdo para trabalhar os resultados de entrevistas e de material documental levantados.
Métodos de levantamento e análise de infraestrutura urbana e oferta turística; métodos de pesquisa e análise de demanda real; métodos de pesquisa e análise de demanda potencial; métodos de investigação e mobilização da comunidade local.
1. Métodos de pesquisa em turismo. 2. Características e especificidades das pesquisas quantitativas e qualitativas. 3. Levantamento de dados secundários e familiarização com a área de estudo. 4. Métodos de levantamento de dados sobre oferta turística. 5. Definição de procedimentos metodológicos para investigação da demanda. 6. Definição de procedimentos metodológicos para estudar as necessidades e expectativas da comunidade local. 7. Elaboração de fiçhas para apoiar a observação direta. 8. Análise de dados sobre a oferta turística. 9. Elaboração de roteiros de entrevistas. 10. Análise dos conteúdos das entrevistas. 11. Elaboração de questionários. 12. Técnicas de aplicação de questionários e definição de procedimentos. 13. Tabulação dos questionários e elaboração de gráficos. 14. Análise e cruzamento dos dados dos questionários. 15. Preparação de material para apresentar resultados.
BOULLÓN, ROBERTO C. Planejamento do Espaço Turístico. Bauru, SP: Edusc, 2002. BRAGA, Debora Cordeiro. Planejamento turístico: Teoria Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. COOPER, Chris. et al. Turismo - princípios e práticas. 3a ed. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre. Bookman. 2007. DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Metodologia de pesquisa em Turismo. São Paulo: Futura, 1998. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa. Campinas. Papirus. 2001. DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Metodologia de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura, 1998. DENCKER, Ada; DA VIÁ, Sarah. Pesquisa empírica em ciências humanas. São Paulo: Futura, 2001. HIRATA, F. A. & BRAGA, D. C. Demanda turística e o estudo sobre motivação. Boa Vista: Universidade Federal de Roraima-UFRR. 2017. KOTLER, Philip; HAIDER, Donald. e REIN, Irving. Marketing público: como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. Tradução de Eliane Kanner. São Paulo: Makron Books, 1994. LOHMANN, G. & PANOSSO NETTO, A. Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. 2ª ed. São Paulo: Aleph. 2012. MATTAR, Fauzer N. Pesquisa de marketing. Edição Compacta. São Paulo. Atlas. 1996. NARDELLI, M.; VIANNA, T. e NITSCHE, L. Integração comunitária. Caderno Virtual de Turismo – Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p.111-125, ago. 2016. P. 111-125. RABAHY, W. A. Turismo e desenvolvimento. Barueri: Manole. 2003. RUSCHMANN, DORIS VAN DE MEENE; SOLHA, KARINA TOLEDO. Planejamento Turístico. Barueri, SP: Manole, 2006. SANTOS, G.O. S. & KODOTA, D. K. Economia do turismo. São Paulo: Aleph. 2012. SWARBROOKE, John e HORNER, Susan. O comportamento do consumidor no turismo. Tradução Saulo Krieger. São Paulo: Aleph. 2002.p. 107-122. VEAL, A. A metodologia da pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph, 2011.