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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0536 - Práticas Laboratoriais em Relações Públicas para o Terceiro Setor
Laboratory Practice in Public Relations for the Third Sector

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Mostrar um campo de trabalho em crescimento para os futuros profissionais de Relações Públicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1218637 - Mariângela Furlan Haswani
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de projetos de ação social em conjunto com entidades e organizações do Terceiro Setor e sua divulgação junto à opinião pública.
 
 
 
Programa
1.	Movimentos sociais no Brasil. 
2.	Relações Públicas comunitárias e Relações Públicas com a comunidade. 
3.	Uso de técnicas de Relações Públicas pelos movimentos populares, associações civis, entidades assistenciais, organizações não-governamentais, fundações e grupos de pressão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e trabalhos práticos.
Critério
Análise de trabalho de comunicação realizado por uma organização do terceiro setor ou instituição filantrópica contendo relato de experiências e aplicação dos conceitos trabalhados em classe. Apresentação de projeto para cliente do terceiro setor.
Norma de Recuperação
Prova.
 
Bibliografia
     
ASHOKA EMPREENDEDORES SOCIAIS; McKINSEY&COMPANY. Negócios sociais sustentáveis: estratégias inovadoras para o desenvolvimento social. São Paulo: Peirópolis, 2006.
BROWN, Ellis Wayne (org.). O Terceiro Setor em perspectiva. Constituição, interfaces e operacionalização: a organização social tripartite. São Paulo: Editora Fiúza/ Faculdades Atibaia, 2006.
HUDSON, Mike. Administrando organizações do Terceiro Setor: o desafio de administrar sem receita. São Paulo: Makron Books, 1999. 
KISIL, Rosana. Elaboração de projetos e propostas para organizações da sociedade civil. 2ª edição. São Paulo: Global, 2002.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
O principal alvo são as favelas e os bairros periféricos das cidades da Região Metropolitana de São Paulo, geralmente desprovidos de acesso a informações sobre organizações capazes de fomentar ações afirmativas nesses territórios, além de oferecer aos potenciais doadores um painel de opções.
Objetivos da atividade
O objetivo é apresentar à sociedade o trabalho das Organizações do Terceiro Setor: o que são, a qual temática se dedicam, como acessá-las para doações, voluntariado ou pedido de assistência.
Descrição da atividade
O projeto Ongaria tem como mote a divulgação de Organizações do Terceiro Setor para conhecimento da sociedade. Trata-se de uma “loja virtual”, em cuja vitrine são exibidas ONGs de diversos setores. Já implantado, o projeto permanece exibido no site da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Indicadores de avaliação da atividade
O representante da ONG avaliará a experiência respondendo um breve questionário aplicado ao final do período.

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