Em meio à competitividade do mundo globalizado, muitas cidades têm buscado diferenciar-se por meio de projetos que têm como âncora a construção ou renovação de equipamentos culturais que tanto podem produzir práticas culturais renovadas quanto servir apenas ao consumo cultural e ao entretenimento. Nesse contexto, a disciplina pretende introduzir conceitos básicos da museologia e realçar sua relação com o turismo, capacitando o aluno a analisar os limites e as possibilidades da construção de políticas e ações integradas.
Museus e suas funções; tipologias de museus e cidades globais: tendências contemporâneas; arquitetura de museus como atrativo turístico; exposições “blockbuster”, renovação museal e atratividade; pesquisas de demanda e oferta em turismo cultural: perfil dos museus e seus usuários; estudos de caso.
1. Museus e suas funções: da pedagogia do cidadão ao consumo 2. O uso turístico dos museus no contexto da Nova Museologia 3. Tipologias de museus e cidades globais: tendências contemporâneas 4. A centralidade dos museus nos projetos de renovação urbana 5. A arquitetura de museus como atrativo no circuito do turismo histórico-cultural 6. As exposições “blockbuster” e atratividade em museus 7. Renovação museal e atratividade turística 8. Pesquisas de demanda e oferta em turismo cultural: perfil dos museus e seus usuários 9. Turismo sustentável e museus na contemporaneidade 10. Museus e turismo: estudos de caso
ALMEIDA, A. M. O contexto do visitante na experiência museal: semelhanças e diferenças entre museus de ciência e de arte. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 31-53, 2005. ARANTES, P. F. (2010) Arquitetura na era digital-financeira: desenho, canteiro e renda da forma. Tese de Doutorado. FAU USP. BRUNA, P. (2016) Arquitetura de museus e turismo: um diálogo contemporâneo. In: VARGAS, H. C. E PAIVA, R. A. (orgs.) Turismo, arquitetura e cidade, São Paulo: Manole. GODOY, K. (2010) Turistificação dos Museus no Brasil: para além da construção de um produto cultural. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro. V 42, p.197-209. PAIVA, R. A. (2016) Os ícones urbanos e arquitetônicos. In: VARGAS, H. C. e PAIVA, R. A. Turismo, Arquitetura e Cidade. SP: Manole. Pp.289-314. POULOT, D. (2013) Museu e Museologia. BH: Autêntica. RICHARDS, G. Turismo Cultural: padrões e implicações. In Turismo cultural: estratégias, sustentabilidade e tendências. CAMARGO, P. e CRUZ, G. (orgs). Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC: Ilhéus, 2009. Instituto Brasileiro de Museus. Museus e Turismo: estratégias de cooperação. Brasília, DF: IBRAM, 2014. Disponível em: http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Museus_e_Turismo_Ibram2014.pdf UNESCO. Declaração de Santiago do Chile,1972 UNESCO. Recomendação referente à proteção e promoção dos museus e coleções, sua diversidade e seu papel na sociedade, 2015 Cultura SP: Hábitos Culturais dos Paulistas. Organização João leiva e Pesquisa Datafolha, São Paulo: TUVA Editora. 2014