1. Treinar os alunos em técnicas de análises densimétricas, granulométricas, de estabilidade estrutural, de acidez, umidade, porosidade, mineralógicas da areia e da argila, matéria orgânica, ferro, morfoscópica e de iniciação à micro morfologia, de amostras de solos.2. Orientar no processamento dos resultados obtidos com vistas à sua aplicação, principalmente nos estudos de: levantamento e cartografia de solos, gênese e morfologia, comportamento (erosão, fertilidade) e uso do solo.
1. Caracterização da área de onde provem as amostras.2. Análise de solos.2.1. Princípios gerais.2.2. Métodos de análise física.2.3. Métodos de análise química.2.4. Métodos de análise mineralógica.2.5. Métodos de análise micromorfológica.2.6 Tratamento dos resultados analíticos.
BREWER, R. Fabric and mineral analysis of soils. KRIEGER, R. E. Publs. Co., 482 p., N. York, 1976CAMARGO, O. de A.; MONIZ, A. C.; JORGE, J.A. e VALADARES, J.M.A.S. Métodos de análise química, mineralógica e física de solos do Instituto Agronômico de Campinas, S.A.A., C.P.A., I.A., Bol. Técn. 106, 94p., Campinas, 1986.DUCHAUFOUR, Ph. Détail des méthodes d'analyses Annexes in Précis de Pédologie, 413-464, Masson et Cie, Paris, 1965.ppDUCHAUFOUR, Ph. et SOUCHIER, B. (Dir.) Pédologie Tome 2: Constituants et proprietés du sol, 459 p., Masson, Paris, 1979.FORMOSO, M.L.L. Difratometria de raios X, in GOMES, C.B Técnicas Analíticas instrumentais aplicadas à geologia Cap. I, 2 43, Edgard Blücher: PROMINÉRIO, São Paulo, 1984.JORGE, J.A. Solo, manejo e adubação Apêndice, 199 222, Bibl. Agron. Melhoramentos, São Paulo, 1969.HENIN,S.; GRAS, R.; MONNIER,G. Os solos agrícolas Cap. II ao IV, 122 261, Ed. Forense Universitária/EDUSP, São Paulo, 1976MONIZ, A.C. (Coord.) Elementos de Pedologia 459p. Ed. Polígono/ EDUSP, São Paulo, 1972.SUGUIO, K. Introdução à Sedimentologia Cap. 1 ao 3, 1-174, Ed. Edgard Blücher/EDUSP, São Paulo, 1973.VETTORI,L. Métodos de análise do solo Min. da Agric., Bol. Técn. No 7, 19 p., Rio de Janeiro, 1969.Paulo, Livraria Martins Fontes, 1987. (Col. Psicologia e Pedagogia).