Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Informática Biomédica
 
Disciplina: IBM1068 - Técnicas Quantitativas Aplicadas a Neuroimagem Estrutural
Quantitative Techniques applied to Structural Neuroimaging

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Proporcionar aos alunos conhecimentos nas técnicas de avaliação quantitativa de imagem médica, com ênfase na neuroimagem por ressonância magnética incluindo segmentação da imagem, relaxometria, transferência de magnetização e imagem funcional, reconstruções MIP e MPR.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1068703 - Luiz Otavio Murta Junior
 
Programa Resumido
a informar.
 
 
 
Programa
Revisão de conceitos de formação da imagem em ressonância magnética (RM). Revisão da anatomia do encéfalo e de anatomia da imagem por RM. Revisão de vascularização do encéfalo e imagem de angiografia por RM. Segmentação manual e automatizada da imagem estrutural. Tempo de relaxação, relaxometria e extração de informações por região de interesse. Princípios físicos da transferência de magnetização e técnica semi-quantitativa. Princípios de imagem funcional pela técnica BOLD e processamento da imagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e aulas práticas de exercícios propostos
Critério
Serão atribuídas notas a exercícios e trabalhos práticos executados durante as aulas expositivas e fora delas. A nota final será calculada pela média ponderada das notas obtidas do decorrer do semestre.
Norma de Recuperação
Uma prova escrita na primeira semana de aula do semestre letivo, respeitado o horário das disciplinas do semestre anterior. O aluno será aprovado somente se obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
1. R B Buxton. Na Introduction to Functional Magnetic Resonance Imaging: Principles and Techniques. Cambridge university Press, 2000.2. P Jezzard (editor). Functional Magnetic Resonance Imaging: An Introduction to Methods. Oxford University Press, 2001.3. The functional MRI network. http://www.fmri-network.com/4. National Library of Medicine Insight Segmentation and Registration Toolkit (ITK). http://www.itk.org/
 

Clique para consultar os requisitos para IBM1068

Clique para consultar o oferecimento para IBM1068

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP