Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0004 - Inovação e Empreendedorismo
Innovation and Entrepreneurship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1. Conceituar o processo de estruturação de startups visando explorar as oportunidades relacionadas com a resolução de problemas complexos. 2. Conceituar e aplicar as principais abordagens da estratégia, de marketing, de design thinking, do canvas e da startup enxuta. 3. Apresentar e aplicar ferramentas e métodos para a prototipação rápida. 4. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento integrado de produtos e serviços. 5. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para a estruturação de empreendimentos de base tecnológica. 6. Promover o trabalho em equipes multidisciplinares de maneira efetiva. 7. Promover o alinhamento dos empreendimentos resultantes com aceleradoras e incubadoras. 1 Conceptuailze the process of structuring startups with focus on exploring emerging opportunities related with the resolution of complex engineering problems. 2 Conceptualize and implement design thinking, Business Model Canvas and Lean Startup approaches. 3 Present and apply tools and methods for rapid prototyping. 4 Present and apply methods, techniques and tools for the integrated development of products and services. 5 Present and apply methods, techniques and tools for structuring technology-based enterprises. 6 Promote team work in multidisciplinary environments. 7 Promote the alignment between resulting projects and accelerators and incubators.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
486545 - André Leme Fleury
2179042 - Geciâne Silveira Porto
2084791 - Luiz Henrique Catalani
 
Programa Resumido
Estratégia: 5 forças competitivas, análise swot, estratégias genéricas, estratégia do oceano azul, fundamentos em marketing. design thinking: definição do desafio estratégico, imersão, ideação, prototipação; business modelcanvas; aprendizagem validada; fases de desenvolvimento de startups; Strategy: 5 competitive forces, swot analysis, generic strategies, blue ocean strategy, marketing fundamentals. design thinking: defining the strategic challenge, immersion, ideation, prototyping; modelcanvas business; validated learning; development phases of startups;
 
 
 
Programa
1.Estratégia 2. Design Thinking 3. Business ModelCanvas 4. Lean Startup 5. Gestão de processos 6. Gerenciamento ágil de projetos 7. Prototipação rápida. Syllabus 1. Strategy 2. Design Thinking 3. Business ModelCanvas 4. Lean Startup 5. Process management 6. Agile project management 7. Rapid prototyping
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso é composto por aulas teórico-práticas, pelo desenvolvimento de uma startup em equipe e pela realização das atividades a distância. O empreendimentos deve buscar explorar a oportunidade resultante da resolução de um problema real, complexo e multidisciplinar. O projeto deve resultar em solução viável tanto tecnicamente como economicamente. O resultado final do projeto é um protótipo funcional e o plano de negócios completo da startup. A avaliação é composta pela apresentação do projeto presencialmente, pela avaliação do projeto completo do empreendimento e de seu protótipo e pela frequência virtual, definida como sendo o número de atividades virtuais validadas pelo Tutor e entregues dentro do prazo, dividido pelo número total de atividades propostas
Critério
M = 0,2 * V + 0,3 * A + 0.5 * P onde : M = Média final P = Nota do projeto; 0 <= P <= 10 A = Nota da apresentação presencial; 0 <= A <= 10 V = Média das atividades virtuais validadas pelo Tutor; 0 <= V<= 10
Norma de Recuperação
Disciplina sem recuperação.
 
Bibliografia
     
Blank. S. The four steps to the epiphany. 2013 Blank. S. Why the lean startup changes everything. Harvard Business Review, 2013 Blank. S. Embrace failure to start up success. Nature, 2011 Blank, S.; Dorf, B. The startup owner’s manual. K&S Ranch, 2012 Brown, T. Design Thinking. Harvard Business Review, june 2008 Brown, T. Design Thinking. Elsevier, 2010 Croll; A. Yoskovitz, B. Lean Analytics. O´Reilly, 2012 Gothelf, J.; Seiden, J. Lean UX. O’Reilly, 2012 IDEO, Design thinking for educators toolkit, 2012 IDEO. Human Centered Design. 2ª Edição Osterwalder, A.; PIigneur, Y. Business model generation. 2010 Rex, H.; Pyla, P. The UX Book. Elsevier, 2012, Ries, E. The Lean Startup. Crown Business, 2011 Vianna, M.; Vianna, Y.; Adler, I.; Lucena, B.; Russo, B. Design Thinking. MJV Press, 2011
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0004

Clique para consultar o oferecimento para PRG0004

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP