1. Conceituar empreendedorismo e sua evolução. 2. Conceituar as diferentes abordagens empreendedoras e suas aplicações. 3. Apresentar as principais iniciativas de estímulo e suporte ao empreendedorismo na USP. 4. Apresentar casos de sucesso de empreendedores da USP 5. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para conceituar novos empreendimentos. 6. Apresentar resultados obtidos e promover o desenvolvimento de potenciais empreendedores
Empreendedorismo; inovação; ecossistemas; design thinking; empreendedorismo direcionado por hipóteses; prototipação rápida; desenvolvimento de produtos; big data; financiamento de empreendimentos.
1. Empreendedorismo 2. Inovação 3. Ecossistemas de inovação 4. Design Thinking 5. Empreendedorismo direcionado por hipóteses 6. Prototipação rápida 7. Desenvolvimento de produtos 8. Big data e analytics 9. Empreendimentos nas diferentes áreas de conhecimento da USP 10. Casos de sucesso de emrpreendedores da USP 11. Financiamento de empreendimentos
Blank. S. Why the lean startup changes everything. Harvard Business Review, 2013 Brown, T. Design Thinking. Harvard Business Review, june 2008 Dolabela, Fernando. O segredo de Luisa. Ed. Sextante, 2008 Fleury, M.T.; Fleuy, A. Construindo o Conceito de Competência. RAC, 2001 Kim, W.; Mauborgne, R. Blue Ocean Strategy. Harvard Business Review, october 2008 Osterwalder, A.; PIigneur, Y. Value Proposition Design. 2015 Porter, M. The Five Competitive Forces That Shape Strategy. Harvard Business Review, january 2003 Ries, E. The Lean Startup. Crown Business, 2011