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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0007 - Carreiras Contemporâneas: Teorias e Aplicações
Contemporary Careers: Concepts and Uses

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Tem como objetivos: Sensibilizar os alunos para a importância do protagonismo na gestão da carreira; Oferecer ferramentas e orientações para que os alunos reflitam sobre suas carreiras; Contribuir para o autoconhecimento necessário para o planejamento e desenvolvimento da trajetória profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1849068 - Tania Casado
 
Programa Resumido
A disciplina é composta por um conjunto de videoaulas e atividades presenciais, oferecidas aos alunos de todas as unidades e campi da USP. As atividades presenciais privilegiarão as especificidades de cada campus, proporcionando por um lado diversidade de experiências e, por outro, customização às necessidades de cada campus. O conhecimento teórico será transmitido, principalmente, por videoaulas, diagnósticos individuais, palestras, estudo da bibliografia e exercícios em grupo. As atividades presenciais utilizarão técnicas de discussões em grupos e vivências em diferentes modalidades.
 
 
 
Programa
Parte Teórica: serão apresentados os novos conceitos de carreiras, enfatizando o papel da pessoa no desenvolvimento de sua carreira. A introdução abordará as transformações dos modelos de carreiras ao longo do tempo e os modelos contemporâneos de carreiras: Carreiras sem Fronteiras; Carreiras Proteanas e Carreiras Inteligentes - knowing-why; knowing-how; knowing-whom. Parte Prática: diagnósticos individuais - Diagnóstico de Tipos Psicológicos e Âncoras de Carreira. Oficinas de planejamento de carreira. Planejamento Centrado na Pessoa: análise de pontos fortes e fracos, elaboração de metas e definição de prazos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aproveitamento da disciplina será realizada por meio do conjunto de atividades a distância e presenciais, a saber: diagnósticos individuais, participação do aluno em oficinas, seminários e palestras de conteúdos relacionados à disciplina, bem como elaboração do plano de carreira.
Critério
A nota final será a soma das notas ponderadas das diversas atividades avaliativas mencionadas. A frequência será controlada pelos acessos às videoaulas, pela realização dos questionários avaliativos (diagnósticos), pela participação nas atividades, e pela presença nos seminários e palestras.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Arthur, M.B, Khapova, S. & Richardson, J. (2017) An Intelligent Career: Taking Ownership of Your Work and Your Life, Oxford University Press. Arthur, M. B. & Poulsen, K. M. Intelligent Career Navigation. Arthur, M. B, Claman, P. H.& DeFillippi, R. J. (1995) Intelligent enterprise, intelligent career. Academy of Management Executive, v. 9, n.4, pp. 7-20. Arthur, M. B.; Rousseua, D. M. (1996). The boundaryless career: a new employment principle for a new organizational era. New York: Orford, University Press. Bailyn, L. (1993). Individual Constraints – Occupational Demands on Private Life. In: Breaking the Mold: Redesigning Work for Productive and Satisfying Lives. Free Press. Bailyn, L.; Drago, R. & Kochan, T. (2001). Integrating Work an Family Life – A Holistic Approach. MIT, Sloan School of Management. Bailyn, L.& Harrington, M. (2010). Redesigning work for work-family integration. Community, Work & Family, v. 7, n. 2. Bailyn, L. (1970). Career and Family Orientations of Husbands and Wifes in Relation to Marital Happiness.Human Relations, v. 23, n. 2, pp. 97-113. Bailyn, L. (2003) Academic Careers and Gender Equity: Lessons Learned from MIT. Gender, Work and Organization, v. 10, n. 2, pp. 137-153. Briscoe, J. , Mayhofer, W & Hall, T. D. Careers Around the World. Briscoe, J.; Hall, D. T. & DeMuth, R. L. F. (2006) Protean and boudaryless career: an empirical exploration. Journal of Vocational Behavior, 69, pp. 30-47. Casado, T. (1993) Tipos Psicológicos e estilos de comportamento motivacional: o diálogo entre Jung e Fromm. 135p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. Casado, T. (1998) Tipos Psicológicos: Uma Proposta de Instrumento para Diagnóstico do Potencial Humano nas Organizações. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. Chandler, D. E.; Kram, K. (2010) Enlisting Others in your development as a leader. In: Rothstein, M. G.; Burke, R. J. Self-Management and Leadership Development. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing. Chandler, D. E.; Kram, K. & Yip, J. (2011) An Ecological Systems Perspective on Mentoring at Work: A Review and Future Prospects. The Academy of Management Annals, v. 5, n.1, pp. 519-570. Cloninger, S. (2012) Theories of Personality: Understanding Persons. 6th ed.Pearson. Hall, D.T. (1996) Protean Careers of the 21st Century. Academy of Management Executive, v. 10, n.4, pp. 8-16. Hall, D.T. (2002) The Study of Careers. In: Careers in and out of organizations. London: Sage. Hall, D.T. (2002). The Protean Career Contract. In: Careers in and out of organizations. London: Sage. Hugues, E C. (1937) Institutional Office and the Person. American Journal of Sociology, v. 43, No. 3, pp. 404-413. Jung, C. G.. (1967) Tipos psicológicos. Rio de Janeiro: Vozes. Kram, K. & Higgins, M. (2009) A New Mindset on Mentoring: Creating Developmental Networks at Work. MITSloan Management Review, pp. 1-6. Maniero, L. A.& Sullivan, S. E. (2005) Kaleidoscope careers: An alternate explanation for the “opt-out” revolution. Academy of Management Executive, Vol. 19, No. 1
 

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