Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0009 - Introdução a Cloud Services Usando Swift com Ênfase em IoT
Introduction to cloud services using Swift with emphasis on IoT

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
O objetivo do curso é estimular a integração de desenvolvimento de produtos com ciência, tecnologia, eletrônica. Pretendemos construir capacidade nos alunos na linguagem Swift para iOS com ênfase em IoT. O curso permitirá aos alunos desenvolverem suas idéias através da construção de protótipos no Hackatruck “espaço maker”. Os projetos deverão ter conexão com as áreas de saúde, educação, IoT /indústria 4.0, varejo, segurança, mobilidade urbana, agro e sustentabilidade.
 
The goal of the course is to stimulate the integration of product development with science, technology, electronics. We intend to build capacity for the students in Swift language for iOS with emphasis on IoT. The course will allow students to develop their ideas by building prototypes in the Hackatruck "space maker". The projects shall be connected to the areas of health, education, IoT / industry 4.0, retail, security, urban mobility, agriculture and sustainability.
 
 
Programa Resumido
Os alunos aprenderão a metodologia DevOps, utilizando IBM Cloud, Watson (inteligência artificial), IoT e Swift para a plataforma iOS. O “espaço maker” conta com ferramentas e dispositivos para os alunos materializarem suas ideias, incluindo bancadas com ferramentas, Cortadora Laser, Rasberry PI, Impressoras 3D, Router CNC, e Sensores.

O curso inclui por 100 horas de aulas distribuídas em 5 semanas para 2 turmas de 21 alunos cada: uma de segunda a sexta entre 13h-17h, e outra de segunda a sexta entre 18h-22h. O curso será realizado ente setembro e outubro.

A seleção dos estudantes para o curso será feita por uma fase pré-curso, oferecida na plataforma EaD do Instituto Eldorado, aberta a todos os candidatos a qual, por si, outrogará uma certificado do Instituto Eldorado aos que cumprirem os critérios mínimos (aproveitamento > 70%), sejam este selecionados ou não para a disciplina. Essa fase de seleção consiste de 65h distribuídas por 5 semanas.
 
Students will learn the DevOps methodology, using IBM Cloud, Watson (artificial intelligence), IoT and Swift for the iOS platform. The "space maker" has tools and devices for the students to make their ideas real, including workbenches with tools, Laser Cutting machines, Rasberry PI, 3D Printers, CNC Routers, and Sensors. The course includes 100 hours distributed in 5 weeks for 2 classes of 21 students each: one from Monday to Friday between 13h-17h, and another from Monday to Friday between 18h-22h. The course will begin in September. The selection of the students for the course will be made through a pre-course, offered in the platform EaD of the Eldorado Institute, open to all the candidates. The pre-course will grant a certificate of the Eldorado Institute to those that meet the minimum criteria (grade over 70%). This selection phase consists of 65 hours distributed over 5 weeks.
 
 
Programa
1. Swift (4h)							
- Variáveis e constantes
- Operações básicas
- Coleções
- Estruturas de controles
- Funções e Closures
- Enumerations, Classes, and Structs
- Protocolos
2. UIKit (12h)								
- UILabel
- UIImageView
- UITextField
- UITableView
- UITableViewCell
- StackViews
- Constraints
- UINavigationController, Push Navigation, Modal Navigation 
- UITabBar
- Segue
3. CoreLocation/MapKit (4h)      						
- MapKit							
- MKMapView							
- MKAnnotationView 						
- MKUserLocation							
- CLLocationManager 						
- CLLocation							
- UIGestureRecognizer						
- UILongPressGestureRecognizer					
4. CBL (Challenge Based learning) (4h)      					
- Engajamento						
- Investigação						
- Ação							
5. Mini desafio (30h)      						
6. Bluemix (34h)							
- Bluemix 101 e Node.js Apps					
- HTTP Request e JSON						
- Node-Red							
- Watson							
- Serviços Cognitivos						
- Text to Speech							
- Speech to Text							
- Conversation							
- IOT								
- Plataforma do Watson para IOT					
- Boilerplate							
- MQTT								
- Práticas com IOT							
7. Práticas Equipamentos (12h)      						
- Prática com Cortadora a Laser e Impressora 3D				
- Prática com a Router CNC – Usinando um objeto		
- Práticas com equipamentos Bosch/Dremel
 
1. Swift (4h) - Variáveis e constantes - Operações básicas - Coleções - Estruturas de controles - Funções e Closures - Enumerations, Classes, and Structs - Protocolos 2. UIKit (12h) - UILabel - UIImageView - UITextField - UITableView - UITableViewCell - StackViews - Constraints - UINavigationController, Push Navigation, Modal Navigation - UITabBar - Segue 3. CoreLocation/MapKit (4h) - MapKit - MKMapView - MKAnnotationView - MKUserLocation - CLLocationManager - CLLocation - UIGestureRecognizer - UILongPressGestureRecognizer 4. CBL (Challenge Based learning) (4h) - Engajamento - Investigação - Ação 5. Mini desafio (30h) 6. Bluemix (34h) - Bluemix 101 e Node.js Apps - HTTP Request e JSON - Node-Red - Watson - Serviços Cognitivos - Text to Speech - Speech to Text - Conversation - IOT - Plataforma do Watson para IOT - Boilerplate - MQTT - Práticas com IOT 7. Práticas Equipamentos (12h) - Prática com Cortadora a Laser e Impressora 3D - Prática com a Router CNC – Usinando um objeto - Práticas com equipamentos Bosch/Dremel Syllabus 1. Swift (4h) - Variables and Constants - Basic Operators - Collections - Control Structures - Functions and Closures - Enumerations, Classes, and Structs - Protocols 2.UIKit (12h) - UILabel - UIImageView - UITextField - UITableView - UITableViewCell - StackViews - Constraints - UINavigationController, Push Navigation, Modal Navigation - UITabBar - Segue 3. CoreLocation/MapKit (4h) - MapKit - MKMapView - MKAnnotationView - MKUserLocation - CLLocationManager - CLLocation - UIGestureRecognizer - UILongPressGestureRecognizer 4. CBL (Challenge Based learning) (4h) - Engage - Investigate - Act 5. Mini Challenge (30h) 6. Bluemix (34h) - Bluemix 101 and Node.js Apps - HTTP Request and JSON - Node-Red - Watson - Cognitive services - Text to Speech - Speech to Text - Conversation - IOT - Watson platform for IOT - Boilerplate - MQTT - Practice IOT 7. Device practice (12h) - Practice with laser cutting machine and 3D printer - Practice with Router CNC - Practice with Bosch/Dremel dvices
 
 
Avaliação
     
Método
A presença nas 25 aulas será verificada. Os estudantes trabalharão com o desenvolvimento de um projeto para criação de um protótipo de app. A avaliação será composta pela participação e pela apresentação do protótipo de app (“Pitch”).
Critério
Presença e notas para a a qualidade e apresentação do protótipo de app.
Norma de Recuperação
Disciplina sem recuperação.
 
Bibliografia
     
Azraq, A et al. 2018. Essentials of Application Development on IBM Cloud. IBM Redbooks. Disponível em: http://www.redbooks.ibm.com/redbooks/epubs/sg248374.epub 
Devezas, T.; Leitão, J. & Sarygulov, A. 2017. Industry 4.0 - Entrepreneurship and Structural Change in the New Digital Landscape. 1st edition. Springer.
Eidhof, C. et al. 2018. App Architecture - iOS Application Design Patterns in Swift. Objc.io. 
Greengard, S. 2015. The Internet of Things, 1st edition. MIT Press.
Filatro, A. 2008. Design Instrucional na Prática. 1ª edição. Prentice Hall.
Harasim, L. et al. 1995. Redes de aprendizagem - Um guia para ensino e aprendizagem on-line. 1ª edição. Editora Senac.
Hodell, C. 2006. Isd from the ground up. A no-nonsense approach to instructional design. 4th Edition. Kobo Editions.
IBM. IBM Watson Discovery Service API. Disponível em: https://cloud.ibm.com/apidocs/discovery.
Kranz, M. 2016. Building the Internet of Things: Implement New Business Models, Disrupt Competitors, Transform Your Industry. John Wiley & Sons.
Nichols, M.H., Cator, K. 2008. Challenge Based Learning White Paper. Cupertino, California: Apple, Inc. Disponível em: .
Oliveira, S. 2017. Internet das Coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi. Novatec.
Pallof, R.M. & Keith, P. 2004. O Aluno Virtual - Um Guia para Trabalhar com Estudantes On-Line. 1ª Edição. Tradução de: Vinicius Figueira. Editora Artmed.
Santos, E. & Silva, M. 2003. Avaliação da aprendizagem em educação online - Fundamentos interfaces e dispositivos relatos de experiências. 1ª edição. Editora Loyola.
Swift.org. 2019. The Swift Programming Language – SWIFT 5. Disponível em: https://docs.swift.org/swift-book/
Verona, J. 2018. Practical DevOps - 2nd edition. Packt.
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0009

Clique para consultar o oferecimento para PRG0009

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP