Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0013 - Álcool e Segurança Pública
Alcohol and Public Safety

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina proporciona ao estudante uma visão ampla e interdisciplinar a respeito do consumo de álcool e sua relação com a saúde e sociedade, aprofundando em suas implicações na segurança pública. O objetivo principal é sensibilizar e capacitar agentes de segurança pública quanto às abordagens e especificidades legais do consumo e da venda de álcool na sociedade, a partir de proposições reflexivas e preventivas para a prática desses profissionais frente a situações associadas ao uso nocivo de álcool. Objetivos específicos: a)apresentar um panorama atualizado sobre o uso do álcool e seu impacto na saúde e na sociedade; b) aprimorar o conhecimento de agentes de segurança pública frente a questões biológicas e sociais do consumo dessa substância; c) possibilitar a criação ou implementação de uma linguagem comum entre esses profissionais; d) capacitá-los para situações nas quais necessitem abordar adultos e jovens alcoolizados, assim como estabelecimentos que vendem bebidas ilegais ou para menores de 18 anos de idade; d) incentivar ações de prevenção e intervenção do uso nocivo de álcool.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091250 - Arthur Guerra de Andrade
3230041 - Leandro Piquet Carneiro
 
Programa Resumido
A disciplina está estruturada em videoaulas com diversos temas relacionados ao consumo de álcool e suas consequências à saúde e sociedade, possibilitando a discussão qualificada das questões referentes à relação entre o consumo e a venda dessa substância e a atuação de agentes de segurança pública. Os temas serão abordados de maneira acessível e reflexiva por especialistas de diferentes áreas do conhecimento, tanto da saúde como da segurança pública. O curso contará com 33 videoaulas de aproximadamente 15 min cada. Inicialmente será ministrada uma aula introdutória (Álcool e Segurança Pública), apresentando o curso, seus objetivos e os aspectos mais importantes a serem considerados em cada bloco. Em seguida, as aulas serão divididas em quatro grupos temáticos: 1) Álcool e saúde: com 16 videoaulas destinadas à apresentação do panorama geral do álcool no Brasil e no mundo, definições e aspectos importantes para a compreensão das implicações dos efeitos do álcool na saúde; 3) Álcool e sociedade: com 4 videoaulas sobre temas relacionados aos desdobramentos do consumo de álcool na sociedade, e; 4) Álcool e segurança pública: com 12 videoaulas direcionadas a agentes de segurança pública, nas quais serão trabalhadas as questões legais do consumo e venda do álcool, assim como as normas e procedimentos técnicos para ações policiais. Ao final da disciplina, a partir do conhecimento adquirido das videoaulas e do estudo de materiais complementares, os estudantes serão incentivados a aplicar as práticas de abordagem e intervenção, no sentido de prevenção do uso nocivo de álcool, em sua rotina de trabalho e, assim, promover saúde e segurança.
 
 
 
Programa
• APRESENTAÇÃO DO CURSO ÁLCOOL E SEGURANÇA PÚBLICA; • BLOCO I - ÁLCOOL E SAÚDE: Panorama do consumo de álcool no Brasil; Principais conceitos: dose padrão e padrões de consumo; Consumo moderado de álcool; Existe benefícios do consumo de álcool?; Álcool zero: restrições de consumo (quando não é recomendado o consumo de álcool); Por que crianças e adolescentes não devem beber?; Efeitos do álcool no organismo; Fatores que influenciam os efeitos do álcool; Quando o álcool pode ser um problema; Blecaute alcoólico; Ressaca; Álcool e esportes/atividades físicas; Álcool ilegal; Álcool e mulher; Álcool e homem; Álcool e minorias sexuais; • BLOCO II - ÁLCOOL E SOCIEDADE: Álcool e consequências à sociedade; Bebida e direção; Álcool e violência; Políticas públicas sobre o consumo de álcool; • BLOCO III - ÁLCOOL E SEGURANÇA PÚBLICA: Papel das instituições de justiça criminal diante do consumo nocivo de álcool; Legislação brasileira sobre álcool e trânsito; Legislação brasileira sobre consumo de álcool por menores de 18 anos; Legislação brasileira sobre consumo de álcool: outros aspectos; Álcool, desordem urbana e segurança pública; Abordagem de indivíduos com alcoolemia positiva na direção de veículos; Beber e dirigir: modelos de operação e controle de trânsito; Abordagem de pontos de venda e oferta de álcool para menores de 18 anos; Controle da oferta de álcool em áreas públicas e em grandes eventos; Fluxo do atendimento policial em casos de alcoolemia positiva: adultos; Fluxo do atendimento policial em casos de alcoolemia positiva: menores; Desafios na implementação de políticas públicas na área de segurança e justiça.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação constará de um conjunto de atividades a distância e presencial, envolvendo questionários sobre cada videoaula (questões de múltipla escolha a serem respondidas ao final de cada videoaula, sobre o assunto discutido, a fim de promover melhor fixação do conteúdo), participação presencial do aluno em seminário sobre “Álcool e segurança pública”, em data oportuna, e prova objetiva de múltipla escola (avaliação final).
Critério
O cálculo da nota final se dará pela soma das notas ponderadas das diversas atividades avaliativas (questionários e avaliação final). A frequência será controlada pelos acessos às videoaulas, questionários avaliativos e participação presencial no seminário.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
- ANDRADE, A.G. et al. I Levantamento nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários das 27 capitais brasileiras, Brasília, SENAD, 2010 - ANDRADE, A.G. et al. Álcool e suas consequências: uma abordagem multiconceitual, Barueri, SP, Minha Editora, 2009 – ARCR (Alcohol Research: Current Reviews) editorial staff. Drinking patterns and their definitions, v.39, n.1, 2018 – BAUER, J. Álcool, cigarro e drogas. Bate-papo com Jairo Bauer, 1ª edição, São Paulo, Panda Books, 2013 - CARNEIRO, L., & BONDAROVSKY, B. 2015. Políticas de Controle da Desordem Urbana: A Experiência das Unidades de Ordem Pública na Cidade do Rio de Janeiro. Revista De Cultura E Extensão USP, 14, 109-121 - CISA. Álcool e a saúde dos brasileiros, Panorama 2019, Brasil, 2019 – DA SILVA, A.D. A Trajetória de Mulheres Usuárias de Álcool e/ou Outras Drogas. Paco Editorial, 2016 - IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde do Escola - PeNSE 2015. Rio de Janeiro-RJ, 2016 – KLATSKY, A. L. Alcohol and cardiovascular diseases: where do we stand today? Journal of Internal Medicine, v. 278, n. 3, 2015 – LIMA, MEA, LEAL, RMAC. Álcool e trabalho: revisitando conceitos à luz de novas descobertas, 1ªed, Juruá, 2015 - MACINKO, J. et al. Patterns of alcohol consumption and related behaviors in Brazil: evidence from the 2013 National Health Survey (PNS 2013), PLOS ONE, v. 10, n.7, 2015 – NIAAA. Alcohol Alert no. 72 - Alcohol metabolism: an update, 2007 – NIAAA. Underage Drinking, 2017 –OLIVEIRA, N. et al. A lei seca, impactos econômicos e a contribuição do seguro, Rio de Janeiro, 2018 –OMS. Global strategies to reduce harmful use of alcohol, Genebra, 2010 – OMS. Self-help strategies for cutting down or stopping substance use: a guide, Genebra, 2010 – OMS. Global status report on alcohol and health 2018, Genebra, 2018 – OMS. Global status report on road safety 2018, Genebra, 2018 - PECHANSKY, F. et al. Aperfeiçoamento em técnicas para fiscalização do uso de álcool e outras drogas no trânsito brasileiro, Brasília, SENAD, 2014 – SANCHEZ, Z. M. A prática de binge drinking entre jovens e o papel das promoções de bebidas alcoólicas: uma questão de saúde pública. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 26, n. 1, p. 195-198,2017.
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0013

Clique para consultar o oferecimento para PRG0013

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP