Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0014 - Negociações Internacionais
International Negotiations

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
O objetivo do curso é oferecer formação básica e avançada para alunos de graduação em temas das negociações em geral e, em particular, voltadas para as negociações internacionais. O curso combina elementos teóricos e conceitos utilizados no campo das negociações e tarefas práticas que servem, ao mesmo tempo para interessados em atuar tanto no setor privado, quanto no setor público. Serão apresentados os principais conceitos, abordagens, métodos e técnicas de negociações. Espera-se que, por meio da apresentação dos principais instrumentos, os participantes aprimorem habilidades necessária em processos de negociações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
102122 - Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira
2795189 - Janina Onuki
2112930 - João Paulo Candia Veiga
3495374 - Pedro Feliú Ribeiro
 
Programa Resumido
Atualmente não há como isolar um processo de negociação das influências externas. Conhecer a formulação de estratégias, a utilização de táticas, instrumentos de barganha e conhecer diferenças dos perfis dos negociadores e questões culturais. Buscando modelos de estudos do exterior, como o Modelo Harvard de Negociações, a proposta do curso é oferecer um panorama completo dos estudos, acompanhamento dos processos e aperfeiçoamento dos instrumentos de atuação no campo das negociações e da tomada de decisões.
 
 
 
Programa
1 - Elementos conceituais de um processo de negociação 2 - Como caracterizar um processo de negociação/negociação internacional 3 - Principais elementos de uma barganha 4 - Métodos e técnicas de barganha 5 - A influência da cultura nos processos de negociações 6 - Modelo Harvad de Negociações (The Program on Negotiation - PON) 7 - Jogos de Dois Níveis (J2N) 8 - Mediação e resolução de conflitos nas instituições 9 - Teoria de coalizões e negociações multilaterais 10 - Modelos de decisão em situações de incerteza 11 - Dinâmicas e simulações em negociações bilaterais e multilaterais
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação constará de um conjunto de atividades presenciais e à distância: questionários sobre as videoaulas, fórum temático, participação em seminários e palestras de contéudos relacionados aos da disciplina, elaboração de texto analítico de um processo de negociação, revisão dos textos produzidos pelos colegas de turma (avaliação paritária), elaboração de recursos voltados à difusão de conhecimentos (vídeos, podcast, redes sociais, e outros). A programação das atividades avaliativas será divulgada aos alunos no início da disciplina.
Critério
A nota final será a soma das notas ponderadas das diversas atividades avaliativas com nota. A frequência será controlada pelos acessos às videoaulas e questionários avaliativos, assim como pela participação em fóruns, seminários e palestras e na revisão dos textos por pares.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Oliveira, Amâncio & Onuki, Janaina (2015). Capacitação em Negociações Internacionais. São Paulo: Editora Global Press. Oliveira, Amâncio (2020). Negociações Internacionais: conceitos, técnicas e caos. São Paulo: EDUSP.
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0014

Clique para consultar o oferecimento para PRG0014

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP