Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0015 - Para Entender o Sistema de Saúde no Brasil
Understanding the Brazilian Health System

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1) Garantir a capacitação profissional com senso crítico, autonomia e discernimento sobre o funcionamento e os desafios do sistema de saúde no Brasil; 2) Conhecer, compreender e avaliar as políticas de saúde, os tipos de sistemas de saúde, os modelos de gestão e organização dos serviços, os recursos humanos, a informação e as tecnologias em saúde; 3) Reconhecer a condição e o papel de profissionais em formação, que estarão futuramente inseridos e posicionados no sistema de saúde brasileiro; 4) Estabelecer a importância de tomadas de decisão profissionais, com base na análise crítica e contextualizada das evidências científicas sobre o sistema de saúde; 5) Articular a formação na graduação e o futuro exercício profissional com as políticas e o sistema de saúde, com o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender às necessidades sociais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3063924 - Mário César Scheffer
 
Programa Resumido
Sistemas de saúde comparados (concepção, funções e diferenças entre países) ; Sistema Único de Saúde – SUS (história, princípios, políticas, organização e financiamento); Setor privado da saúde (planos e seguros de saúde, complexo industrial, tecnologias, relações entre o público e o privado); Força de trabalho em saúde ( educação, formação interprofissional, competências e mercado de trabalho); Desafios atuais e perspectivas.
 
 
 
Programa
1. a fSistemas de Saúde 2. Políticas de Saúde 3. Sistema Único de Saúde 4. Financiamento da saúde 5. Planos e Seguros de Saúde 6. Como organizar um sistema de saúde: planejamento, gestão, regulação e avaliação 7. Vigilância em saúde e enfrentamento de epidemias 8. Situação de saúde: como adoecem e morrem os brasileiros 9. Medicamentos e assistência fSistemas de Saúde 10. armacêutica armacêutica 11. Recursos humanos: formação e trabalho em saúde 12. Prevenção e promoção da saúde 13. Informação e dados em saúde 14. Direito à Saúde, Participação e Comunicação 15. Complexo industrial e Tecnologias em saúde 16. Relações entre o público e o privado na saúde
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão usados testes de múltipla escolha com respostas comentadas ao final de cada módulo. Haverá também perguntas no formato de síntese e análise de aplicação sobre os conteúdos das aulas, exercícios e outras atividades do curso, como leituras complementares e vídeos.
Critério
Será considerado aprovado o aluno que concluir os módulos com frequência nas atividades online de pelo menos 75%, e responder aos testes com pelo menos 70% de acerto.
Norma de Recuperação
Os alunos que não alcançarem critérios de aprovação terão oportunidade de esclarecimento de dúvidas e realização de um novo teste, num prazo de 30 dias.
 
Bibliografia
     
SCHEFFER, Mario C., and F. M. A. Aith. "O sistema de saúde brasileiro." Clínica Médica 1 FMUSP (2016), 355-365 PAIM, Jairnilson, et al. "O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. 2011.“ The Lancet (2012),11-31. OBS: Serão disponibilizados textos e artigos originais produzidos para a Disciplina
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0015

Clique para consultar o oferecimento para PRG0015

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP