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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0021 - Educação, Saúde e Assistência Social: Redes Complementares na Proteção Social Básica
Education, Health and Social Assistance: Complementary Networks in Basic Social Protection

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
1. Analisar expressões na vida cotidiana do processo histórico das políticas sociais brasileiras.

2. Analisar o desenho das políticas sociais de Educação, Saúde e Assistência Social no Brasil e seus respectivos sistemas nacionais;

3. Analisar os limites e as possibilidades de experiências matriciais em território, envolvendo a unidade escolar e os serviços/equipamentos do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social;

4. Analisar a efetividade do direito em cada uma dessas políticas: gestão democrática, participação e controle popular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
461311 - Anna Luiza de Fatima Pinho Lins Gryschek
85941 - Cleide Lavieri Martins
79349 - Lisete Regina Gomes Arellaro
2089809 - Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares
5057761 - Marilia Cristina Prado Louvison
84853 - Sonia Maria Portella Kruppa
1975500 - Zilda Pereira da Silva
 
Programa Resumido
Esta disciplina visa a propiciar aos graduandos uma visão comparativa das políticas públicas de Educação, Saúde e Assistência Social, ressaltando a importância de políticas matriciais, que articulem essas áreas em práticas territoriais. São seus conteúdos principais : Direitos, Políticas Públicas e Estado. Processo histórico do desenvolvimento de políticas sociais no Brasil nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social. Justiça
Social. Territórios e a organização dos serviços de atendimento. Mecanismos de participação e controle popular. Gestão democrática.
 
 
 
Programa
O Programa terá como eixo a análise dos direitos sociais no Brasil, desenvolvendo os
seguintes conteúdos:

1. Direitos, Políticas Públicas e Estado;

2. Linhas gerais do processo histórico do desenvolvimento de políticas sociais no Brasil:
Objeto e objetivos da Educação, da Saúde Pública e da Assistência Social enquanto áreas de conhecimento e campos de intervenção; Justiça Social e Financiamento das áreas sociais.

3. Administração e composição do Estado Federativo no Brasil: Política Sociais e organização sistêmica; Arquitetura das políticas de Educação, Saúde e Assistência Social no Brasil e respectivos sistemas nacionais.

4. Territórios e Políticas: a organização dos serviços de atendimento.

5. Organização matricial das políticas sociais: limites e possibilidades.

6. Experiências de ações matriciais em território, envolvendo a unidade escolar e os serviços/equipamentos do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social.

7. Mecanismos de participação e controle popular em cada uma dessas três políticas e sistemas.

8. Metodologias de pesquisa-ação como estratégia propositiva de participação e controle popular na realização da gestão democrática dessas políticas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do desempenho do estudante, que tem como foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada por meio dos seguintes instrumentos: estudos dirigidos; relatórios; trabalhos em grupo e individuais.
Critério
Participação nas atividades propostas; Clareza e consistência nas argumentações; Domínio dos conceitos fundamentais do campo; Adequação às orientações estabelecidas para a realização dos trabalhos, especialmente, àqueles de análise dos problemas e soluções em processo junto a um território previamente definido.
Norma de Recuperação
Os estudantes que ficarem de recuperação farão prova e/ou trabalho proposto pelos docentes após o encerramento do período letivo regular, em período estabelecido por calendário dos cursos de graduação estabelecido pela USP. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) da nota anterior e da nota da recuperação.
 
Bibliografia
     
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THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
 

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