Desenvolver habilidades de liderança em estudantes de engenharia e ciências exatas, visando amplificar a participação da mulher no mercado de trabalho com igualdade de condições.
A disciplina tem por finalidade desenvolver conceitos e competências de liderança em alunas dos cursos de engenharia e de ciências exatas da Universidade de São Paulo, e proporcionar às participantes capacitação em conceitos e habilidades de liderança, por meio da vivência empresarial em um ambiente de aprendizagem. A disciplina deverá ser realizada em parceria com empresas de grande porte comprometidas com a diversidade.
Módulo 1 – O papel da mulher no mundo contemporâneo - Visão histórica do papel da mulher na sociedade ocidental; - O novo papel da mulher no mundo corporativo. Módulo 2 – Equipes e relações sociais no mundo corporativo - Conceito e fenômenos de grupo; - Papéis e estágios de desenvolvimento de grupos; - Conceito e formação de equipes; - Fases do desenvolvimento de equipes; - Barreiras no desenvolvimento de equipes; - Equipes de alta performance. Apresentação 1 - Apresentação de uma pré-proposta (“draft”) que vise à inserção de engenheiras e de profissionais (mulheres) de ciências exatas em posições gerenciais. A apresentação será avaliada pelas participantes da disciplina, professoras da USP e convidadas. Módulo 3 - A mulher no papel de líder - Mercado de trabalho: uma visão histórica; - A mulher no mercado de trabalho, com destaque para negras e trans; - História do conceito de liderança; - Teorias da liderança; - O papel dos líderes para equipes de alto desempenho; - Liderança e gerenciamento; - Líderes como agentes de mudança; - Relações transacionais e relações transformadoras; - Liderança e mudança organizacional; - O exercício permanente da liderança; - Liderança e gênero. Pitch final - Apresentação de um plano de ação (proposta final) que vise à inserção de engenheiras e de profissionais (mulheres) de ciências exatas em posições gerenciais. A apresentação será avaliada pelas participantes da disciplina, professoras da USP e convidadas Os módulos serão preferencialmente trabalhados na forma de mesas redondas com engenheiras e outras profissionais convidadas dos setores acadêmico e corporativo. Considerando que a disciplina é aberta a todos alunos dos diferentes cursos de engenharia e de ciências exatas da USP, as aulas serão ministradas de forma online, podendo ser adotado o sistema híbrido naquelas unidades que oferecerem infraestrutura física e de rede compatíveis.
GOLEMAN, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Objetiva, 2015. SCHERMERHORN JR, John R.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N. Fundamentos de comportamento organizacional. Bookman Editora, 2015. QUINN, Robert E. Competências gerenciais. Rio de Janeiro, Elsevier, 2018. AUER, Carlos. Breve história da mulher no mundo ocidental. São Paulo: Xamã; Ed. Pulsar, 2018. DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2007. Disponível em: shorturl.at/ezD26. HIRATA, Helena. Nova divisão sexual do trabalho? Um olhar voltado para a empresa e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2002. JONES, Jeffrey N. The influence of diverse youth development models on student engagement and academic outcomes. In: Handbook of Student Engagement Interventions. Academic Press, 2019. p. 297-308. Artigos recomendados: Abuwatfa, W.; Zamel, N.; Al-Othman, A. Lessons learned from the underrepresentation of women in STEM: AI-enabled solutions and more. Energy and AI, v. 5, p. 100086, 2021. DOI: 10.1016/j.egyai.2021.100086. EVANS, David P. Aspiring to Leadership… A Woman's World? Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 148, p. 543-550, 2014. HICKEY, Paul J.; CUI, Qingbin. Gender diversity in US construction industry leaders. Journal of Management in Engineering, v. 36, n. 5, p. 04020069, 2020. NELSON, Nancy; BRENNAN, Robert W. Diversity in engineering students: do they have different expectations of their learning experience? Procedia Manufacturing, v. 38, p. 671-679, 2019. URCIUOLI, Bonnie. Excellence, leadership, skills, diversity: Marketing liberal arts education. Language & Communication, v. 23, n. 3-4, p. 385-408, 2003.