Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0030 - Enfrentamento dos Desgastes da Vivência Universitária
Coping With the Suffering of the University Experience

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Elaborar propostas conjuntas para construção de estratégias para enfrentamento de desgastes e de suas implicações na formação universitária.


Objetivos específicos:

 - Discutir a juventude na contemporaneidade, sobretudo na universidade
 - Identificar e analisar fortalecimentos e desgastes advindos da vivência universitária
 - Elaborar propostas conjuntas de enfrentamento de desgastes durante a formação universitária.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4856875 - Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani
2949902 - Carla Andrea Trapé
331027 - Célia Maria Sivalli Campos
 
Programa Resumido
Juventude na contemporaneidade, Reprodução Social, Universidade e vivência universitária, Propostas para o aprimoramento da vivência universitária.
 
 
 
Programa
 - Juventudes na Contemporaneidade
 - A Universidade: de instituição social à organização social ● Vivência universitária
 - Educação emancipatória como instrumento de aprimoramento da vivência universitária
 - Estratégias de enfrentamento dos desgastes na universidade
 - Participação política e movimentos sociais como ferramentas para o enfrentamento dos desgastes
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realização de oficinas que utilizarão disparadores tais como questões norteadoras relacionadas aos desgastes a que estão submetidos os estudantes bem como filmes e textos pertinentes à temática.
Critério
O estudante será avaliado continuamente de duas formas: 1) pela participação nas atividades teóricas e práticas da disciplina por meio da elaboração de questões a serem debatidas durantes as aulas e 2) pelo desempenho na elaboração coletiva e apresentação das propostas de enfrentamento dos desgastes discutidos em sala de aula.
Norma de Recuperação
Estarão aptos a realizar recuperação os alunos que apresentem nota entre 3,0 e 4,9 e frequência igual ou superior a 70%.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA AH, TRAPÉ CA, SOARES CB. Educação em saúde no trabalho de enfermagem. In: Soares CB, Campos CMS, organizadoras. Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. 1ª.ed. São Paulo: Manole; 2013. p. 293-322.
CAMPOS CMS Desgastes e fortalecimentos de graduandos de enfermagem expressos em mídia social: uma análise potencializadora de ações de enfrentamento. Revista De Medicina, 98(2), 114-119., 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/155460
CHAUÍ M. A universidade operacional. 2011. Disponível em: https://www2.unifap.br/borges/files/2011/02/A-Universidade-Operacional-Marilena-Chau%c3%ad.pdf
FONAPRACE, IV Pesquisa do perfil do socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras-2014. Brasília: Fonaprace, 201. 291 p. Disponível em:
.
GAIOTTO EMG et al. Resposta a necessidades em saúde mental de estudantes universitários: uma revisão rápida. Rev Saude Publica. 2021.
ROCHA TA. O culto da performance: o novo modelo de trabalho do século XXI. Revista Sem Aspas , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 156–167, 2018. DOI: 10.29373/semaspas.unesp.v7.n1.jan/jun.2018.11330. Disponível em: .
SOARES CB. Consumo contemporâneo de drogas e juventude: a construção do objetodaperspectivadasaúdecoletiva[livredocência].SãoPaulo:Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2007.
VIANA N, SOARES CB, CAMPOS CMS. Reprodução social e processo saúde-doença: para compreender o objeto da saúde coletiva. In: Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. Barueri: Manole; 2013.
Referências Complementares
ACCORSI MP. Atenção psicossocial no ambiente universitário: um estudo sobre a realidade dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação – Universidade Federal de Santa Catarina 2015.
CAMBUÍ HA; NEME CMB. O sofrimento psíquico contemporâneo no imaginário coletivo de estudantes de Psicologia. Psicol. teor. prat., São Paulo , v. 16, n. 2, p. 75-88, ago. 2014 .Disponível em .
CHAUÍ M. Contra a universidade operacional e a servidão voluntária. Palestra de abertura do Congresso da Universidade Federal da Bahia. 14 de julho de 2016. Disponível em: https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/conhe%C3%A7a-palestra-contra-universidade-operacional-e-servid%C3%A3o-volunt%C3%A1ria. Acesso em: 15 jun. 2016.
TRAPÉ CA et al. Diálogo deliberativo sobre enfrentamento do sofrimento psíquico de universitários. São Paulo: FOUSP/EEUSP, 2022. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/07/1379474/dialogo_deliberativo_saude_ mental_universitarios.pdf
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0030

Clique para consultar o oferecimento para PRG0030

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP