Elaborar propostas conjuntas para construção de estratégias para enfrentamento de desgastes e de suas implicações na formação universitária. Objetivos específicos: - Discutir a juventude na contemporaneidade, sobretudo na universidade - Identificar e analisar fortalecimentos e desgastes advindos da vivência universitária - Elaborar propostas conjuntas de enfrentamento de desgastes durante a formação universitária.
Juventude na contemporaneidade, Reprodução Social, Universidade e vivência universitária, Propostas para o aprimoramento da vivência universitária.
- Juventudes na Contemporaneidade - A Universidade: de instituição social à organização social ● Vivência universitária - Educação emancipatória como instrumento de aprimoramento da vivência universitária - Estratégias de enfrentamento dos desgastes na universidade - Participação política e movimentos sociais como ferramentas para o enfrentamento dos desgastes
ALMEIDA AH, TRAPÉ CA, SOARES CB. Educação em saúde no trabalho de enfermagem. In: Soares CB, Campos CMS, organizadoras. Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. 1ª.ed. São Paulo: Manole; 2013. p. 293-322. CAMPOS CMS Desgastes e fortalecimentos de graduandos de enfermagem expressos em mídia social: uma análise potencializadora de ações de enfrentamento. Revista De Medicina, 98(2), 114-119., 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/155460 CHAUÍ M. A universidade operacional. 2011. Disponível em: https://www2.unifap.br/borges/files/2011/02/A-Universidade-Operacional-Marilena-Chau%c3%ad.pdf FONAPRACE, IV Pesquisa do perfil do socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras-2014. Brasília: Fonaprace, 201. 291 p. Disponível em: . GAIOTTO EMG et al. Resposta a necessidades em saúde mental de estudantes universitários: uma revisão rápida. Rev Saude Publica. 2021. ROCHA TA. O culto da performance: o novo modelo de trabalho do século XXI. Revista Sem Aspas , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 156–167, 2018. DOI: 10.29373/semaspas.unesp.v7.n1.jan/jun.2018.11330. Disponível em: . SOARES CB. Consumo contemporâneo de drogas e juventude: a construção do objetodaperspectivadasaúdecoletiva[livredocência].SãoPaulo:Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2007. VIANA N, SOARES CB, CAMPOS CMS. Reprodução social e processo saúde-doença: para compreender o objeto da saúde coletiva. In: Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. Barueri: Manole; 2013. Referências Complementares ACCORSI MP. Atenção psicossocial no ambiente universitário: um estudo sobre a realidade dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação – Universidade Federal de Santa Catarina 2015. CAMBUÍ HA; NEME CMB. O sofrimento psíquico contemporâneo no imaginário coletivo de estudantes de Psicologia. Psicol. teor. prat., São Paulo , v. 16, n. 2, p. 75-88, ago. 2014 .Disponível em . CHAUÍ M. Contra a universidade operacional e a servidão voluntária. Palestra de abertura do Congresso da Universidade Federal da Bahia. 14 de julho de 2016. Disponível em: https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/conhe%C3%A7a-palestra-contra-universidade-operacional-e-servid%C3%A3o-volunt%C3%A1ria. Acesso em: 15 jun. 2016. TRAPÉ CA et al. Diálogo deliberativo sobre enfrentamento do sofrimento psíquico de universitários. São Paulo: FOUSP/EEUSP, 2022. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/07/1379474/dialogo_deliberativo_saude_ mental_universitarios.pdf