Modalidade de oferecimento da disciplina: híbrida. Objetivo: Reconhecer a formação e a prática interprofissional como componentes para assegurar a qualidade da atenção à saúde. Objetivos específicos na perspectiva dos estudantes: a) Conhecer as semelhanças e diferenças entre os principais conceitos relacionados à educação e ao trabalho interprofissional em saúde; b) Compreender o imaginário social das profissões na área de saúde e sua relação com o trabalho interprofissional; c) Refletir sobre o cuidado em saúde na perspectiva interprofissional; d) Conhecer a regulação da formação e das profissões de saúde e sua relação com os desafios para fortalecer a educação e prática interprofissional em saúde.
No cenário atual internacional, a educação interprofissional (EIP) é reconhecida como componente de mudanças preconizadas na formação dos profissionais de saúde e na atenção à saúde, que têm por finalidade aumentar a resolubilidade da rede de serviços e a qualidade da assistência e cuidado à saúde. A literatura sobre EIP aponta que a formação dos profissionais deve contemplar tanto a construção da identidade profissional específica de cada área, quanto o aprendizado compartilhado com estudantes de outras áreas. Assim, a EIP busca desenvolver competências que envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes para o trabalho em equipe de saúde, centrado nas necessidades de saúde dos usuários dos serviços e população, com colaboração entre os diferentes profissionais. A EIP está orientada a prática interprofissional e encontra na atenção primária à saúde, caracterizada pela integralidade da saúde, interdisciplinaridade e intersubjetividade profissional – usuário, espaço privilegiado para a introdução precoce da temática na formação profissional em saúde.
1. Conceitos de Educação Interprofissional, Educação Interdisciplinar, Trabalho Interprofissional, Colaboração e Prática Colaborativa; 2. Imaginário social das profissões em saúde 3. Cuidado em saúde na perspectiva interprofissional 4. Regulação profissional em saúde.
Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade [online]. 2004, v. 13, n. 3 [Acessado 20 Outubro 2022] , pp. 16-29. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902004000300003 Cox M et al. Measuring the impact of interprofessional education on collaborative practice and patient outcomes. Journal of Interprofessional Care, 30 (1) (2016), pp. 1-3 Peduzzi M, Silva JAM, Leonello VM. A formação dos profissionais de saúde para a integralidade do cuidado e a prática interprofissional. In: Educação, Medicina e Saúde:tendências historiográficas e dimensões interdisciplinares.1a ed. Santo André: UFABC,2018, v.10, p. 141-172. ISBN: 9788565212823. Peduzzi. O SUS é interprofissional. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016 Mar [cited 2022 Oct 14] ; 20( 56): 199-201. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0383 Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2013 Ago [citado 2022 Oct 14]; 47( 4 ): 977-983. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0080- 623420130000400029 Reeves S et al. A BEME systematic review of the effects of interprofessional education. BEME Guide No. 39. Medical Teacher, v. 38, n. 7, p. 656-668, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.1173663 Reeves S et al. Interprofessional collaboration to improve professional practice and healthcare outcomes. Cochrane Database of Systematic Reviews, (6), 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1002/14651858.CD000072.pub3 World Health Organization. Framework for action on interprofessional education and collaborative practice. Geneva; Switzerland: World Health Organization; 2010.