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Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0032 - Estudos Irlandeses em Diálogo
Irish Studies in Dialogue

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
- Participar no curso internacional Latino-americano sobre estudos irlandeses.
- Estudar as características dos textos literários em língua inglesa a partir das teorias dos próprios
escritores.
- Analisar vários gêneros literários que marcaram diferentes período e correntes estéticas de
forma interdisciplinar.
- Estimular conexões interdisciplinares entre história, literatura, sociologia, tradução e outras
artes.
- Refletir temas de literatura e língua no centro e na periferia, no contexto das mudanças que
acontecem na Irlanda contemporânea com relação a sua tradição e às relações com América
Latina.
- Interagir de forma sincrônica com professores e estudantes das universidades latino-americanas:
Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM) e Universidad Nacional de La Pampa (UNLPam).
 
- To participate in na international Latin American Seminar. - To study characteristics of literary texts in English from the authors’ theoretical viewpoints. - To analyse various literary genres that became landmarks of diferente periods and aesthetic trends from an interdisciplinary perspective ; - To study interdisciplinary connections between literature, history, sociology, translation and other arts. - To reconsider issues of literature and language at the centre and periphery, in the contemporary context of Ireland’s changing relationship with its tradition and Latin America. - To interact with professors and students from Latin American Universities: Universidad Nacional de México and Universidad Nacional de La Pampa.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2800271 - Laura Patricia Zuntini de Izarra
 
Programa Resumido
Os estudos literários em inglês objetivam levar o aluno a conhecer não somente as literaturas canônicas produzidas em língua inglesa, mas também as coloniais e póscoloniais. A Irlanda se torna objeto de estudo na América Latina por ser o primeiro experimento colonial da Inglaterra e apresentar um processo histórico semelhante às colônias espanholas e portuguesas que conseguiram se tornar independentes um século antes e cujos movimentos revolucionários contaram com a presença de imigrantes e soldados irlandeses. A disciplina oferece uma perspectiva contemporânea latinoamericana
a partir da análise de diferentes representações literárias irlandesas em diálogo com outras áreas, contextos e movimentos sócio-históricos e artísticos, como a relação entre obra literária e discurso fílmico, o teatro, a pintura e a mídia, incorporando também a abordagem dos estudos culturais na área de humanidades. Esta disciplina desenvolve a capacidade perceptiva e analítica do aluno, sensibilizando-o para a análise e discussão crítico-interpretativa de representações literárias dos aspectos formais 
e temáticos que as constituem.
 
Literary Studies in English aim to lead the student to know not only the canonical literature produced in English, but also the colonial and post-colonial writings. Ireland becomes an object of study in Latin America because it was England's first colonial experiment and presents a historical process like the Spanish and Portuguese colonies that managed to become independent a century earlier and whose revolutionary movements relied on the presence of Irish immigrants and soldiers. The discipline offers a contemporary Latin American perspective. It analyses different Irish literary representations in dialogue with other areas, contexts, and socio-historical and artistic movements, such as the relationship between literary work and filmic discourse, theater, painting and media studies, also incorporating the approach of cultural studies in the area of humanities. This discipline develops the student's perceptive and analytical capacity, making him aware of the critical-interpretive analysis and discussion of literary representations of the formal and thematic aspects that constitute them.
 
 
Programa
Cada vez que a disciplina é oferecida, o conteúdo oferecerá novas temáticas e autores irlandeses para atender os interesses dos alunos, mantendo sempre a ementa e objetivos da disciplina. Exemplo de tópicos sobre Irlanda: história, cultura e arte; mudnças na percepção de nação; nacionalismo, hibridismo e multiculturalismo na Iranda e América Latina; questões de identidade – etnicidade, raça, classe e gênero; literaturas pós-coloniais e decolonização.
 
Every time the seminar is offered, it will tackle new Irish themes and authors to attend the expectation of the students, keeping unaltered the abstract and aims of the subject. Examples of Irish topics: history, culture and arts; changing perceptions of the nation; nationalism, hybridity and Irish and Latin American multiculturalism; questions of identity – ethnicity, race, class and gender; post-colonial literatures and decolonization.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas sincrônicas expositivas, workshops e debates sobre textos teóricos e literários. Seminários e resenhas.
Critério
a) Participação em aulas sincrônicas (conceito); resenhas críticas e trabalhos práticos a serem entregues nas datas programadas para o debate. b) Trabalho escrito: Ensaio crítico comparando dois textos (máx.3-5 págs.) (peso 1). c) Colóquio: prova oral sincrônica (peso 2).
Norma de Recuperação
A nota final será a média da primeira avaliação e a prova de recuperação (escrita e oral).
 
Bibliografia
     
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MIGNOLO, Walter. On Decoloniality: Concepts, Anlytics, Praxis. Duke University Press, 2018.
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PAREKH, Bhikhu. Rethinking Multiculturalism. Cultural Diversity and Political Theory. London:
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______________ . Culture and Imperialism. Vintage Books, 1994.
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