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Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0033 - Precisamos Falar de Câncer: Projetos Interdisciplinares de Combate à Desinformação e Preconceitos
We Need to Talk About Cancer: Interdisciplinary Projects to Combat Misinformation and Prejudice

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Criação de uma disciplina de graduação, dedicada à preparação de estudantes para divulgar temas científicos no escopo da rede de saberes do C2PO (rede multidisciplinar de colaboradores do Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão). Contribuir com o repertório de disciplinas relacionadas à curricularização das atividades de
extensão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
787968 - Fábio Siviero
863003 - Guilherme Andrade Marson
 
Programa Resumido
Serão apresentados conceitos gerais sobre neoplasias e suas diferentes etiologias, oncologia de precisão, método científico, bases do jornalismo científico, identificação de desinformação e letramento midiático e informacional voltado à produção de conteúdo.
 
 
 
Programa
Ao longo das dezesseis aulas da disciplina serão abordados conteúdos relacionados com os objetivos da disciplina de forma integrada e instrumental. Sendo eles: 1. Neoplasias malignas e benignas, e suas etiologias; 2. Oncologia de precisão; 3. Identificação de peças de desinformação; 4. Obstáculos no combate à desinformação; 5. Estrutura de um texto jornalístico; 6. Estratégias educomunicativas; 7. Produção de conteúdo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é organizada nos moldes do ensino baseado em projetos. O projeto norteador será a produção de material midiático versando sobre um tema pertinente à rede multidisciplinar de colaboradores do Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO). A princípio, são previstas produções nas categorias vídeo, áudio (podcast) e infografia. As produções incidirão sobre o combate à desinformação e o ensino interdisciplinar objeto do Centro. A disciplina se dará modo síncrono e remoto, em período noturno, buscando incluir estudantes diversos quanto ao horaŕio dos cursos, às atividades de trabalho e estágios, e provenientes dos diferentes campi da USP. Os conteúdos previstos para a disciplina contemplam as seguintes áreas: saúde, STEM (ciência, tecnologia, engenharias e matemática), comunicação e educação. A abordagem dos conteúdos avançará de forma integrada e em paralelo. No início da disciplina, a ênfase será nos conteúdos científicos gerais, e nos conteúdos sobre jornalismo e letramento midiático e informacional (Ireton e Posetti, 2019; Wilson, 2013). Apresentados de forma instrumental ao projeto previsto como produto da disciplina, tais conteúdos serão, paulatinamente, incrementados com os conteúdos específicos. O cronograma de atividades da disciplina prevê, semanalmente, períodos de estudo e trabalho nos projetos, com vistas às suas aplicações extensionistas. Assim, prioriza-se uma abordagem integrada de facto. A disciplina prevê que as e os discentes trabalhem preferencialmente em duplas, orientados por especialistas convidados os quais serão as fontes de informação referentes aos conteúdos científicos tratados nas produções midiáticas. Este corpo de especialistas será composto a partir da adesão voluntária de membros da rede do C2PO, devendo ser portadores e portadoras do título de doutor, e atuantes nas diferentes frentes de pesquisa. Em princípio, cada dupla de estudantes terá um especialista tutor para auxiliá-los no seu processo criativo. A disciplina prevê 4 créditos para as atividades de aulas síncronas, seminários discentes e período de trabalho síncrono em equipe. Prevê ainda 2 créditos de trabalho para produção extra-classe. A avaliação da aprendizagem será realizada por meio de sua produção, pautada no desenvolvimento do projeto: 1 texto jornalístico; “storyboard” ou roteiro da produção midiática; versão beta da produção e versão final. A produção discente na disciplina será divulgada por meio do portal do C2PO dedicado ao âmbito extensionista, ao público geral, e, naturalmente, nos canais existentes na USP como, por exemplo, o portal e-Aulas. Considera-se, portanto, que a disciplina atende aos objetivos de conferir caráter protagonista autoral aos e às discentes em importante ação junto à sociedade.
Critério
Critério de aprovação exige nota igual ou superior a 5,0 na média das avaliações dessas atividades.
Norma de Recuperação
Recuperação para alunos com nota entre 3,0 e 5,0 demandando novas entregas das atividades.
 
Bibliografia
     
● ARROIO, A. Is media literacy an urgent issue in education for all? Problems of
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GHT_AGAINST_HATE_SPEECH_AND_INTOLERANCE
● EAVI - European Association for Viewers Interests. Infographic: Beyond Fake News – 10
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● GENESINI, S. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, São Paulo, n. 116, p.
45-58, 29 maio2018. Disponível
em:http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146577
● GOMES, S. F.; PENNA, J. C. B. O.; ARROIO. “A. Fake News Científicas: Percepção,
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● Hanahan D & Weinberg RA. The Hallmarks of Cancer. Cell 100: 57–70, 2000.
● Hanahan D & Weinberg RA. Hallmarks of Cancer: The Next Generation. Cell 144:
646-74, 2011.
● Hanahan D. Hallmarks of Cancer: New Dimensions. Cancer Discov 12: 31–46, 2022.
● Ireton C. e Posetti, I. Eds. JORNALISMO, FAKE NEWS & DESINFORMAÇÃO. Título
original: Journalism, ‘Fake News’ & Disinformation: Handbook for Journalism Education
and Training. UNESCO, Paris, e Representação da UNESCO no Brasil, 2019. 129 p.
ISBN: 978-85-7652-240-9.
● MARSON, G.A. et al. Percursos entrelaçados: a travessia de alunos-professores a
professores-alunos. Textos FCC, 59(1),
34–52.https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2021_2
● Knight Science Journalism Program at MIT, 2020. Manual de Edição Científica do KSJ
MIT. Cambridge, Mass.: Massachusetts Institute of Technology. https://ksjhandbook.org.
● SCHWARTZBERG, L. et al. Precision Oncology: Who, How, What, When, and When
Not? American Society of Clinical Oncology Educational Book, n. 37, p. 160-169, 2017.
Disponível em: .
● WILSON, C. Ed. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de
professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013. 194 p. ISBN: 978-85-7652-176-1.
● WILSON, C.; GRIZZLE, A.; MOORE, P.; DEZUANNI, M.; ASTHANA, S.; BANDA, F.;
ONUMAH, C. Media and information literacy: policy and strategy guidelines. Paris:
UNESCO, 2013.
 

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