Criação de uma disciplina de graduação, dedicada à preparação de estudantes para divulgar temas científicos no escopo da rede de saberes do C2PO (rede multidisciplinar de colaboradores do Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão). Contribuir com o repertório de disciplinas relacionadas à curricularização das atividades de extensão.
Serão apresentados conceitos gerais sobre neoplasias e suas diferentes etiologias, oncologia de precisão, método científico, bases do jornalismo científico, identificação de desinformação e letramento midiático e informacional voltado à produção de conteúdo.
Ao longo das dezesseis aulas da disciplina serão abordados conteúdos relacionados com os objetivos da disciplina de forma integrada e instrumental. Sendo eles: 1. Neoplasias malignas e benignas, e suas etiologias; 2. Oncologia de precisão; 3. Identificação de peças de desinformação; 4. Obstáculos no combate à desinformação; 5. Estrutura de um texto jornalístico; 6. Estratégias educomunicativas; 7. Produção de conteúdo.
● ARROIO, A. Is media literacy an urgent issue in education for all? Problems of Education in the 21st Century, v.75, n. 5, p. 416-418,2017. https://www.researchgate.net/publication/321127647_Is_media_literacy_an_urgent_issu e_in_education_for_all ● ARROIO, A. Education as a Human Right against Hate Speech and Intolerance. Problems of Education in the 21st Century, 77(3), 314-316, 2019. https://www.researchgate.net/publication/333987534_EDUCATION_AS_A_HUMAN_RI GHT_AGAINST_HATE_SPEECH_AND_INTOLERANCE ● EAVI - European Association for Viewers Interests. Infographic: Beyond Fake News – 10 Types of Misleading News (em português). Disponível em . ● GENESINI, S. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, São Paulo, n. 116, p. 45-58, 29 maio2018. Disponível em:http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146577 ● GOMES, S. F.; PENNA, J. C. B. O.; ARROIO. “A. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento.” Ciência & Educação, v. 26, e.20018, 2020. ● Hanahan D & Weinberg RA. The Hallmarks of Cancer. Cell 100: 57–70, 2000. ● Hanahan D & Weinberg RA. Hallmarks of Cancer: The Next Generation. Cell 144: 646-74, 2011. ● Hanahan D. Hallmarks of Cancer: New Dimensions. Cancer Discov 12: 31–46, 2022. ● Ireton C. e Posetti, I. Eds. JORNALISMO, FAKE NEWS & DESINFORMAÇÃO. Título original: Journalism, ‘Fake News’ & Disinformation: Handbook for Journalism Education and Training. UNESCO, Paris, e Representação da UNESCO no Brasil, 2019. 129 p. ISBN: 978-85-7652-240-9. ● MARSON, G.A. et al. Percursos entrelaçados: a travessia de alunos-professores a professores-alunos. Textos FCC, 59(1), 34–52.https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2021_2 ● Knight Science Journalism Program at MIT, 2020. Manual de Edição Científica do KSJ MIT. Cambridge, Mass.: Massachusetts Institute of Technology. https://ksjhandbook.org. ● SCHWARTZBERG, L. et al. Precision Oncology: Who, How, What, When, and When Not? American Society of Clinical Oncology Educational Book, n. 37, p. 160-169, 2017. Disponível em: . ● WILSON, C. Ed. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013. 194 p. ISBN: 978-85-7652-176-1. ● WILSON, C.; GRIZZLE, A.; MOORE, P.; DEZUANNI, M.; ASTHANA, S.; BANDA, F.; ONUMAH, C. Media and information literacy: policy and strategy guidelines. Paris: UNESCO, 2013.