Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0035 - Ciência Translacional
Translational Science

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
1 - Formar estudantes de graduação das três Universidades Paulistas, em parceria com a Universidade de Oxford, para atuarem em diferentes áreas de aplicação dos conhecimentos acadêmicos (ciência translacional) voltadas para a medicina farmacêutica e engenharia aplicada às ciências biológicas e da saúde;

2 - Fornecer uma abordagem abrangente e prática da pesquisa e do desenvolvimento de processos biotecnológicos, diagnósticos e medicamentos, desde a concepção, necessidades regulatórias, produção em boas práticas, etapas clínicas e registro do novo fármaco, bem como possibilidades de transferência para a escala industrial.

3 - Capacitar os participantes com habilidades e conhecimentos fundamentais necessários para estimular, impulsionar a descoberta, e encorajar o desenvolvimento de novos medicamentos, bem como a transposição do chamado “vale da morte” da ciência translacional.

Observação:
Os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da USP, UNESP ou UNICAMP são elegíveis para pleitear uma vaga na disciplina. Serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 10 vagas para cada uma das universidades irmãs. Os alunos de cada Universidade deverão requerer matrícula na disciplina a partir do sistema da graduação. Os estudantes das Universidades irmãs serão matriculados como alunos especiais na USP. A seleção seguirá os seguintes critérios: menor tempo até a formatura, maior média ponderada, proficiência em inglês comprovada.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2184420 - Luciane Meneguin Ortega Vidal
2378106 - Merari de Fatima Ramires Ferrari
 
Programa Resumido
Conteúdos relacionados a empreendedorismo, inovação, legislação, pesquisa e desenvolvimento de produtos relacionados à indústria farmacêutica/médica/veterinária ministrados de forma remota por pesquisadores da USP, UNESP, UNICAMP e Oxford, com visitação a centros de referência.
 
 
 
Programa
1. Introdução à ciência translacional e ao mercado farmacêutico. Concepção, desenvolvimento e produção de novos produtos ou processos. (UNESP)

2. Introdução aos medicamentos: classificação em relação às formas farmacêuticas, vias de administração e insumo farmacêutico ativo. Princípios e cálculos farmacocinéticos. (UNICAMP)

3. Desenvolvimento pré-clínico: laboratórios de pesquisa, ciência de dados, métodos, qualidade e processos. (Oxford)

4. Introdução à pré-formulação de medicamentos. Estratégias de identificação de novos fármacos e biofármacos.  Otimização estrutural de pequenas moléculas. (UNICAMP)

5. Visita ao Laboratório piloto da FCF - demonstração de processos de compressão, granulação, tamisação e latenciação de fármacos. Visita ao Laboratório de Pesquisa Centro de Química Medicinal no CBMEG Unicamp -  do “Gene a Sonda Química”. Visita ao Biotério do Depto. de Farmacologia, UMEA (NMCE) e biotério de zebrafish e laboratórios de ensaios biológicos in vitro. (UNICAMP)

6. As etapas dos ensaios clínicos e o registro final do produto. Ética e boas práticas de fabricação de fármacos. Infraestrutura necessária à pesquisa translacional. Cadeias produtivas e regulatórias. (UNESP)

7. Desenvolvimento clínico: engajamento da comunidade, procedimentos de estudo e rastreamento, gestão de pesquisa, metodologia clínica, farmacovigilância e processo regulatório. (Oxford)

8. Fabricação e controle de qualidade: tipos de vacinas – diferentes tecnologias. História da fabricação de vacinas: BPFs e por que precisamos dela. Incluindo novas vacinas em BPFs. Fabricação de medicamentos experimentais - uma perspectiva de qualidade de processos. (Oxford)

9. Visita ao Instituto Butantan - Fábricas de Soros e Vacinas. (USP)

10. Conceitos básicos de empreendedorismo e inovação tecnológica. Incubadora de empresas, parque tecnológico, agências de inovação. (USP)

11. Aspectos legais: patenteamento, transferência tecnológica e parcerias. Plano de negócios. (USP)

12. Visita aos laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e produção do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos, Botucatu-SP. Visita à Fábrica-Escola de Amostras de Biofármacos para Pesquisa Clínica, Botucatu-SP. Visita à Unidade de Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina de Botucatu-SP. (UNESP)

Os conteúdos de responsabilidade da USP, UNESP e UNICAMP serão abordados de forma online, síncrona, via google meet ou zoom. Os conteúdos sob responsabilidade da niversidade de Oxford serão abordados via google meet ou zoom de forma assíncrona. As visitas ao Instituto Butantan, aos laboratórios da UNICAMP e ao centro de ciência translacional da UNESP serão presenciais.

A disciplina usará ferramentas de tecnologias de informação e comunicação durante as aulas remotas, para avaliação dos alunos e disseminação do conteúdo gerado na disciplina com incentivo do uso de redes sociais com amplo alcance.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As avaliações serão realizadas ao longo do semestre, com caráter formativo e contínuo. A aprendizagem será verificada pela avaliação de um projeto a ser desenvolvido em grupos de trabalho durante a disciplina. Aos projetos serão atribuídas notas de 0 a 10 que corresponderá à nota final da disciplina.
Critério
Será aprovado o estudante que tiver média maior ou igual a 5,0 e frequência às aulas de no mínimo 70%, incluindo as visitas às instituições.
Norma de Recuperação
Os alunos que tiverem média entre 3,0 e 4,9 e frequência acima de 70% terão o direito de fazer uma prova de recuperação. O aluno dever obter média igual ou superior a 5,0 para ser aprovado.
 
Bibliografia
     
Referências básicas:
CRUZ Jr, J.B.; ROCHA, J.A.O. e TACHIZAWA, T. Gestão de Negócios: Visões e dimensões empresariais da Organização. Editora Atlas.
AULTON, M. E. Delineamento de formas farmacêuticas. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 678 p.
MASSUD, J.  Medicina Farmacêutica: Conceitos e Aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2016.
RICK, N. G. Drugs - from discovery to approval. 3rd ed. Hoboken: Wiley Blackwell, 2015. 536 p.
STOKES, D. O quadrante de Pasteur: a ciência básica e a inovação tecnológica. Campinas: Editora Unicamp, 2005.
TOZER, T. N.; ROWLAND, M. Introdução à farmacocinética e à farmacodinâmica: as bases quantitativas da terapia farmacológica. Porto Alegre: Artmed, 2009. 336 p.

Referências Complementares:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/agencia-nacional-de-vigilancia-sanitaria Acessado em 31/12/2022.
Fernandez-Moure JS. Lost in Translation: The gap in scientific advancements and clinical application. Front Bioeng Biotechnol. 2016;4:43. doi: 10.3389/fbioe.2016.00043.
Ferreira RS, Morales MM, Barretti P, Barraviera B. Launching a CDMO in Brazil aiming to develop biopharmaceuticals for clinical trials. J Venom Anim Toxins Incl Trop Dis. 2022 Jun 6;28:e20220017. doi: 10.1590/1678-9199-JVATITD-2022-0017
Seyhan AA. Lost in translation: the valley of death across preclinical and clinical divide – identification of problems and overcoming obstacles. Transl Med Commun 4, 18 (2019). https://doi.org/10.1186/s41231-019-0050-7
Smaldino PE, McElreath R. The natural selection of bad science. R Soc Open Sci. 2016 Sep 21;3(9):160384. doi: 10.1098/rsos.160384. PMID: 27703703; PMCID: PMC5043322.
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0035

Clique para consultar o oferecimento para PRG0035

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP