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Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0036 - Metodologias Ativas e Referenciais Pedagógicos de Co-aprendizagem para Ciências da Natureza
Active Methodologies and Pedagogical References for co-learning for Natural Sciences

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Fornecer subsídios teórico-práticos para os professores organizarem situações de aprendizagem centradas nos estudantes e vivenciarem uma imersão nas metodologias ativas de aprendizagem, aprendendo seus fundamentos, sua importância, as fontes de implementação em sala de aula e os critérios de avaliação da aprendizagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1451711 - Marcelo Alves Barros
 
Programa Resumido
Fundamentação teórica das práticas em aprendizagem ativa: teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano; reflexão e análise de situações reais, seus desafios e modos de superação ou adaptação; Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida); métodos Scale-up e Peer lnstruction (Instrução pelos Colegas); estratégias do TBL (Team-Based Learning); metodologias ativas em salas de aula numerosas e metodologias ativas e os documentos oficiais.
 
 
 
Programa
1. Fundamentação teórica das práticas em aprendizagem ativa: teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano
2. Reflexão e análise de situações reais, seus desafios e modos de superação ou adaptação
3. Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida)
4. Os Métodos Scale-up e Peer Instruction (Instrução pelos Colegas)
5. As Estratégias do TBL (Team-Based Learning)
6. Metodologias ativas em salas de aula numerosas
7. Metodologias ativas e os documentos oficiais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os processos de ensino e aprendizagem são pautados nas metodologias ativas para o ensino e aprendizagem a partir da unidade pedagógica que integra as atividades de ensino e estudo, visando a aprendizagem por meio de reflexões de textos teóricos e reflexão coletiva sobre os problemas escolares.
Critério
A avaliação será processual a partir do estudo dos textos teóricos, tarefas de estudos coletivas e individuais, atividades de aprendizagem, apresentação de seminários e entrega de projeto final. A aprovação está condicionada à frequência mínima em 75% das aulas e à obtenção de média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou produção de texto a partir de leitura dirigida e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
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