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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0037 - Energia e os Desafios do Século XXI
Energy and 21st Century Challenges

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
No contexto da transformação da matriz energética, em época de mudanças climáticas, que demanda transição, descarbonização e produção sustentável:

1. Compreender as fontes e formas de geração, transmissão e uso da energia elétrica e as tecnologias (convencionais e sociais), as teorias científicas subjacentes, bem como as vantagens e impactos ambientais, econômicos, sociais e geopolíticos, a fim de analisar possíveis alternativas de mitigação e aproveitamento sustentável desses recursos. 

2. Reconhecer os desafios colocados para o planeta e para o Brasil, contribuindo para um ensino de ciências que prepare para avaliar e tomar decisões que permitam articular estratégias para minimizar riscos que elevam as desigualdades socioeconômicas, ambientais, informacionais e territoriais
 
In the context of the transformation of the energy matrix, in a period of climate change, which requires transition, decarbonization and sustainable production: 1. Understand the sources and forms of generation, transmission and use of electricity and the technologies (conventional and social), the underlying scientific theories, as well as the environmental, economic, social and geopolitical advantages and impacts, in order to analyze possible alternatives for mitigation and sustainable use of these resources. 2. Recognize the challenges facing the planet and Brazil, contributing to science teaching that prepares students to evaluate and make decisions that allow them to articulate strategies to minimize the risks that increase socio-economic, environmental, informational and territorial inequalities.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
582657 - Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi
292275 - Cristina Leite
1451711 - Marcelo Alves Barros
4880153 - Verónica Marcela Guridi
 
Programa Resumido
O componente curricular, mediante uma perspectiva inter e transdisciplinar, articula, com foco nos desafios e problemas atuais referentes à transformação da matriz energética, os fundamentos; teorias científicas; processos de geração, distribuição e uso desse recurso e tecnologias (convencionais e sociais), a fim de analisar prós, contras, impactos e alternativas envolvidas na transformação energética do século XXI.

O programa do componente está articulado a três grandes aspectos:

A. Energia; Energias renováveis e não renováveis; fontes convencionais e não convencionais  e processos de geração, distribuição e uso de energia elétrica.

B. Desafios  atuais da transição, tanto para o planeta quanto para o Brasil, descarbonização e produção energética na perspectiva do século XXI: Um olhar para as dimensões ambientais, sociais, éticas, técnicas, geopolíticas, econômicas e de desenho de políticas públicas.

C. Relações entre educação científica, questões (geo)políticas e transição energética para a sustentabilidade.
 
Through an interdisciplinary and transdisciplinary perspective, the curricular component articulates, with a focus on the current challenges and problems related to the transformation of the energy matrix, the fundamentals; scientific theories; processes of generation, distribution and use of this resource and technologies (conventional and social), in order to analyze the pros, cons, impacts and alternatives involved in the energy transformation of the 21st century. The component's syllabus is linked to three main aspects: A. Energy; renewable and non-renewable energies; conventional and non-conventional sources; and processes of generation, distribution, and use of electrical energy. B. Current challenges of the transition, both for the planet and for Brazil, decarbonization and energy production from the perspective of the 21st century: A look at the environmental, social, ethical, technical, geopolitical, economic and public policy design dimensions. C. Relations between science education, (geo)political issues and the energy transition towards sustainability.
 
 
Programa
Ao longo do curso, serão discutidos, em uma perspectiva inter e transdisciplinar, os principais desafios da transformação da matriz energética no século XXI, desenvolvendo um percurso didático-pedagógico articulado a partir de uma contextualização desse problema atual tanto para o planeta quanto para o Brasil. Considerando questões que envolvem a identificação dos principais recursos energéticos, sua distribuição geográfica, impactos ambientais, riscos associados, perspectivas políticas de gestão ambiental, aspectos econômicos, éticos, técnicos, geopolíticos, entre outros. O tema da energia será explorado de forma interdisciplinar a partir da integração de diversos campos do conhecimento, incluindo o da biologia, da física, da geociências e da química. Essa abordagem fundamentará o estudo de tópicos específicos como combustíveis fósseis, geração e transmissão de energia elétrica, biomassa, nuclear, energia geotérmica, eólica e das marés, considerando-as como fontes de energia.
 
Throughout the course, the main challenges of transforming the energy matrix in the 21st century will be discussed from an interdisciplinary and transdisciplinary perspective, developing an articulated didactic-pedagogical path based on a contextualization of this current problem for both the planet and Brazil. Considering issues involving the identification of the main energy resources, their geographical distribution, environmental impacts, associated risks, political perspectives on environmental management, economic, ethical, technical and geopolitical aspects, among others. The subject of energy will be explored in an interdisciplinary way by integrating various fields of knowledge, including biology, physics, geosciences and chemistry. This approach will underpin the study of specific topics such as fossil fuels, electricity generation and transmission, biomass, nuclear fusion, geothermal, wind and tidal energy, considering them as energy sources.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas-dialógicas, uso de variadas metodologias para aprendizagem centrada no estudante, sala de aula invertida, apresentações orais de seminários temáticos, debates, listas de exercícios, leituras e discussões em grupo, visitas e trabalho de campo, relatórios e outras atividades desenvolvidas pelos licenciandos. Abordagens com objetivos exploratórios mais ativos - inter e transdisciplinares - como estudos do meio e rodas de conversa com coletivos que possibilitem a ampliação da integração dos saberes comunitários e o contato direto com a realidade sociocultural. Permite perceber, avaliar e tomar decisões face a esse cenário. Oportuniza a organização de diálogos com representantes de diferentes epistemologias, para colaboração no processo de compreensão e organização de conhecimentos tácitos e de pesquisadores com experiências em tecnologias sociais e economia circular. Uma revisão de literatura, para levantamento de tecnologias sociais com registro de experiência com reconhecimento público, auxilia a construção de um banco de dados com referências para outras comunidades.
Critério
A avaliação será processual e realizada em cada encontro/aula. Instrumentos: exercícios orais e escritos, trabalhos individuais e em grupos, seminários, dramatizações, debates, situações problematizadoras, estudos dirigidos etc. Critérios: segurança na exposição do assunto, linguagem adequada ao processo de formação acadêmica e postura nos diferentes momentos formativos; compreensão reflexiva do tema exposto; clareza na explanação das ideias; capacidade de sintetizar e extrair considerações e conclusões do assunto abordado interrelacionando os conteúdos. A aprovação está condicionada à frequência mínima em 70% das aulas e à obtenção de média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.
Norma de Recuperação
Com 2ª avaliação. Definida no início do curso pelo/a professor/a.
 
Bibliografia
     
ADAMS, C., FUKUROZAKI, S.H., & MORSELLO, C. Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania: roteiro metodológico. São Paulo, 2009. Disponível em: (Roteiro_metodologico_SMC_2009_5_versao seminario oral_2010\205) (usp.br). Acesso em: 02 mar. 2024.

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DELIZOICOV, D., & AULER, D. Ciência, Tecnologia e Formação Social do Espaço: questões sobre a não-neutralidade. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia,
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FAZENDA, I. C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.

FOUREZ, G. CRISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS?. Investigações em Ensino de Ciências, 2016, 8(2), 109–123. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/542. Acesso em: 02 fev. 2024.

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TREFIL, J. S, HAZEN, R.M. The Sciences: An Integrated Approach, 8th Edition. (Wiley, Hoboken), 2015. 

URRY, L. A., CAIN, M.L., WASSERMAN, S.A., MINORSKY, P.V., & ORR, R.B. Biologia de Campbell. (12a. ed.), Porto Alegre: Artmed, 2022.

VIEIRA Jr., P.A., CONTINI, E., HENZ, G.P., & NOGUEIRA, V.G.C. Geopolítica do alimento: o Brasil como Fonte Estratégica de Alimentos para a Humanidade. (1a ed.). Embrapa, 2019.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Estudantes, professores e comunidades em ações voltadas ao ensino e aprendizagem com perspectiva inter e transdisciplinar na área de Ciências da Natureza. Students, teachers, and communities engaged in actions focused on teaching and learning with an interdisciplinary and transdisciplinary perspective in the field of Natural Sciences.
Objetivos da atividade
Partindo do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, as ações extensionistas no âmbito desse componente curricular têm, como objetivo geral, contribuir para a ampliação da relação Universidade e Sociedade. Este processo ocorre em diversas dimensões, abrangendo desde a esfera educacional até a dimensão curricular da área de ciências da natureza. As iniciativas do Componente Curricular visam fomentar experiências variadas de aprendizagens e troca de saberes, por meio do envolvimento em atividades realizadas em instituições e espaços comunitários que, submetido a reflexões e debates, podem ampliar a formação docente. Based on the principle of the inseparability between teaching, research, and extension, the extension actions within this curricular component aim, as a general objective, to contribute to the expansion of the relationship between University and Society. This process occurs on various dimensions, ranging from the educational sphere to the curricular dimension of the natural sciences area. The initiatives of the Curricular Component aim to foster diverse learning experiences and knowledge exchange through involvement in activities carried out in institutions and community spaces, which, subjected to reflections and debates, can enhance teacher education.
Descrição da atividade
Leitura e discussão de textos; participação em atividades voltadas à comunidade, por meio de visitas, estudos do meio, acompanhamento, co-criação e/ou implementação de propostas; discussões e avaliação sobre experiências ocorridas nos momentos de integração; apresentação de registros e relatos críticos sobre as experiências. Formas de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes: O acompanhamento acontecerá a partir de relatos produzidos de modo oral e escrito e em discussões estabelecidas em sala de aula e em momentos de diálogo com os docentes responsáveis e colaboradores. Reading and discussion of texts; participation in community-focused activities through visits, field studies, monitoring, co-creation, and/or implementation of proposals; discussions and evaluation of experiences occurring during integration moments; presentation of records and critical reports about the experiences. Ways to Monitor the Activities Developed by Students: Monitoring will occur through reports produced orally and in writing, and in discussions established in the classroom and during dialogues with responsible teachers and collaborators.
Indicadores de avaliação da atividade
Engajamento com as propostas e posicionamento crítico frente às atividades. Engagement with the proposals and critical stance towards the activities.

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