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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0038 - Ciências da Natureza e Conhecimentos do Cosmos
Natural Sciences and Knowledges about Cosmos

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Promover aprendizagens a respeito dos principais conhecimentos relativos às ciências da natureza sobre o universo (do big bang aos dias atuais), na perspectiva de conhecimentos fundamentais para uma compreensão da estrutura da sociedade em que vivemos, dos principais conhecimentos do Universo, e,  ao mesmo tempo, apresentar a ciência em uma dimensão transdisciplinar, a partir da compreensão segundo a qual o conhecimento é universal e deve ser abordado sob um aporte pluriepistêmico e decolonialista.
 
To promote learning about the knowledge relating to the natural sciences about the universe (from the big bang to the present day), from the perspective of fundamental knowledge for an understanding of the structure of our society, the knowledge of the universe, and at the same time to present science in a transdisciplinary dimension, based on the understanding that knowledge is universal and must be approached from a multi-epistemic and decolonial perspective.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
582657 - Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi
292275 - Cristina Leite
1451711 - Marcelo Alves Barros
76221 - Ramachrisna Teixeira
4880153 - Verónica Marcela Guridi
 
Programa Resumido
Apresentar e debater os conhecimentos que as ciências da natureza, em suas diversas áreas,  têm acumulado sobre o Universo, desde sua origem até os dias atuais, em especial aqueles relacionados às áreas de fronteira e de interesse para a educação básica.  Trata-se de um componente curricular introdutório, aberto e de interesse geral para as múltiplas licenciaturas, em especial, para as Ciências da Natureza.
 
To present and debate the knowledge that the natural sciences, in their various areas, have accumulated about the Universe, from its origin to the present day, especially those related to frontier areas and of interest to basic education. This is an introductory curricular component, open to and of general interest to multiple degrees, especially in the natural sciences.
 
 
Programa
Os principais tópicos a serem abordados pelo componente curricular, durante seu desenvolvimento, estão estruturados para integrar conhecimentos relativos ao cosmos e aos atuais desafios da vida na Terra. 

   -Desafios contemporâneos e perspectivas futuras a partir de diálogos interdisciplinares                 entre as Ciências da Natureza e o Conhecimento do Cosmos.
- Ordem temporal de evolução do universo: Recuperação histórica.
   Evolução estelar: Formação de elementos químicos, supernovas.
   Hipóteses para o surgimento da vida.
  Evolução do planeta e da vida: Evolução geológica do planeta; Classificação dos seres vivos
  e evolução temporal em eras e períodos; Origem e evolução do ser humano.
  Evolução das sociedades e das culturas (civilizações, colonização e impérios).
- Cosmovisões (calendários, marés), saberes pluriepistêmicos e seus diálogos na educação.
- Desenvolvimento científico e tecnológico ao longo da história na exploração de conhecimentos sobre o cosmos.
- Tecnologias sociais, desenvolvimento local sustentável e economia circular (desigualdades).
 
The main topics to be addressed in the curriculum component, during its development are structured to integrate knowledge related to the cosmos and the current challenges of life on Earth. - Contemporary Challenges and Future Perspectives through Interdisciplinary Dialogues between Natural Sciences and Cosmic Knowledge in Education. - Temporal Order of Universe Evolution: Historical Recovery. - Stellar Evolution: Formation of Chemical Elements, Supernovae. - Hypotheses for the Emergence of Life. - Evolution of the Planet and Life: Geological Evolution of the Planet; Classification of Living Beings and Temporal Evolution in Eras and Periods; Origin and Evolution of Human Beings. - Evolution of Societies and Cultures (Civilizations, Colonization, and Empires). - Cosmovisions (Calendars, Tides) Knowledge of Non-Scientific Bases and Their Dialogues in Education. - Scientific and technological development throughout history in the exploration of knowledge about the cosmos. - Social Technologies, Sustainable Local Development, and Circular Economy (Inequalities).
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas-dialógicas, uso de variadas metodologias para aprendizagem centrada no estudante, sala de aula invertida, apresentações orais de seminários temáticos, debates, listas de exercícios, leituras e discussões em grupo, visitas e trabalho de campo, relatórios e outras atividades desenvolvidas pelos licenciandos. As propostas são de atuações tanto individual quanto coletiva para a realização de experimentos e a elaboração de relatórios de investigação, a partir da proposta de situações-problemas e desafios práticos e teóricos, assim como conexões entre as áreas do conhecimento científico. Abordagens com objetivos exploratórios mais ativos - inter e transdisciplinares - como estudos do meio e rodas de conversa com coletivos que possibilitem a ampliação da integração dos saberes comunitários e o contato direto com a realidade sociocultural. Permite perceber, avaliar e tomar decisões face a esse cenário. Oportuniza a organização de diálogos com representantes de diferentes epistemologias, para colaboração no processo de compreensão e organização de conhecimentos tácitos e de pesquisadores com experiências em tecnologias sociais e economia circular. Uma revisão de literatura, para levantamento de tecnologias sociais com registro de experiência com reconhecimento público, auxilia a construção de um banco de dados com referências para outras comunidades.
Critério
A avaliação será processual e realizada em cada encontro/aula. Instrumentos: exercícios orais e escritos, trabalhos individuais e em grupos, seminários, dramatizações, debates, situações problematizadoras, estudos dirigidos etc. Critérios: segurança na exposição do assunto, linguagem adequada ao processo de formação acadêmica e postura nos diferentes momentos formativos; compreensão reflexiva do tema exposto; clareza na explanação das ideias; capacidade de sintetizar e extrair considerações e conclusões do assunto abordado interrelacionando os conteúdos. Observação importante: Em todas as aulas será avaliado a postura do aluno e do professor quanto à participação, assiduidade, pontualidade, responsabilidade e comprometimento com o curso. A aprovação está condicionada à frequência mínima em 70% das aulas e à obtenção de média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.
Norma de Recuperação
Com 2ª avaliação. Definida no início do Componente Curricular pelo/a professor/a.
 
Bibliografia
     
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BOCZKO, R. Conceitos de Astronomia, Ed. Edgard Blücher LTDA, 1998.
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CANDAU, V. M. Diferenças, Educação Intercultural e Decolonialidade: temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 678–686, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54949
CHRISTIAN, D. Origens: Uma grande história de tudo. 1a. Ed., Editora: Companhia das Letras, 2019.
DAWKINS, R. A grande história da evolução. 1a. Ed., Editora: Companhia das Letras, 2009.
DEAMER, D. Assembling Life: How Can Life Begin on Earth and Other Habitable Planets? 1a. Ed., Editora OUP Oxford, 2018.
FERRIS, T. O despertar na Via Láctea: Uma história da Astronomia. Rio de Janeiro: Editora Campus. 1990.
HARARI, Y. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 1a. Ed., Editora: Companhia das Letras, 2020. 
JAFELICE, L. C. Etnoastronomia: quantos céus existem? Revista Ciência Sempre, n. 12, p. 27–31, 2009. 
JAFELICE, L. C. Educação científica decolonial: incluindo o imensurável, inefável, improvável. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.
LANE, N. Questão vital: Por que a vida é como é? 1a. Ed. Editora Rocco, 2017. 
MORIN, E. A cabeça bem-feita: pensar e repensar a reforma. Bertrand Brasil. 2003. 
MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice S. Dória. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil , 2000b.
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RODRIGUES, M. S.; LEITE, C. Ensino de ciências da natureza e diversidade: epistemologias emergentes em periódicos latino-americanos. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. , v.07, p.1 - 25, 2021. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v7i2.2180
ROSO, C. C.; AULER, D; DELIZOICOV, D. Democratização em Processos Decisórios em CT: O Papel do Técnico. ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 225-249, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p225
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre:Artes Médicas, 2004.
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SANTOS, B. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SZAMOSI, G. Tempo & Espaço: as dimensões gêmeas. Rio de Janeiro: Jorge  Zahar Editor. 1986. 
TREFIL, J. S, HAZEN, R.M. The Sciences: An Integrated Approach, 8th Edition. (Wiley, Hoboken), 2015. 

THUILLIER, P. De Arquimedes a Einstein: a face oculta da invenção científica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1994.Schrodinger, Erwin. O que é vida? São Paulo: Unesp. 2007.
URRY, L., CAIN, M.L., WASSERMAN, S.A., MINORSKY, P.V. e ORR, R.B. Biologia de Campbell. 12a Ed, Editora: Artmed, 2022. 
VIEGAS, S. M. M.; OLIVEIRA, F. (org.) Descobrindo o Universo, EDUSP, 2004.
WALSH, C. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. Em: CANDAU, V. M. (Ed.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. [s.l.] 7 Letras, 2009. p. 12–42. Disponível em:https://pt.scribd.com/document/484685590/document-onl-walsh-catherine-interculturalidade-critica-e-pedagogia-decolonial-pdf.
WEINBERG,  S.  Os Três Primeiros Minutos - Uma discussão moderna sobre a origem do Universo,Editora: Gradiva, 1980.
WILSON, E.O. Diversidade da vida. 1a. Ed., Editora Companhia de Bolso, 2012.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Estudantes, professores e comunidades em ações voltadas ao ensino e aprendizagem com perspectiva inter e transdisciplinar na área de Ciências da Natureza. Students, teachers, and communities engaged in actions focused on teaching and learning with an interdisciplinary and transdisciplinary perspective in the field of Natural Sciences.
Objetivos da atividade
Partindo do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, as ações extensionistas no âmbito desse componente curricular têm, como objetivo geral, contribuir para a ampliação da relação Universidade e Sociedade. Este processo ocorre em diversas dimensões, abrangendo desde a esfera educacional até a dimensão curricular da área de ciências da natureza. As iniciativas do Componente Curricular visam fomentar experiências variadas de aprendizagens e troca de saberes, por meio do envolvimento em atividades realizadas em instituições e espaços comunitários que, submetido a reflexões e debates, podem ampliar a formação docente. Based on the principle of the inseparability between teaching, research, and extension, the extension actions within this curricular component aim, as a general objective, to contribute to the expansion of the relationship between University and Society. This process occurs on various dimensions, ranging from the educational sphere to the curricular dimension of the natural sciences area. The initiatives of the Curricular Component aim to foster diverse learning experiences and knowledge exchange through involvement in activities carried out in institutions and community spaces, which, subjected to reflections and debates, can enhance teacher education.
Descrição da atividade
Leitura e discussão de textos; participação em atividades voltadas à comunidade, por meio de visitas, estudos do meio, acompanhamento, co-criação e/ou implementação de propostas; discussões e avaliação sobre experiências ocorridas nos momentos de integração; apresentação de registros e relatos críticos sobre as experiências. Formas de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes: O acompanhamento acontecerá a partir de relatos produzidos de modo oral e escrito e em discussões estabelecidas em sala de aula e em momentos de diálogo com os docentes responsáveis e colaboradores. Reading and discussion of texts; participation in community-focused activities through visits, field studies, monitoring, co-creation, and/or implementation of proposals; discussions and evaluation of experiences occurring during integration moments; presentation of records and critical reports about the experiences. Ways to Monitor the Activities Developed by Students: Monitoring will occur through reports produced orally and in writing, and in discussions established in the classroom and during dialogues with responsible teachers and collaborators.
Indicadores de avaliação da atividade
Engajamento com as propostas e posicionamento crítico frente às atividades. Engagement with the proposals and critical stance towards the activities.

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