Promover aprendizagens a respeito dos principais conhecimentos relativos às ciências da natureza sobre o universo (do big bang aos dias atuais), na perspectiva de conhecimentos fundamentais para uma compreensão da estrutura da sociedade em que vivemos, dos principais conhecimentos do Universo, e, ao mesmo tempo, apresentar a ciência em uma dimensão transdisciplinar, a partir da compreensão segundo a qual o conhecimento é universal e deve ser abordado sob um aporte pluriepistêmico e decolonialista.
Apresentar e debater os conhecimentos que as ciências da natureza, em suas diversas áreas, têm acumulado sobre o Universo, desde sua origem até os dias atuais, em especial aqueles relacionados às áreas de fronteira e de interesse para a educação básica. Trata-se de um componente curricular introdutório, aberto e de interesse geral para as múltiplas licenciaturas, em especial, para as Ciências da Natureza.
Os principais tópicos a serem abordados pelo componente curricular, durante seu desenvolvimento, estão estruturados para integrar conhecimentos relativos ao cosmos e aos atuais desafios da vida na Terra. -Desafios contemporâneos e perspectivas futuras a partir de diálogos interdisciplinares entre as Ciências da Natureza e o Conhecimento do Cosmos. - Ordem temporal de evolução do universo: Recuperação histórica. Evolução estelar: Formação de elementos químicos, supernovas. Hipóteses para o surgimento da vida. Evolução do planeta e da vida: Evolução geológica do planeta; Classificação dos seres vivos e evolução temporal em eras e períodos; Origem e evolução do ser humano. Evolução das sociedades e das culturas (civilizações, colonização e impérios). - Cosmovisões (calendários, marés), saberes pluriepistêmicos e seus diálogos na educação. - Desenvolvimento científico e tecnológico ao longo da história na exploração de conhecimentos sobre o cosmos. - Tecnologias sociais, desenvolvimento local sustentável e economia circular (desigualdades).
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