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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0040 - Leitura e Produção de Textos
Reading and Writing Academic Texts

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
- Proporcionar conhecimentos a respeito dos aspectos formais da língua escrita que permitam compreender e produzir textos atinentes à formação acadêmica;

- Fornecer conhecimentos específicos, em especial aqueles oriundos da Linguística do Texto e do Discurso, que permitam análise dos textos lidos e autocrítica a respeito do que escreve;

- Possibilitar condições para reconhecer problemas relativos aos aspectos formais do texto, bem como os resultantes de fatores relativos ao contexto interacional (em sentido amplo) da escrita e da leitura;

- Apoiar a compreensão das relações entre oralidade e escrita, de modo que o aluno possa expressar-se nas duas modalidades com segurança.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4728732 - Claudia Rosa Riolfi
5505631 - Emerson de Pietri
3448631 - Valdir Heitor Barzotto
3032832 - Vanessa Martins do Monte
 
Programa Resumido
1 - aspectos formais da língua portuguesa: o sistemático e o normativo;

2 - relação entre oralidade e escrita

3 – praticas culturais de leitura: enfoque na universidade

4 - coesão e coerência na escrita;

5 – reconhecimento e construção da argumentação em textos orais e escritos;

6 - as relações entre produção textual e as características do suporte;

7 - condições de produção e a subjetividade.
 
 
 
Programa
- aspectos formais da escrita

- relações oral-escrito

- aspectos cognitivos da leitura;

- leitura como prática cultural;

- produção e circulação do texto escrito;

- produção escrita: coesão e coerência;

- produção escrita: recursos lexicais e sintáticos;

- a construção da argumentação;

- as relações entre texto e suporte;

- subjetividade e relações do sujeito com o conhecimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; discussão de leituras previamente realizadas; atividades de leitura e produção de textos escritos com objetivos de análise do processo e do produto. Exercícios de leitura e escrita de textos acadêmicos.
Critério
Apropriação e uso satisfatório dos conteúdos ensinados; Crescimento em relação à própria leitura e escrita, aferida por meio de diagnóstico, análise dos exercícios feitos ao longo do curso e de auto-avaliação a partir de critérios estabelecidos na bibliografia da área.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito; realização de prova escrita.
 
Bibliografia
     
BARZOTTO, V. H. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2016. 

BARZOTTO, V. H.. O que tem de diferente em um texto produzido na Universidade? Começando pela área de Letras. In: BARZOTTO, V. H; BARBOSA, M. V.. (Org.). Leitura, escrita e pesquisa em letras: análise do discurso de textos acadêmicos. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2014, v. 1, p. 15-40.

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1990.                                                  

CHARTIER, R. Práticas de Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

CITELLI, Adilson.  O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 2002. 

CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.                                                                       

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.

FREIRE, PAULO. A importância do ato de ler. Cortez, 1986.
GINZBURG, C. (Trad. Federico Carotti) Mitos, Emblemas e Sinais - Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2003.
KOCH, Ingendore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991.

KOCK, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

PIETRI, E. . Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. 1. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

RIOLFI, C. R. ; ROCHA, Andreza Roberta ; CANADAS, Marco Aurelio ; RAMOS, Rosana Ribeiro ; BARBOSA, M. V. ; MAGALHAES, M. . Ensino de Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: Thomson Learning Edições Ltda, 2007.
SERAFINI, M. T. Como escrever textos. 10ª ed. São Paulo: Editora Globo, 2000.
 

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