- Proporcionar conhecimentos a respeito dos aspectos formais da língua escrita que permitam compreender e produzir textos atinentes à formação acadêmica; - Fornecer conhecimentos específicos, em especial aqueles oriundos da Linguística do Texto e do Discurso, que permitam análise dos textos lidos e autocrítica a respeito do que escreve; - Possibilitar condições para reconhecer problemas relativos aos aspectos formais do texto, bem como os resultantes de fatores relativos ao contexto interacional (em sentido amplo) da escrita e da leitura; - Apoiar a compreensão das relações entre oralidade e escrita, de modo que o aluno possa expressar-se nas duas modalidades com segurança.
1 - aspectos formais da língua portuguesa: o sistemático e o normativo; 2 - relação entre oralidade e escrita 3 – praticas culturais de leitura: enfoque na universidade 4 - coesão e coerência na escrita; 5 – reconhecimento e construção da argumentação em textos orais e escritos; 6 - as relações entre produção textual e as características do suporte; 7 - condições de produção e a subjetividade.
- aspectos formais da escrita - relações oral-escrito - aspectos cognitivos da leitura; - leitura como prática cultural; - produção e circulação do texto escrito; - produção escrita: coesão e coerência; - produção escrita: recursos lexicais e sintáticos; - a construção da argumentação; - as relações entre texto e suporte; - subjetividade e relações do sujeito com o conhecimento.
BARZOTTO, V. H. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2016. BARZOTTO, V. H.. O que tem de diferente em um texto produzido na Universidade? Começando pela área de Letras. In: BARZOTTO, V. H; BARBOSA, M. V.. (Org.). Leitura, escrita e pesquisa em letras: análise do discurso de textos acadêmicos. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2014, v. 1, p. 15-40. BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1990. CHARTIER, R. Práticas de Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2002. CITELLI, Adilson. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 2002. CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991. FREIRE, PAULO. A importância do ato de ler. Cortez, 1986. GINZBURG, C. (Trad. Federico Carotti) Mitos, Emblemas e Sinais - Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2003. KOCH, Ingendore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991. KOCK, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. PIETRI, E. . Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. 1. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. RIOLFI, C. R. ; ROCHA, Andreza Roberta ; CANADAS, Marco Aurelio ; RAMOS, Rosana Ribeiro ; BARBOSA, M. V. ; MAGALHAES, M. . Ensino de Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: Thomson Learning Edições Ltda, 2007. SERAFINI, M. T. Como escrever textos. 10ª ed. São Paulo: Editora Globo, 2000.