Prover conhecimento sobre conceitos e implicações da servitização e sistemas produto-serviço nas empresas. Estudar metodologias de implementação, casos de desenvolvimento e implementação de sistemas produto-serviço. Capacitar os alunos a analisar estudos de caso e aplicar metodologia de Sistemas produto-serviço em casos reais reportados na literatura.
Importância, evolução histórica e o contexto da servitização. A competição através dos Serviços e implicação nos negócios. Os sistemas de entrega de Serviços, avaliação de desempenho, localização, estrutura organizacional, tecnologia da informação e comunicação, pessoas e habilidades, processos de negócio. Preparação para a servitização. Metodologias para a servitização e sistemas produto-serviço. Método de pesquisa “estudo de caso”, estrutura e utilização. Estudos de caso de servitização em empresas.
A importância e o contexto de negócios para a servitização; A competição através dos Serviços: elementos da servitização e implicação nos negócios; Sistemas de entrega de Serviços: avaliação de desempenho, localização, estrutura organizacional, tecnologia da informação, pessoas e habilidades, processos de negócio; Preparação para a servitização; Metodologias para a servitização e sistemas produto-serviço; Método de pesquisa “estudo de caso”: estruturação e utilização; Estudos de caso de servitização em empresas
BAINES, T.;LIGHTFOOT, H. Made to serve: how manufacturers can compete through servitization and product-service systems. John Wiley, 2013. LAY, G.(editor). Servitization in industry. Springer, 2014. SAKAO, T; LINDAHL, M. Introduction Design Theory to Product/Service-System Design. London, 2009. PINE, B.; GILMORE, J. The experience economy. Harvard Business School, 1999. ARMSTRONG, C. et. al. Sustainable product-service systems for clothing: exploring consumer perceptions of consumption alternatives in Finland. Journal of Cleaner Production, 2015. BORCHARDT, ET.AL. Sistemas Produto-Serviço: referencial teórico e direções para futuras pesquisas. Produção Online, 2010. MIGUEL, P.A.C. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Produção, MONT, O. Clarifying the concept of product-service system. Journal of Cleaner Production, 2002. MORELLI, N. Developing new product service system (PSS): methodologies and operational tools. Journal of Cleaner Production, 2006. TUKKER, A. Eight types of product-service system: eight ways to sustainability? Business strategy and the environment, 2004. VEZZOLI, C.; MANZINI, E. A strategic design approach to develop sustainable product service systems. Journal of Cleaner Production, 2003. SUNDIN, E. et. al. Challenges for industrial Product/Service Systems: experiences from a lerning network of large companies. CIRP Conference, Cranfield University, 2009. VIJAYKUMAR, G. et. al. A review of Product-Service Systems Design methodologies. Journal of Engineering Design, 2012. NEELY, A. The servitization of manufacturing: an analysis of global trends. EUROMA, 2009. VANDERMERWE, S. Servitization of business: adding value by adding services. European Management Journal, 1988.