Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO3380 - Servitização e Sistemas Produto-Serviço
Servitization and Product-service Systems

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Prover conhecimento sobre conceitos e implicações da servitização e sistemas produto-serviço nas empresas.
Estudar metodologias de implementação, casos de desenvolvimento e implementação de sistemas produto-serviço.
Capacitar os alunos a analisar estudos de caso e aplicar metodologia de Sistemas produto-serviço em casos reais reportados na literatura.
 
To present students to concepts of product service systems, and to enable them to analyse cases and design and implement product service systems.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
423749 - Clovis Armando Alvarenga Netto
 
Programa Resumido
Importância, evolução histórica e o contexto da servitização. A competição através dos Serviços e implicação nos negócios. Os sistemas de entrega de Serviços, avaliação de desempenho, localização, estrutura organizacional, tecnologia da informação e comunicação, pessoas e habilidades, processos de negócio. Preparação para a servitização.
Metodologias para a servitização e sistemas produto-serviço.
Método de pesquisa “estudo de caso”, estrutura e utilização.
Estudos de caso de servitização em empresas.
 
The importance, historical evolution and business context for servitization. Competing through services and business implications. Service delivery system, performance measures, facilities and their location, organizational structure, information and communication Technologies, people and skill-sets, business processes. Readiness to servitize: starting a transition. Methodologies for servitization and PSS – Product Service System. Case study methodology. Case studies of servitization in companies.
 
 
Programa
A importância e o contexto de negócios para a servitização;
A competição através dos Serviços: elementos da servitização e implicação nos negócios;
Sistemas de entrega de Serviços: avaliação de desempenho, localização, estrutura organizacional, tecnologia da informação, pessoas e habilidades, processos de negócio;
Preparação para a servitização;
Metodologias para a servitização e sistemas produto-serviço;
Método de pesquisa “estudo de caso”: estruturação e utilização;
Estudos de caso de servitização em empresas
 
The importance and business context for servitization; Competing through services: elements of servitization and business implications; Service delivery system: performance measures, facilities and their location, organizational structure, information and communication Technologies, people and skill-sets, business processes; Readiness to servitize: starting a transition; Methodologies for servitization and PSS; Case studies of servitization
 
 
Avaliação
     
Método
Síntese semanal da fundamentação teórica, apresentação e discussão de estudos de caso da literatura.
Critério
Média de três notas.
Norma de Recuperação
Uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
BAINES, T.;LIGHTFOOT, H.  Made to serve: how manufacturers can compete through servitization and product-service systems.  John Wiley, 2013.
LAY, G.(editor).  Servitization in industry.  Springer, 2014.
SAKAO, T; LINDAHL, M. Introduction Design Theory to Product/Service-System Design. London, 2009.
PINE, B.; GILMORE, J.  The experience economy.  Harvard Business School, 1999.
ARMSTRONG, C. et. al.  Sustainable product-service systems for clothing: exploring consumer perceptions of consumption alternatives in Finland.  Journal of Cleaner Production, 2015.
BORCHARDT, ET.AL.  Sistemas Produto-Serviço: referencial teórico e direções para futuras pesquisas.  Produção Online, 2010.
MIGUEL, P.A.C.  Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução.  Produção, 
MONT, O.  Clarifying the concept of product-service system. Journal of Cleaner Production, 2002.
MORELLI, N.  Developing new product service system (PSS): methodologies and operational tools.  Journal of Cleaner Production, 2006.
TUKKER, A.  Eight types of product-service system: eight ways to sustainability?  Business strategy and the environment, 2004.
VEZZOLI, C.; MANZINI, E. A strategic design approach to develop sustainable product service systems.  Journal of Cleaner Production, 2003.
SUNDIN, E. et. al.  Challenges for industrial Product/Service Systems: experiences from a lerning network of large companies.  CIRP Conference, Cranfield University, 2009.
VIJAYKUMAR, G. et. al.  A review of Product-Service Systems Design methodologies.  Journal of Engineering Design, 2012.
NEELY, A.  The servitization of manufacturing: an analysis of global trends.  EUROMA, 2009.
VANDERMERWE, S.  Servitization of business: adding value by adding services. European Management Journal, 1988.
 

Clique para consultar os requisitos para PRO3380

Clique para consultar o oferecimento para PRO3380

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP