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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO3588 - Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Serviços em Saúde
Innovation, Entrepreneurship and Health Services Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Prover conhecimento sobre conceitos e implicações do Design de Serviços em empresas de base biológica, biomédica e saúde;
Desenvolver projetos (design) de novos serviços, centrado no usuário, em organizações de saúde;
Capacitar os alunos a desenvolver projetos (design) de serviços e novos serviços em empresas de saúde;
Analisar casos reais de inovação e design de serviços para a saúde, reportados na literatura;
Desenvolver noções de empreendimento em negócios de saúde;
Discutir aplicação prática profissional em negócios de saúde;
Desenvolver o empreendedorismo e a implementação de Startup em Saúde.
 
Providing knowledge on concepts and implications of Service design in companies based on biology, biomedicine and health; Develop design of new services, user centered, in health organizations; Prepare students to design services and new services in companies related to health studies Analyse real cases of innovation in health services, on the literature; Studying real cases of innovation and service design in health field; Discuss applicationd of professional cases in health business; Development of enterpreneurship, implementation of Startups in healthcare.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
423749 - Clovis Armando Alvarenga Netto
 
Programa Resumido
A importância e o contexto de Negócios em Serviços; a competição através dos Serviços: servitização e Sistemas Produto-Serviço na saúde; Design de serviços de saúde como aplicação do Design Thinking a Serviços; Gestão de serviços de saúde;
Rede/cadeia de suprimentos do sistema de saúde;
Inovação e Design centrado nas pessoas (user experience, UX) em serviços de saúde;
Sistema de entrega dos serviços: indicadores de desempenho, localização, estrutura organizacional, tecnologias de informação e comunicação, processos de negócio;
Modelo de negócio e plano de negócio aplicado a Serviços da saúde; Fatores críticos de sucesso e Indicadores chave de desempenho (KPIs) em negócios de saúde;
Fluxo de Processo de Serviço; Estudos de caso de design de serviços e servitização em empresas de saúde; Ética digital e proteção de dados; Elaboração de artigo propondo um modelo de negócio em saúde, ou análise crítica de um modelo existente, sob orientação do professor da disciplina
 
The importance and business context for servitization; Competing through services: servitization and product-service systems in healthcare;Service design for health as an application of Design thinking to Services;Business and management for health services; Decision making applied in health systems; Health systems supply chain; Human-centered design and Innovation for health services; Business model and business plan for health services; Critical success factors and Key performance indicators for health services; Service blueprint; Case studies of servitization for health services;Digital ethics and data protection; Writing and submission of a paper about a business plan or a critical analysis of an existing Operations Service, under orientation of the teacher.
 
 
Programa
1. Importância e contexto de Negócios em Serviços de saúde;
2. Design de serviços como aplicação do Design Thinking a Serviços;
3. Gestão por processos e macroprocessos e Fluxo do Processo de Serviço;
4. Gestão de serviços de saúde;
5. Inovação e Design centrado nas pessoas (user experience, UX) em serviços de saúde;
6. Estrutura organizacional, tecnologias de informação e comunicação em saúde;
7. Modelo de negócio e Plano de negócio aplicado a Serviços da saúde;
8. Fatores críticos de sucesso e Indicadores chave de desempenho (KPIs) em negócios de
saúde;
9. Estudos de caso de design de serviços e servitização/sistemas produto-serviço em
empresas de saúde;
10. Fatores críticos de sucesso em telemedicina, teleconsulta, saúde online, e-saúde;
11. Ética digital e proteção de dados na saúde;
12. Gerenciamento e Método ágil de projetos em saúde.
 
1. The importance and business context for health services; 2. Service design for health as an application of Design thinking to Services; 3. Business process management and Service blueprint 4. Business and management for health services; 5. Human-centered design, user experience and Innovation for health services; 6. Organizational structure, Information and Communication Technologies; 7. Business model and business plan for health services; 8. Critical success factors and Key performance indicators for health services; 9. Case studies of servitization and product-service system for health services; 10. Critical Success Factors in e-health 11. Digital ethics and data protection for health and environment; 12. Agile project management.
 
 
Avaliação
     
Método
O curso é composto por 1) aulas presenciais e por aulas mediadas por tecnologia, realizadas em lugares ou tempos diversos; 2) pela realização de atividades presenciais e pela realização de atividades em ambientes virtuais; 3) atividades com interação remota com profissionais da saúde; 4) desenvolvimento de propostas de projetos para criação de um novo empreendimento em Saúde; 5) acompanhamento dos projetos com mentores para as equipes de trabalho. Dessa maneira, o curso abrange alunos de cursos de diversos campi da USP e equipes multidisciplinares de projeto. A avaliação é composta pelo desenvolvimento do projeto (presencial e mediado por tecnologia), pela apresentação do projeto (presencial e mediado por tecnologia) e por uma prova presencial.
Critério
Média de três notas.
Norma de Recuperação
Prova de recuperação
 
Bibliografia
     
AMARAL, Daniel Capaldo et. al. Gerenciamento ágil de projetos. São Paulo, Saraiva, 2011.
BAINES, T.; LIGHTFOOT, H.  Made to serve: how manufacturers can compete through servitization and product-service systems.  West Sussex: John Wiley & Sons, 2013.
BITNER, M. et. al.  Service blueprinting: a practical technique for Service Innovation.  Center for services leadership, Arizona, 2007.
BOWEN, J.; FORD, R.  Managing Service Organizations: does having a “thing” make a difference?  Journal of management, 2002.
BROWN, T.  Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias.  Rio de Janeiro, Elsevier, 2010.
CHRISTENSEN, Clayton M. (2009) Inovação na gestão da saúde: a receita para reduzir custos e aumentar qualidade.  Porto Alegre: Bookman.
CORRÊA, H. L.; GIANESI, I.G.N.  Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente.  2.ed. São Paulo: Atlas, 2019.
HIGHSMITH, Jim.  Agile project management: creating innovative products. Pearson, 2010.
KELLEY, T.  The art of innovation: lessons in creativity from IDEO, America´s leading design firm.  Doubleday, New York, 2001.
KELLEY, T.; KELLEY, D.  Creative confidence: unleashing the creative potential within us all.  Crown Publishing, New York, 2013.
KNAPP, J.  Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias.  Rio de Janeiro, Intrínseca, 2017:
LOCKWOOD, T.  Design thinking: integrating innovation, customer experience and brand value. New York, Design Management Institute, 2010.
NORMAN, D.  O design do dia-a-dia.  Rio de Janeiro, Rocco, 2006.
NORMAN, D.  Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia.  Rio de Janeiro, Rocco, 2008.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y.  Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios.  Rio de Janeiro, Alta Books, 2011.
PINE, B.; GILMORE, J.  The experience economy.  Harvard Business School, 1999.
RIES, E.  A startup enxuta.  São Paulo, Lua de Papel, 2012.
ROCKART, J.  Chief executives define their own data needs. Harvard Business Review, 1979.
SUTHERLAND, J.  Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. São Paulo, Texto Editores, 2014.
TALBERT, R.  Flipped learning: a guide for higher education faculty.  Virginia, Stylus, 2017.
VANDERMERWE, S.; RADA, J.  Servitization of business: adding value by adding services.  European Management Journal, v.6, n. 4, 1988.
VERGANTI, R. Design-driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean. Boston, Harvard.
VERGANTI, R. Overcrowded: designing meaningful products in a world awash with ideas. Cambridge, MIT Press, 2016.
VIANNA, M. et al.  Design thinking: inovação em negócios.  Rio de Janeiro, MJV Press, 2012.
 

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