Gerais: Compreensão da condição do paciente oncológico e de seu manejo para o médico generalista.Específicos: 1. Impacto do Câncer na Saúde Pública:2. Biologia do Câncer:3. O Processo de Trabalho em Oncologia:4. Diagnóstico Oncológico:5. Tratamento do Câncer:6. Comunicação no Cenário Oncológico:7. Ética e Profissionalismo no atendimento Oncológico:8. Experiência Clínica na Oncologia ClínicaJustificativa: Os objetivos do curso foram modificados diante das recomendações internacionais sobre o ensino de Oncologia para estudantes de medicina. J Clin Oncol. 2006 Nov 20;24(33):5334; Cancer Council Australia: Ideal oncology curriculum for medical schools. Sydney, Australia, Australian Cancer Society, 1999.
Ensino dos princípios básicos da oncologia clínica através de aulas expositivas sobre os fundamentos da epidemiologia, da fisiopatogênese e do tratamento do câncer. Atividades práticas com pacientes dos ambulatórios e das enfermarias envolvidas na assistência de pacientes oncológicos. Discussão de casos clínicos previamente selecionados que ilustrem as etapas envolvidas no diagnóstico, estadiamento, tratamento, monitoramento da resposta e manejo das principais complicações encontradas na oncologia. Discussão de temas científicos, éticos e legais relevantes a oncologia clínica.
1. Impacto do Câncer na Saúde Pública:a. Epidemiologia e Fatores de Riscob. Prevenção, Rastreamento e Risco Familiar2. Biologia do Câncer:a. Anatomia Funcionalb. Fisiologia e Imunologia no Câncerc. Patologia no Câncerd. Biologia Molecular aplicada a Clínica3. O Processo de Trabalho em Oncologia:a. Rede de Atenção Oncológica do SUSb. Qualidade de Vida, Expectativas, Riscos e Custos do Tratamento c. Medicina Baseada em Evidência em Oncologia: incertezas e manejo de informações4. Diagnóstico Oncológico:a. Sinais, Sintomas e Quadros Clínicosb. Métodos Diagnósticosc. Processo Diagnóstico Racional5. Tratamento do Câncer:a. Princípios Gerais do Tratamento Integradob. Princípios da Cirurgia Oncológicac. Princípios da Radioterapia e Manejo de Reações Adversasd. Princípios do Quimioterapia e Manejo de Reações Adversase. Princípios de Cuidados Paliativosf. Princípios da Medicina Integrativa em Oncologiag. Tratamento de Urgências e Emergências Oncológicash. Seguimento e Recaída Oncológica6. Comunicação no Cenário Oncológico:a. Impacto Biopsicossocial do Câncerb. Comunicação de Má Notíciasc. Educação dos pacientes e suporte à família7. Ética e Profissionalismo no atendimento Oncológico:8. Experiência Clínica na Oncologia Clínicaa. Atendimento de Paciente Oncológicob. Prática do Atendimento Multidisciplinar e Multiprofissionalc. Construir o plano de tratamento de um paciente Justificativa: Os objetivos do curso foram modificados diante das recomendações internacionais sobre o ensino de Oncologia para estudantes de medicina. Neste contexto, o foco da disciplina é permitir a compreensão do câncer e o modo em que um médico generalista pode atuar para o manejo desta doença no cotidiano. J Clin Oncol. 2006 Nov 20;24(33):5334; Cancer Council Australia: Ideal oncology curriculum for medical schools. Sydney, Australia, Australian Cancer Society, 1999.
1. DeVita, Hellman, and Rosenberg's Cancer: Principles & Practice of Oncology. Editores: Vincent T DeVita, Theodore S Lawrence, Steven A Rosenberg, Ronald A DePinho, Robert A Weinberg, 2011.2. Abeloff's Clinical Oncology . Editores: Martin D. Abeloff MD, James O. Armitage MD, John E. Niederhuber MD, e Michael B. Kastan . 4a Edição, 20083. Tratado de Oncologia. Editor: Marcelo Gehm Hoff. Ateneu Editora. 1 Edição, 2013.