Proporcionar conhecimentos em Medicina Nuclear sobre as indicações, aquisição e processamento dosprincipais métodos de neuroimagem funcional e imagem molecular cerebral (SPECT e PET cerebral). Osalunos conhecerão as principais aplicações do SPECT e PET cerebral, bem como os radiofármacos ebiomarcadores, para o diagnóstico de doenças neurológicas e psiquiátricas tais como demência, doençacerebrovascular, epilepsia, doença de Parkinson, dependência química e transtornos psiquiátricos.
A Neuroirnagem Funcional tem contribuído significativamente para o conhecimento de vanguarda sobre osmecanismos neurobiológicos das doenças neurológicas e psiquiátricas, em níveis bioquímicos emoleculares. este campo, as imagens de SPECT e PET cerebral apresentam alta acurácia na avaliaçãoperfusional e metabólica de uma série de processos fisiológicos que podem ser mapeados pelaadministração ao paciente de biomarcadores ligados a radionuclídeos. Estes radiofármacos podem serquantificados e os resultados exibidos visualmente em mapas funcionais do Sistema ervoso Central.Tanto o estudo de ativações cognitivas quanto o efeito de drogas em indivíduos saudáveis podem sermapeados pelo SPECT e PET cerebral, quanto o rol de aplicações clínicas em doenças como a Epilepsia,Doenças Cerebrovasculares e Extrapiramidais, Demências, euro-oncologia e uma série de transtornos dodesenvolvimento e da infância. Dentre os radiofármacos mais utilizados para imagens de SPECT cerebralestão o 99mTc-ECD e o 99mTc-TRODAT-l, os quais fornecem informações sobre a perfusão cerebral esobre a densidade de transportadores pré-sinápticos de dopamina. Já para o PET cerebral, existe umavariedade de radiofármacos de meia vida física curta e que permitem estudarmos desde o metabolismo deglicose (18F-FDG) até a biodistribuição de uma série grande de neurorreceptores, transportadores demembranda, peptídeos e demais proteínas. Considerando que as imagens de SPECT e PET cerebralapresentaram ao longo dos últimos anos um incremento na resolução espacial e nos softwares de pósprocessamento,adicionado ao surgimento de novos equipamentos híbridos como o SPECT/CT, PET/CT ePET/MRI, estas metodologias de imagem passaram a compor a rotina de avaliação de pacientes comdiferentes distúrbios neurológicos e Psiquiátricos. Neste contexto, os conhecimentos gerados pela medicinanuclear e imagem molecular configuram-se em um importante campo de ensino de graduação na áreamédica.
- Conceitos básicos de SPECT e PET cerebral.- Conceitos básicos de Radiofarmácia e Imagem Molecular.- Anatomia seccional ao SPECT e PET cerebral.- SPECT e PET nas Doenças Cerebrovasculares- SPECT e PET em Epilepsia- SPECT e PET nas Demências- SPECT e PET nos Distúrbios Extrapiramidais e Pós-Traumáticos- SPECT e PET nas Doenças Neuroinflamatórias- SPECT e PET nas Doenças Psiquiátricas- SPECT e PET nas Dependências Químicas- SPECT e PET nos Distúrbios Pediátricos e do Desenvolvimento- SPECT e PET em Neuro-Oncologia- SPECT e PET no Desenvolvimento de Novas Drogas.
- Ziessman, O'Malley & Thrall. Nuclear Medicine: The Requisites, 3rd Edition. Mosby, 2006.- Van Heertum, Tikofsky & Ichise. Functional Cerebral SPECT and PET Imaging. LippincottWilliams & Wilkins Publishers. 576p, 4th Edition, 2009.- Andreas Otte et al. Dierckx. Nuclear Medicine in Psychiatry. Springer. 561p, 2004.- Andrei I. Holodny. Functional Neuroimaging. A Clinical Approach. Informa Healthcare, 2009.