Proporcionar aos alunos conhecimentos da formação de imagens e noções de interpretação dos exames de diagnóstico por imagem, com ênfase no diagnóstico do sistema músculo-esquelético, na neuroimagem e no diagnóstico do aparelho cardio-respiratório.
A disciplina visa proporcionar ao aluno noções básicas de diagnóstico por imagens nos diferentes métodos: radiologia convencional, tomografia computadorizada, ultra-sonografia e ressonância magnética. As limitações e vantagens de cada método de diagnóstico por imagem serão discutidas. Serão estudadas as bases anatômicas para a interpretação dos exames de imagem com ênfase nas patologias mais frequentes da prática clínica do fisioterapeuta. O curso estimula o contato interdisciplinar e introduz para o aluno de fisioterapia a terminologia comumente utilizada nos relatórios de radiologia.
- Conceitos básicos de formação da imagem em ressonância magnética (RM).- Conceitos básicos de formação da imagem em ultra-sonografia (US).- Conceitos básicos de formação da imagem em tomografia computadorizada (TC).- Revisão de anatomia das articulações, da coluna vertebral, sistema nervoso central, cardio-respiratório.- Noções de diagnóstico por imagem das patologias mais frequentes do joelho, do ombro, da coluna vertebral e das lesões musculares no esporte.- Noções de diagnóstico por imagem das patologias mais frequentes do sistema nervoso central, com ênfase no trauma, doença cerebrovascular e demências.- Noções de diagnóstico por imagem nas alterações cardiovasculares mais frequentes e nas pneumopatias de interesse clínico.
1. Terry R Yochum and Lindsay Rowe. Essentials of skeletal radiology. Willians and Wilkins.2. David Sutton. Radiologia e imaginologia para estudantes de medicina. Manole. 7ª edição.3. Antonio Carlos dos Santos, David de Araújo Junior e Marcello H. Nogueira-Barbosa. Diagnóstico por imagem para o fisioterapeuta. In press pela editora Guanabara-Koogan.