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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3320 - Estágio em Atenção à Comunidade I
Primary Health Care Stage I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 75 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa integrar a teoria à prática em cenários reais, possibilitando ao aluno o início das práticas de promoção à saúde e de prevenção dos distúrbios da comunicação e das funções orofaciais. A partir de um contato precoce com a comunidade, o aluno será capaz de compreender as características da população e do seu território de abrangência, bem como ter conhecimento dos serviços de saúde e dos equipamentos sociais da área; ampliar seu conhecimento sobre: saúde, determinantes sociais da saúde-doença, promoção à saúde, prevenção, educação em saúde, papel do fonoaudiólogo na escola e leis de diretrizes e bases da educação do Brasil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4910677 - Gislaine Aparecida Folha
3452786 - Luciana Vitaliano Voi Trawitzki
1411247 - Patricia Pupin Mandra
 
Programa Resumido
•	Níveis de atenção à saúde
• Território e Territorialização
• Noções de epidemiologia, fatores de risco e proteção à saúde
• Promoção à saúde x prevenção
• Visita Domiciliar
• Fonoaudiologia Educacional
• Leis de Diretrizes e Bases da Educação
 
 
 
Programa
•	Níveis de atenção à saúde
• A saúde pública no Brasil e no mundo
• Leis orgânicas 8080/90 e 8142/90
• Conferências Nacionais em Saúde (8ª Conferencia)
• Relatório Lalonde e cartas de promoção da saúde.
• Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família Território e Territorialização
• Noções de epidemiologia, fatores de risco e proteção à saúde
• Visita Domiciliar
• Promoção à saúde x prevenção
• Fonoaudiologia e Políticas de Saúde Pública
• Fonoaudiologia Educacional
• Leis de Diretrizes e Bases da Educação
• A interdisciplinaridade na saúde e na educação
• Educação em saúde a diferentes grupos etários
• Detecção precoce dos distúrbios da comunicação (fala, voz, linguagem, audição, leitura, escrita) e das funções orofaciais (sucção, mastigação, deglutição, respiração).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desempenho do aluno em discussão de textos, seminários, na atuação em Unidade de Atenção Básica, em supervisão e discussão dos casos atendidos e nos relatórios, conforme as regras regulamentadas pelas Normas dos Estágios Clínicos Curriculares.
Critério
Média igual ou superior a 5,0 da soma das avaliações.
Norma de Recuperação
Por se tratar de disciplina que envolve atendimento clínico a pacientes sob supervisão docente e considerando o contínuo processo de avaliação da aprendizagem, a disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
- ANDRADE, C.R.F. Fonoaudiologia Preventiva: Teoria e Vocabulário Técnico-Científico, Sao Paulo, Lovise, 1996.
ASSOCIAÇÃO Paulista de Medicina. Por dentro do SUS. São Paulo: Atheneu, 2007.163p.
- BRASIL. Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS). Relatório Final. As causas sociais das iniquidades em saúde no Brasil. Brasília, 2008.
- CALDANA, M.L.; FELÍCIO, C.M. Caracterização das condições e fatores de riscos para a comunicação em uma creche da cidade de Ribeirão Preto. In: Marchesam, I.Q.; Zorzi, J.L. (orgs.) Tópicos em Fonoaudiologia, Rio de Janeiro: Revinter, p.167-173, 2003.
- CHUN, R.Y.S. Promoção da saúde e as práticas em fonoaudiologia. In: FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, cap 41, p.538-544, 2004.
- DEGAN, V.V.; BONI, R.C. Hábitos de sucção: Chupeta e Mamadeira. São José dos Campos: Pulso, 2004.
- GIROTO, C.R.M. Perspectivas atuais da fonoaudiologia na escola. São Paulo: Plexus, 2002.
- LAPREGA, M.R. Processo saúde-doença e níveis de prevenção. In: Franco LJ, Passos ADC. Fundamentos de Epidemiologia. São Paulo: Manole; 2005. p. 1.
- LESSA, F. Fonoaudiologia e Epidemiologia. In: FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, cap 40, p.527-537, 2004.
- OPAS, Ministério da Saúde. A Política de Regulação no Brasil. Série técnica: Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde. Brasília, 2006.
- VIEIRA, R. M.; VIEIRA, M.M.; AVILA, C. R.; PEREIRA L.D. Fonoaudiologia e a Saúde Pública. Carapicuíba, Pró-Fono, 1995.

Bibliografia complementar:
- CONSELHO Regional de Fonoaudiologia 2ª região. Fonoaudiologia na Educação: políticas públicas e atuação do fonoaudiólogo. São Paulo, 2010.
- BASTOS JRM, SALES-PERES SHC, CALDANA ML. Educação em Saúde com enfoques em Odontologia e em Fonoaudiologia. São Paulo: Ed. Santos, 2007.
- JORGE TM, org. A Fada da Chupeta e outras histórias: os hábitos orais no mundo da imaginação. Ribeirão Preto: Booktoy, 2014.
 

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