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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0576 - Veículos Aéreos Autônomos
Autonomous Aerial Vehicles

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Para o processo final de aprendizagem do aluno na disciplina é esperado um conjunto de Competências específicas (C), desdobrado em um conjunto de Habilidades (H) de aprendizagem final destacados a seguir:
C1: Compreender e diferenciar as diferentes configurações de veículos aéreos autônomos;
C2: Ter noções básicas de Sistemas de Visão Computacional embarcados em veículos aéreos autônomos;
C3: Compreender quais são o sensores embarcados e suas funções no controle de voo de veículos aéreos autônomos;
C4: Compreender quais são as características essenciais dos hardwares e sistemas operacionais embarcados em veículos aéreos autônomos;
C5: Ter noções básicas de sistemas de auto-localização, de fusão sensorial, de navegação, de
planejamento de trajetórias e de desvio de obstáculos empregados em voo de veículos aéreos autônomos;
C6: Compreender os aspectos legais e éticos envolvidos no uso de veículos aéreos autônomos.
H1: Ser capaz de modelar, analizar e compreender diferentes configurações de veículos aéreos
autônomos;
H2: Utilizar os conhecimentos multidisciplinares que envolvem conceitos de mecânica, eletrônica e computação para sintetizar ou selecionar técnicas de controle, de navegação, de planejamento de trajetória e de desvio de obstáculos básicas e avançadas em veículos aéreos autônomos, que sejam adequadas para uma aplicação em engenharia;
H3: Ser capaz de modelar e simular diferentes técnicas de controle, de navegação, de planejamento de trajetória e de desvio de obstáculos básicas e avançadas básicas e avançadas para veículos aéreos autônomos;
H4: Desenvolver um projeto de engenharia de natureza interdisciplinar que empregue veículos aéreos autônomos, em parceria com grupos de pesquisa, tanto pesquisadores e docentes de Universidades, quanto órgãos da sociedade civil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1649833 - Marcelo Becker
 
Programa Resumido
Introdução, Histórico, Configurações, Sistemas de Visão Computacional, Sistemas Embarcados de Sensoriamento e de Processamento, Sistemas Operacionais, Sistemas de Navegação: Planejamento de Trajetórias e Desvio de Obstáculos, Sistemas de Auto-localização, Fusão Sensorial, Sistemas de Controle, Aspectos Éticos e Legais.
 
 
 
Programa
. Introdução e Histórico de Veículos Aéreos Autônomos.
. Configurações de Veículos Aéreos Autônomos: Asa Fixa, Asa Rotativa, Blimps, etc.
. Noções Básicas de Visão Computacional.
. Sistemas Embarcados de Sensoriamento e de Processamento.
. Sistemas Operacionais.
. Sistemas de Auto-localização.
. Fusão Sensorial.
. Sistemas de Navegação: Planejamento de Trajetórias e Desvio de Obstáculos.
. Sistemas de Controle.
. Aspectos Éticos e Legais sobre Veículos Autônomos.
. Seminários e estudo de casos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Aulas práticas em Laboratório Didático e em Sala de Informática, elaboração de relatórios e listas de exercícios, desenvolvimento de projeto em grupos e provas. Palestras externas; visita técnica complementar e entrevistas com profissionais e pesquisadores. Avaliação: Provas, relatórios e trabalhos em grupo.
Critério
Média ponderada maior ou igual a 5,0 (cinco) das notas obtidas em provas, relatórios e trabalhos em grupo.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Drones and Ummanned Aerial Systems / Zavrsnik, A. (Ed) (2016).
Mulotiple Heterogeneous Ummanned Aerial Vehiccles / Ollero, A. (Ed.), Maza, I. (Ed) (2007).
Introduction to autonomous mobile robots / Roland Siegwarte, Illah R. Nourbakhsh, and Davide Scaramuzza., 2nd edition, Cambridge, Mass.: MIT Press, c2011.
Springer Handbook of Ummanned Aerial Vehicles / Editors: Valavanis, K., Vachtsevanos, George J. (Eds.), 2015.

Complementar
Theory and Applications for Control of Aerial Robots in Physical Interaction Through Tethers,
Marco Tognon and Antonio Franchi, Springer Tracts in Advanced Robotics, ISSN 1610-7438,
2020.
 

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