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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Nutrição e Produção Animal
 
Disciplina: VNP0244 - Zooterapia na Medicina Veterinária
Zootherapy in Veterinary Medicine

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2004 Desativação:

Objetivos
Desenvolver nos alunos a consciência crítica à respeito dos modos de atuação do Médico Veterinário quando a possibilidade da interação homem-animal e da utilização dos animais como co-educadores e co-terapeutas, fornecendo subsídios e conhecimentos fundamentais sobre as diferentes formas de interação homem-animal, preparando-os para atuação em equipes multidisciplinares, ampliando a importância de seu papel social e formador dentro da sociedade contemporânea.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
83636 - Maria de Fatima Martins
 
Programa Resumido
O objetivo da disciplina é oferecer aos alunos do curso de Medicina Veterinária conhecimento e prática sobre as atividades mediadas por animais em ambientes escolares, hospitalares e de abrigo, capacitando-os a interagir com os animais e com as crianças, idosos e portadores de necessidades especiais, de forma ética e socializadora, oportunizando novas áreas de trabalho para Médicos Veterinários, levando em consideração que o Brasil ainda não possui diretrizes para implantação de programas educacionais e de terapia com animais.
 
 
 
Programa
Curso Teórico· O exercício e a atuação do médico veterinário com animais com a finalidade terapêutica e educacional;· Relação entre o Médico Veterinário e a População a ser trabalhada (crianças x adultos x idosos);· Relação entre o Médico Veterinário e as Instituições participantes (escolas, hospitais, casas de repouso, asilos);· Posse responsável e suas implicações sociais;· Zooterapia e seu papel na educação do ensino fundamental e médio;· Zooterapia e seu papel nos diferentes distúrbios (genéticos, psicológicos, locomotores, etc.);· Os benefícios surgidos da Interação homem-animal;· Ética e respeito a todas as formas de vida no trato com animais e o ser humanoCurso PráticoO ensino prático da disciplina será ministrado dentro do Projeto Educacional "Utilização de Pequenas Criações (Escargots) na Terapia e no Processo Educacional", completando sempre que possível com visitas às escolas, hospitais, casas de repouso e centros de capacitação com crianças com necessidades especiais, (APAE, AMA, GAP, etc.).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Teóricas: palestras (interações com outros profissionais, tais como: psicólogos, pedagogos, filósofos, enfermeiros, médicos, advogados.) Aulas práticas: em escolas e instituições participantes do projeto educacional Dr. Escargot.
Critério
Avaliação didática, participação nas atividades e qualidade dos seminários e painéis desenvolvidos.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de duas provas, cuja natureza ficará a cargo de cada disciplina a serem realizadas, até uma semana antes do término do período de retificação de matrículas (estabelecido pelo calendário USP).A média da avaliação final entrará no computo da recuperação, sendo:Média = média da avaliação final + média da recuperação ¸ 2
 
Bibliografia
     
BECK, A.M. (eds)1998. New perspectives on our lives with companion animals .Philadelphia, University of Pensylavania Press,p.303-17.BLACKSHAW, J.K.1996. Developments in the study of human - animal relationships. Applied Animal Behaviour Science. n.47, p. 1-6.BRODIE, J. S. & BILEY, F.C.1999. An exploration of the potential benefits of pet- facilited therapy. Journal of clinical nusing. n. 8, p. 329-337. FRIEDMANN, E.; KATCHER,A.H., EATON, M.1999. Pet status ownership and psychological. University of Minnesota Center to study human - animal relationships and enviroments, p. 300-308. FUCHS, H. 1987. O animal em casa: Um estudo no sentido de des-velar o significado psicológico do animal de estimação. Tese de Doutorado.420p.GRANTSKOG, S.K.2001. People and Pets, The Perfect Combination. Journal of the American Veterinary Medical Association. n.1, p. 218.LEVINSON, B.M.2001.The dog as co therapist. Ment Hygs. n.476, v. 46, p. 59-65. MARTINS, M.F. Projeto Dr. Escargot: "Utilização de Pequenas Criações na Terapia e no Processo Educacional". 1º Relatório de Atividades - FAPESP - 2001.MARTINS, M.F. Projeto Dr. Escargot: "Utilização de Pequenas Criações na Terapia e no Processo Educacional". 2º Relatório de Atividades - FAPESP - 2002.MARTINS, M.F. Escargots como facilitador do aprendizado. Disponível em: SILVEIRA, V.R.1997. O processo educativo nos programas de saúde animal. Estágio curricular supervisionado, 78 p.STALLWOOD, K. W. 2002. Speaking out for animals. Published by Lantern Books.
 

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