Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Nutrição e Produção Animal
 
Disciplina: VNP3104 - Produção de Equinos
Equine Science

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno para a implantação e avaliação de sistemas de produção no que diz respeito aos aspectos de criação, visando maior produtividade de equídeos, oferecendo-lhes subsídios para o exercício adequado de sua profissão. Proporcionar amplo entendimento dos princípios biológicos e desenvolver a capacidade de incorporar o uso destes princípios para a indústria do cavalo. Uma compreensão de princípios de negócios/econômico e sua aplicação às empresas de equídeos. Capacidade de avaliar criticamente questões indústria equina e propor a resolução de problemas e habilidades de liderança que melhoram o sucesso profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94103 - Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso
 
Programa Resumido
Proporcionar amplo entendimento dos princípios biológicos e desenvolver a capacidade de incorporar o uso destes princípios para a indústria do cavalo.
 
 
 
Programa
- Introdução a Equideocultura - Classificação zoológica, origem e domesticação. - População e importância econômica para o Brasil e demais países - Caracterização racial - Introdução ao estudo do exterior do cavalo - Andamentos dos equinos - Podologia equina - Escolha de raças e reprodutores - Implantação de um haras - Instalações e equipamentos de um haras - Manejo reprodutivo - Manejo nutricional - Manejo sanitário - Cuidados com os potros recém-nascidos - Manejo de potros do nascimento à doma - Escrituração zootécnica de equinos - Avaliação econômica de sistemas de produção de equinos - Utilização do cavalo no esporte - Criação de jumentos e muares
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, práticas, seminários, debates e desenvolvimento de projetos.
Critério
Provas escritas, desempenho nas aulas práticas, provas práticas, e relatórios.
Norma de Recuperação
Prova escrita para composição de média com a nota obtida na avaliação durante o semestre letivo.
 
Bibliografia
     
BECK, S.L. Equinos, Raças, Manejo, Equitação. São Paulo. Editora dos Criadores, 1985. BUIDE, R. Manejo de Haras. Problemas y Soluciones. Editorial Hemisfério Sur S.A, Buenos Aires, Argentina, 1986. CAMARGO, M.X. & CHIEFFI, A. Ezoognósia. Instituto de Zootecnia, São Paulo, SP, 1971. CARVALHO, R.T.L. ; HADDAD, C.M. Pastagens e Alimentação de Equinos. Piracicaba, FEALQ, 1987. CHIEFFI, A. Os Muares: sua importância e sua criação. São Paulo, Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, 1947. MEYER, H. Alimentação de Eqüinos, Livraria Varella, São Paulo, 1995. LEWIS, L.D. alimentação e cuidados do cavalo. São Paulo, Roca, 1985. TORRES, A.P. & JARDIM, W.R. Criação do cavalo e outros equinos, Livraria Nobel S.A. São Paulo, SP. 1981.
 

Clique para consultar os requisitos para VNP3104

Clique para consultar o oferecimento para VNP3104

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP