Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0213 - Atividade Curricular em Comunidade
Voluntary Community Work

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Intensificar o contato da universidade com a sociedade, contribuindo para o cumprimento do seu compromisso social. Fortalecer a indissociabilidade entre as funções essenciais da universidade. Contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação e das atividades de pesquisa e de extensão. Promover maior aproximação entre os currículos e a vida concreta da sociedade. Contribuir para a formação ética do profissional. Estimular a problematização como atitude de interação com a realidade. Propiciar a descoberta de novos objetos de investigação em contextos externos ao meio acadêmico. Ensejar a experimentação de alternativas metodológicas trabalho comunitário e de ensino. Favorecer o desenvolvimento de uma atitude tanto questionadora como proativa diante dos desafios e limites impostos pela nossa realidade social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
91288 - Carlos Eduardo Ferreira
 
Programa Resumido
O aluno deverá procurar um docente do Departamento para ser seu supervisor. Ao supervisor cabe acompanhar o desenvolvimento do trabalho durante o semestre. Para a realização da Atividade Curricular em Comunidade poderão ser utilizados espaços disponíveis nas próprias comunidades (escolas, associações, postos de saúde, Centros Sociais Urbanos, clubes e outros) ou espaços da própria Universidade (em turnos ou horários em que esses espaços estejam ociosos).
 
 
 
Programa
Passamos a descrever algumas das possíveis atividades que podem ser desenvolvidas nesta disciplina. Desenvolver atividades pedagógicas de intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e a população: ministrar cursos, fazer ou promover conferências, palestras, ciclos de estudos, debates, oficinas, seminários, exposições, concertos, recitais, espetáculos, mostras, feiras, campanhas, formação ou promoção de grupos artísticos, etc. Promover meios de conhecimento de realidades específicas, elaborando, cooperativamente, levantamentos, pesquisas de campo, diagnósticos, projetos e colaborando no encaminhamento de soluções de problemas. Vivenciar práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de demandas da população. Acompanhar, apoiar e assessorar projetos comunitários em desenvolvimento. Desenvolver atividades artísticas ou de resgate da memória cultural em comunidades. Agregar aspectos qualitativos de interesse ou de necessidade da população nas ações promovidas pelo poder público ou por organizações da sociedade civil. Os resultados desta atividade do aluno deverão ser apresentado em um relatório e em uma seção de posters.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aluno será avaliado continuamente durante o semestre, tendo em vista as atividades apresentadas ao seu supervisor. Sua nota final será uma média ponderada utilizando as notas destas atividades e também uma análise do comprometimento do aluno.
Critério
O aluno será avaliado continuamente durante o semestre, tendo em vista as atividades apresentadas ao seu supervisor. Sua nota final será uma média ponderada utilizando as notas destas atividades e também uma análise do comprometimento do aluno.
Norma de Recuperação
Norma de Recuperação:Média ponderada da nota final e de atividades de recuperação.
 
Bibliografia
     
ACC - Atividade Curricular em Comunidade, [Online; acessado em 21-janeiro-2014], URL: http://www.acc.ufba.br/oquee/ .
 

Clique para consultar os requisitos para MAC0213

Clique para consultar o oferecimento para MAC0213

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP