Introduzir fundamentos de Interação Humano Computador (IHC) e experiência prática com o processo de projeto de sistemas interativos, cobrindo aspectos de design, prototipação e avaliação de interfaces.
Introdução à área de IHC e princípios de usabilidade e experiência do usuário. Fatores Humanos. Design Centrado no Usuário. Ciclo de design, conceituação, prototipação e avaliação de interfaces. Usabilidade e Experiência do Usuário.
1) Evolução da área de IHC, introdução de conceitos como usabilidade e experiência do usuário; 2) Paradigmas de interação; 3) Modelos de IHC (GOMS, lei de Fitts); 4) Fatores humanos a serem considerados no design de interação, como cognição, atenção, percepção e memória; 5) Design centrado no usuário, design participativo e paralelo; 6) Ciclo de design, descoberta de necessidades do usuário, projeto de interfaces, desenvolvimento de protótipos de baixo e alto nível, avaliação de interfaces.
Bibliografia básica ● C.H. Morimoto. Princípios de Interpretação Humano Computador. Publicação do Departamento de Ciência da Computação, IME-USP, 2023. Disponível em https://www.ime.usp.br/~hitoshi/ihc/ ● J. Preece, Y. Rogers, H. Sharp. "Design de interação além da interação homem-computador". Bookman, 2013. ● The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed. Disponível em https://www.interaction-design.org/literature. Bibliografia complementar ● D. Benyon, Interação Humano-Computador, 2a Edição, Pearson, 2011. ● K. Asai. "Human Computer Interaction: New Developments". InTech, 2008. ● S. Pinter. "Advances in Human Computer Interaction". InTech, 2008.