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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0622 - Biologia III
Biology III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 14/07/2024

Objetivos
Permitir que os alunos adquiram conhecimentos gerais sobre Biologia Vegetal e Ecologia. Prepará-los para que possam estabelecer parâmetros que os possibilitem extrair deste aprendizado um conteúdo adequado para o ensino de Ciências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917761 - Ana Paula Ulian de Araujo
 
Programa Resumido
Sistemática, Morfologia e Fisiologia Vegetal; Ecologia.
 
 
 
Programa
Em cada tópico a ser estudado, o aspecto histórico será abordado, de acordo com sua relevância dentro do desenvolvimento histórico da Biologia.
Aspectos Gerais sobre Sistemática e Morfologia Vegetal: 
- Introdução à Botânica
- Protistas fotossintéticos e Briófitas
- Plantas Vasculares sem sementes (Pteridófitas)
- Gimnospermas
- Angiospermas
- Células e tecidos vegetais
- Estrutura da raiz, caule e folha
- Estrutura da flor, fruto e semente; mecanismos de dispersão
Aspectos gerais sobre fisiologia vegetal:
- hormônios vegetais 
- fatores externos ao crescimento dos vegetais (tropismos, fotoperiodismo, movimentos násticos, dormência)
- absorção e condução de água e solutos
- fotossíntese
Ecologia:
- populações e comunidades
- relações dos seres vivos; sucessão 
- ecologia energética; cadeias e teias alimentares
- poluição e análise dos problemas ecológicos na biosfera
- regiões fitogeográficas brasileiras

Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares envolvendo: 
- 10h: Relacionar os conteúdos tratados em Biologia III (Biologia Vegetal e Ecologia) com os conteúdos previstos no currículo de Ciências da Natureza da Educação Básica;
- 10h: Análise crítica e discussão da utilização de ambientes externos (jardins, praças, parques, etc) como suporte aos conteúdos de Biologia Vegetal e Ecologia, dirigidos para o ensino de Ciências da Natureza da Educação Básica;
- 10h: Elaboração de plano de aula para Ciências da Natureza das séries finais do ensino fundamental que contemple os conteúdos tratados em Biologia III.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova escrita.
Prova prática.
Relatórios de aulas práticas.
Critério
Os pesos atribuídos a cada instrumento de avaliação serão definidos no início das aulas.
Norma de Recuperação
Uma prova obrigatória + trabalho (opcional), a critério do docente.
Critério de aprovação: Média + Nota de Recuperação = média aritmética igual ou superior a 5,0.
Época de realização da recuperação: até uma semana antes da data máxima para cadastro das notas no Sistema Júpiterweb, conforme o Calendário Escolar USP.
 
Bibliografia
     
GUIZZO, J. (Ed.). Plantas - Série Atlas Visuais. 3. ed. São Paulo: Ática, 1994.
OLIVEIRA, E. C. Introdução à Biologia Vegetal. São Paulo: Edusp, 1996.
PINTO-COELHO, R. M. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.152 p.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
 

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