Oferecer os fundamentos pedagógicos e computacionais para o desenvolvimento sistemas educacionais avançados. Espera-se que o aluno obtenha conhecimentos sobre como as diversas áreas da computação contribuem para resolver problemas educacionais (e.g. geração de conteúdo, tutoria inteligentes e avaliação automática) e como a área da educação pode favorecer o avanço da pesquisa e desenvolvimento na área de computação (e.g. novos algoritmos, melhores interfaces e técnicas de interação humano-computador, etc). Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de mapear e implementar aspectos instrucionais e pedagógocos em sistemas computacionais. O aluno também será capaz de analisar e desenvolver sistemas educacionais e objetos de aprendizagem utilizando o estado da arte da tecnologia vigente para diferentes domínios do conhecimento (e.g. matemática, português ou computação). Espera-se também que o aluno trabalhe as habilidades de especificar, prototipar, analisar, projetar, implementar, testar e avaliar sistemas educacionais avançados em situações reais de uso. O aluno também deve ser capaz de realizar pesquisas científicas dentro desta temática.
.
Fundamentos básicos sobre teorias instrucionais, educacionais e da aprendizagem humana. Engenharia de Software Educacional (métodos e processos para desenvolvimento de sistemas educacionais, linhas de produto para autoria de conteúdo, etc). Educação a Distância. Aprendizagem Colaborativas com Suporte Educacional (CSCL). Objetos de aprendizagem. Desenvolvimento de jogos educacionais. Aprendizagem móvel (mlearning) e ubíqua. Usabilidade e IHC para sistemas educacionais. Mineração de dados educacionais. Sistemas tutores inteligentes. Inteligência Artificial na Educação. Web Social e Web Semântica (e.g. ontologias) na Educação. Computação efetiva em sistemas educacionais. Tecnologia e empreendedorismo social. Metodologia de pesquisa científica para o planejamento, implementação e validação (definição de experimentos e análise de dados) de software educacional.
Livro-texto:Tchounikine, P. Computer Science and Educational Software Design: A Resource for Multidisciplinary Work in Technology Enhanced Learning, Springer, 2011 ISBN-13: 978-3642200021Devedžic, V. Semantic Web and Education, Elsevier, 2006 ISBN 978-0-387-35416-3Barbosa, E. F. ; Maldonado, J. C. . Towards the establishment of IMA-CID: An integrated modeling approach for developing educational modules. Journal of the Brazilian Computer Society, v. 17, p. 207-239, 2011.Bibliografia Complementar:Pimentel, M. & Fuks, H. Sistemas Colaborativos, Elsevier, 2011 ISBN-13: 978-85-352-4669-8Romiszowski, A. J. Designing Instructional Systems. Routledge, 1984 ISBN-13: 978-0893971816Woolf, B. Building intelligent interactive tutors. Morgan Kauffman, 2008. ISBN-13: 978-0123735942Nkambou, R., Mizoguchi, R., Bourdeau, J. Advances in Intelligent Tutoring Systems. Springer, 2010 ISBN 978-3-642-14362-5